Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

24 records were found.

- Naturalidade: Guimarães - Filiação: Manuel Mendes de Matos e Custódia Francisca Vieira. - Cargo: capelão da Capela Real de Queluz Testamento registado no livro 2 do Registo dos testamentos, da Administração do Concelho de Belas. Contém o termo de abertura do testamento, feito em Belas.
Cônjuge: Catarina Nunes, falecida. Processo que correu por Santarém.
Cônjuge: Bernarda Teotónia do Nascimento, tutora dos filhos. O processo correu pelo Juízo dos Órfãos da cidade de Lisboa, Repartição de Alfama. Promotor dos órfãos: José Joaquim Nunes de Oliveira.
Objeto da ação: Herança do pai. Filiação: Manuel da Cruz Costa e a sua concubina uma escrava chamada Maria.
Cônjuge: Joaquina Maria Lourença, mãe de Manuel da Silva. Processo que correu pelo Juízo dos Órfãos, escrivão José Ribeiro da Costa.
Morada: Lisboa Inquirição enviada do Juízo de Leiria para o Juízo da Ouvidoria da Alfândega.
Refere o que ainda deve. Encomenda baeta cor de pinhão e serafina da mesma cor. Espera pagar pelo São João as compras que fez desde o Natal. Refer ter mais papel do que dinheiro metálico.
Morada: Ervideiras de Baixo, freguesia de São Pedro de Beberriqueira, Tomar. Processo que correu pelo Auditório Eclesiástico.
Objeto da ação: Herança do irmão Manuel José da Silva Guimarães, falecido no Pará (Brasil). Escrivão ajudante: João Francisco da Trindade. Escrivão proprietário: Francisco da Silva Braga, cavaleiro professo da Ordem de Cristo.
Carta enviada pela Correição Cível da cidad de Lisboa às justiças da vila de Mafra. No canto superior esquerdo tem a sigla B.J.L. Escrivão José Henriques da Silva.
Inventariante: Luís Francisco, filho de José de Almeida e Maria Antónia. Escrivão: Alexandre Correia da Silva, escrivão de um dos ofícios dos Órfãos da cidade de Lisboa, Repartição do Termo
Objeto da ação: Devassa por agressão física. O réu é acusado de dar bofetadas. Não indica o nome da vítima. Réu/Alcunha: o "gorgulho". Carcereiro: José Joaquim que assina de cruz. Processo correu pelo Juízo de Beja, escrivão Manuel António de Aguilar.
Processo que correu pela Correição Crime do Bairro do Castelo. Réu/Estado civil: Solteiro Réu/Idade: 24 anos Réu/Cargo: clérigo in minoribus O sumário correu em Braga. O réu foi enviado de Braga para o Porto e daqui para Lisboa. "Veio na leva de Braga" "Veio na leva do Porto". Escrivão Miguel de Vasconcelos.
Profissão: escrivão do Juízo dos Órfãos. Audiência feita pelo desembargador Ferrão. Informação rubricada por Sousa. Refere causa de comissão em que são partes José Vitorino Holbeche e réu Manuel dos Santos Rama.
Profissão: escrivão do Juízo dos Órfãos. Audiência feita pelo desembargador Ferrão. Informação rubricada por Sousa. Refere causa de despejo em que são partes a Condessa de Soure, D. Mariana Delfina José de Melo contra Gabriel Narciso Eminente.
Objeto da ação: Contrato amigável de partilhas que os autores querem anular. Escritura celebrada a 26 de Abril de 1827 Processo que correu pela Correição Cível da cidade de Lisboa, escrivão José Luís Matias. Passou depois para a quarta vara, escrivão Policarpo José da Silva Pessoa.
Profissão: escrivão do Juízo dos Órfãos. Audiência feita pelo desembargador Lencastre. Informação rubricada por Sousa. Refere uma causa entre José Vitorino Holbeche contra o capitão Manuel dos Santos Rama. Pretende-se assinar termo de desistência.
Réu/Residência: Camarate. Contém: - carta de sobresentença e arrematação passada por D. Filipe III no qual contende com o Duque de Ermosa, D. Carlos de Aragão. Ligada a esta carta encontram-se petições de Feliciana da Costa mulher de Marcos de Azevedo em que contende com Agostinho Moreira por causa de umas propriedades, de seu marido pelo mesmo motivo. Cartas de venda e aforamento de bens entre Feliciana da Costa e António Gonçalves, o "camarão", moedeiro da Casa da Moeda, morador em Camarate.