Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

10 records were found.

A ação prende-se com dívida de 2.64.477 réis do frete e descarga de cento e doze sacas de arroz e vinte de algodão vindas do Maranhão (Brasil) no navio " Triunfo da Inveja".
Autor: - Profissão: capitão do bergantim "Thetiz". A ação prende-se com protesto de avaria grossa e ordinária devido ao mau tempo. A embarcação teve de arribar a Pernambuco (Brasil) e Lisboa, na viagem do Rio de Janeiro para Viana do Castelo com carga de vários géneros "perfeitamente estanque de quilha costado e coberta bem aparelhado provido de todo o necessário com bastantes sobresselentes e seguindo o comboio do brigue da Marinha Real de Sua Alteza denominado Vingança". Da carga constava arroz, açúcar, café, aguardente, couros, atanados, anil, melado, farinha, tabuado, tábuas grossas, tabuado canela, tabuado tapinhoã e vinhático.
Autor: - Profissão: capitão do navio "Conde de Peniche". A ação prende-se com o apresamento do navio por corsários ingleses e espanhóis quando vinha do porto de La Guaira (Venezuela) para Lisboa com carga de cacau. O navio foi levado para o porto de Plymouth (Reino Unido) pela embarcação de guerra inglesa "Scorpion".
Autor: - Profissão: sobrecarga e comissário dos fretadores da polaca "Imaculada Conceição e São Vicente Ferrer", de bandeira inglesa. A ação prende-se com o desrespeito pelo estabelecido no contrato de fretamento para a viagem ao porto de Messina.
Autor: - Profissão: mestre da escuna "Dois Corações". A ação prende-se com a avaria que a embarcação sofreu quando vinha do Maranhão (Brasil) para Lisboa, devido ao mau tempo.
Autor: - Profissão: capitão do bergantim "Santo António, Firme". A ação prende-se com protesto de arribada forçada ao porto de Lisboa por não poder concluir sua viagem do Rio de Janeiro (Brasil) até à cidade do Porto por esta cidade se encontrar tomada pelas topas francesas. Quando estava a aproximar-se da barra da dita cidade foi intercetado por um brigue de guerra inglês que o fez voltar para trás.
Autor: - Profissão: capitão do bergantim "Desengano". A ação prende-se com protesto de avaria na embarcação quando ia da ilha de São Miguel (Açores) para o Porto com carga de milho. Teve de arribar a Lisboa. Por falta de aguada e lenha para cozinhar foi impossível dar mais que duas refeições por dia à equipagem do bergantim.
Autor: - Profissão: capitão da galera "Minerva". A ação prende-se com protesto de avaria na embarcação provocada por mau tempo, quando vinha de São Petersburgo com carga de linho, cânhamo, lonas, brins, ferro, sebo em velas, óleo de linhaça e cordagem.
A ação prende-se com dívida no valor de157.471 réis do frete de vinte e uma sacas de algodão vindas de Pernambuco (Brasil) na galera "Águia do Douro". Apensos: 1, solto ( 1 f.).
Autores: - Profissão: marinheiros da fragata "Pérola" de que é dono José Alves Branco e mestre José Leandro da Silva. A ação prende-se com dívida de soldadas vencidas ao serviço da fragata "10.000 por mês [...] mais 480 réis em todo o tempo que durasse a crena"