Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
60 records were found.
Contém os livros de registo das entradas e saídas de cevada e palha, aveia, favas, milho, feno das Reais Cavalariças. O controlo das entradas e saídas era registado pelo recebedor, fiel, fiscal, intendente e diretor das Reais Cavalariças nas respetivas contas corrente.
Trata-se de mapas mensais de entrada e saída de géneros diversos (cevada, palha, favas, etc.) para sustento do gado das reais cavalariças e respectivos recibos.
Gratificações de diversas individualidades distribuídas pelos criados das Reais Cavalariças.
Propostas de distribuição de fundos pelas diversas rubricas de despesa das Reais Cavalariças aprovadas pelo duque estribeiro-mor.
Registo das multas aplicadas aos criados das Reais Cavalariças e justificações das mesmas. Os motivos apresentados para o pagamento das multas incluem, entre outros: faltas ao serviço, incumprimento de ordens, comportamento inadequado (embriaguez, desacatos, respostas inconvenientes).
Registo numérico mensal de entrada, permanência ou saída de animais.
Contém decretos, portarias, ordens, avisos e mandados respeitantes às Reais Cavalariças e sua organização interna.
Registo do dinheiro recebido pelos criados das Reais Cavalariças para gastos correntes e apresentação das respetivas despesas.
Livros auxilares de despesa da música, pagadoria, pensões, jornadas, volantes, Botica, oficinas, dos moços da estribaria, da Cocheira, fardamentos, da Repartição dos cavalos ligeiros, das bestas muares, Casa dos Arreios, da administração da Azambuja, das caudelarias de Salvaterra de Magos e de Alter do Chão.
Os livros contêm as seguintes rúbricas de despesa: Contadoria, Pagadoria, Picaria Real, música, pensões e esmolas, volantes, celeiros e palheiros, matilhas de cães, moços da estribeira, Repartição de Ligeiros e de Muares, Botica, fardamento, Caudelaria de Salvaterra, jornadas reais, Casa dos Arreios e Oficinas.
Registo de cópias de mandados do estribeiro-mor.
Registo e controlo dos artigos existentes nas cavalariças.
Registo das receitas e despesas pelo recebedor das Reais Cocheiras Joaquim António da Silva.
Contém pagamento comedorias e ordenados dos sotas cavalariços, moços da estribeira, picadores, cocheiros, liteireiros, trombetas e timbaleiros, entre outros. Inclui ainda o registo de adiantamentos de ordenados aos criados e empregados, valores em dívida e liquidados.
Registo dos cavalos, éguas e mulas. Contém elementos de informação como: nome, descrição física, datas das altas e baixas e outras observações relativas ao seu historial.
Registo da contabilidade e trabalhos efetuados nas oficinas dos mestres correeiro, seleiro, dourador, serralheiro, latoeiro, carpinteiro, entre outros.
Registo da receita e despesa com géneros e medicamentos.
Registo dos nomes dos criados e pensionárias das Reais Cavalariças que apresentaram recibos dos ordenados para efeitos de pagamento e registo no Tesouro Público, após assinatura do escrivão A. J. da Fonseca e Oliveira.
Livros de registo dos criados que trabalham nas diferentes repartições das Reais Cavalariças. Contém relação de nomes dos criados, assentos de vencimentos, mercês, nomeações e alvarás e livros de matrícula (registo de elementos relativos a filiação, data de admissão, naturalidade, data da baixa, motivos da baixa e outras observações).
Registo de encomendas de obras novas e consertos às Reais Cocheiras, à Real Fábrica da Seda e aos mestres das oficinas (seleiro, serralheiro, bordador, corrieiro, albadeiro, ferreiro, frieiro, vidraceiro, latoeiro, entre outros).
Registo mensal e anual das despesas correntes das Reais Cavalariças e suas "repartições" com ordenados, gratificações, forragens, utensílios, despesas da botica, despesas com o gado, oficinas, pagamentos a particulares, entre outras.
