Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

33 records were found.

Estes livros, também conhecidos como livros dos avisos e decretos, do registo dos decretos de Sua Magestade e avisos, ou registo dos alvarás, avisos, cartas, decretos, despachos do Conselho da Fazenda, provisões, provimentos e requerimentos das partes, serviram para neles serem trasladados, sob a forma de registo geral, os mencionados diplomas, termos e demais papéis tendentes ao serviço da Casa da Índia e à arrecadação da fazenda real.
Estes livros serviram para neles ser feito o registo das provisões régias, passadas pela Junta do Comércio, pelas quais são isentos do pagamento de direitos de entrada na alfândega os géneros destinados às fábricas reais. Cada registo contém a menção do nome dos fabricantes, que na Alfândega da Casa da Índia se encontra determinada mercadoria, qual a quantidade, proveniência e a que se destina, identificação e localização da fábrica, confirmação da isenção de direitos de entrada, e finalmente, a identificação do responsável pelo registo. Este registo era feito por despacho do provedor, na ausência deste, interinamente, caberia ao escrivão da Mesa Grande.
Compilação em três volumes de traslados de decretos, alvarás, avisos e despachos referentes à Casa da Índia de 1519 a 1759,mandada fazer pelo Conde Reposteiro-mor servindo de provedor da Casa da Índia no ano de 1759 e 1760.
Livros que serviram para nele serem registadas as leis, ordens, condições dos contratos e fábricas.
Contém um livro onde se encontram registados os soldados embarcados na nau S. Francisco Xavier e Todo Bom e nau N. Senhora da Misericórdia (1746) e o livro onde se encontram registados as gentes de guerra que foram para o Estado da Índia em 1748.
Inclui informação sobre soldados com destino ao Pará e respectivas famílias (nome a naturalidade).
Mercadorias sequestradas ao governador de Moçambique Baltazar Manuel Pereira do Lago.
Livros que serviram para neles serem compilados registados os alvarás, decretos, provisões, despachos, consultas, cartas, requerimentos, mandados e informações para os provedores da Casa da Índia, que já se encontravam registados em diversos livros de registo como os do registo geral, do registo da Mina, do registo das reportações, do registo da Casa da Índia e do registo dos despachos.
Livros que serviram para neles ser registado o traslado dos alvarás e cartas de provimento dos oficiais da Casa da Índia e Consulado. No final dos registos pode aparecer a nota da confirmação da tomada de posse e juramento.
Livros que serviram nos Armazéns da Guiné e Índia, para nele serem registadas cópias de cartas, alvarás e provisões, que já se encontravam registados em diversos livros de registo como os do registo dos despachos, do registo dos provimentos, do registo da receita dos tesoureiros e do registo geral e roto (cópia do conhecimento destes mesmos documentos).