Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

38 records were found.

Pagamentos efectuados por José de Sande Nabo ao contador-mor e oficiais dos Contos do Reino e Casa, à Santa Casa da Misericórdia e a José Aleixo Falcão de Gamboa Fragoso Vanzeller.
Receita geral do tesoureiro da Alfândega Grande do Açúcar, José de Sande Nabo.
Era almoxarife, Manuel Barbosa de Serpa Pegado.
Receita por lembrança de Luís José Monteiro de Olival e Andrade.
Sociedade cosnstituida por Pedro Mendes da Costa e Matias Jorge Mendes.
Série constituída por 162 livros para neles ser feito o registo da receita do das lãs merinas na Mesa Grande. No registo da receita das lãs merinas consta o nome do mercador ou seu representante, e em alguns casos a menção da guia de onde era enviada, o número do fólio do registo, a quantidade, a qualidade da lã lavada e importância. À margem esquerda contém a menção ao tesoureiro e em certos casos a que vai para Castela. À margem direita as importâncias devidas.
Série constituida por 118 livros para neles ser feito o registo da receita do açúcar na Mesa Grande. No registo da receita do açúcar consta o nome do mercador, o número do fólio do registo da entrada, a quantidade, a qualidade e importância.
Série constituída por 182 livros. Livros designados por receita geral, receita da Mesa Grande, lançamento das fazendas na receita, e conferência. Neles os registos constam de identificação do comerciante ou seu representante, número do fólio onde está registada o movimento, quantidade e qualidade do produto, o montante pago pelo mesmo, e o que era devido de direitos de dízima e sisa. Como se pode ver existem dois livros por ano sendo um para os meses de janeiro, março, maio, julho, setembro e novembro, e outro para os meses de fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro. Contudo a escrituração pode ultrapassar os anos meses referidos. Na margem esquerda é mencionada o país da origem do produto e a menção ao tesoureiro, na margem direita o que foi pago de direitos. Existem alguns registos em que à margem esquerda está mencionada que foi feito o ajuste da conta e que se riscou o sinal, nestes casos no fim do registo encontram-se dois traços. A partir do ano de 1766 os registos à margem esquerda também contêm a indicação do número da guia do despacho, fiança e baldeação. Outras das anotações é o fato de ter entregado os escritos e razão pela qual ficava desobrigado.