Contém os livros de receita e despesa dos pagadores das Reais Cavalariças. Os carregamentos em receita nas contas dos pagadores eram feitos pelo Erário Régio e Tesouro Público Nacional (1821). Inclui registos das despesas efetuadas, mas a maioria são registos do dinheiro recebido.
Registo mensal e anual de todas as despesas e pagamentos efetuados. Os anos em que foram realizados os pagamentos diferem consoante a rúbrica. Contém a contabilidade organizada segundo as seguintes rúbricas: Vedoria da Casa Real; Produtos eventuais da repartição; Produtos de Alter; Produtos de Mafra; Alugueis de seges e gados; Arreios para gado de trem e de cavalar; Carruagens, seges e equipamento; Curativo de criados; Despesas dos celeiros e palheiros; Despesa da Casa das Armas; Despesas da Casa dos Arreios; Despesas da Casa dos Fardamentos; Despesas com o expediente; Despesas avulsas; Fardamentos; Ferragem para o gado; Ferragens para o estado do estribeiro-mor; Funerais; Gado comprado; Gratificações; Iluminação; Jornadas; Ordenados; Remédios para o gado e despesas da botica; Rendas de prédios; Utensílios e despesas das Cavalariças; Utensílios e despesas das Cocheiras; Manadas de Alter antiga; Manadas de Alter – corrente; Manadas de Mafra; Operações de moeda fraca; Despesas extraordinárias.
Livros de registos de receita e despesa (entrada e saída de dinheiro do cofre). Os pagadores das Reais Cavalariças recebem o dinheiro do tesoureiro da Casa Real e, posteriormente, do tesoureiro da Administração da Casa Real, para efetuar os pagamentos das despesas.
Contém os livros de receita e despesa com os géneros que dão entrada na Casa dos Arreios.
Registo dos nomes dos particulares que recebem rações (cevada e/ou palha) e respetivas quantidades.
Registo das existências mensais nas Reais Cavalariças do gado cavalar e muar.
Registo de despesas várias. Contém ponto das despesas, relação dos criados que venceram comedorias, cópia de avisos e ordens relativos à organização e funcionamento das repartições das Reais Cavalariças.
Registo das presenças mensais.
Registo da entrada e saída de correspondência.
Registo dos documentos de despesa da cevada, palha, fava e grão que deram entrada nas Reais Cavalariças.
Registo dos credores (particulares e entidades), dos pagamentos efetuados e das respetivas dívidas.
Contém os livros auxiliares aos livros de caixa do cofre das Reais Cavalariças com os registos da receita e despesa, diários e mensais.
Contém livros com o registo diário, mensal e anual de todas as despesas liquidadas.
Registos anuais, de 1884 a 1910. Contém estatísticas de visitantes do Museu dos Coches Reais.
Registo da despesa feita com os criados das Reais Cavalariças.
Registo das despesas pelo recebedor das oficinas Joaquim António da Silva.
Contém um conjunto de documentos de despesa, constituído por cadernos e fólios soltos que incluem, entre outros: mapas demonstrativos gerais; demonstração do gado cavalar; registo do gado; demonstração do nº de empregados; contas da gerência financeira e balanço financeiro; registo de pessoal; orçamentos de despesa com o Real Museu dos Coches; Real Manadas de Alter do Chão.
Registo do movimento de entrada das receitas, resultantes das vendas efetuadas nas Reais Cavalariças, e saídas (despesas) do cofre.
Contém o livro de registo dos valores a liquidar com a Companhia das palhas pelo transporte e carregamento da palha.
Registo dos vencimentos das vestearias dos moços dos arreios, moços da estribeira, cocheiros, azemeis, alveitares, sotas cavaleiriços. Até maio de 1796, os pagamentos eram feitos através da tesouraria da Consignação Real. Dessa data em diante, passam a ser pagos pelo tesoureiro da Casa Real.
Registo de despesas com ordenados, gratificações, utensílios e outros gastos.
Registo do trabalho realizado.
Reune um conjunto de documentos diversos como recibos, relação de moradas, de cavalos, marcações, mapas de presença, despesas, entre outros.