Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

62 records were found.

Irmão do destinatário. Refere a letra que envia, passada por Manuel Luís Vieira sobre Domingos Lopes Loureiro a pagar ao irmão da conta de Domingos Manuel Antunes da Fonseca.
Envio via Angola. Refere: - nau mercante Nossa Senhora da Vitória. - carregações por conta deles. - navio Bengala.
Pede 6 cadernos de papel. Refere: - médico do Conde de Oeiras.
Refere: - casa de Bragança.
Refere: - vinho branco e tinto
Refere: - uma justificação ao escrivão a quem pertence.
Refere: - Junat da Companhia do Alto Douro. - D. Joana de Bragança. - Banhos de Domingos Borges Leite, de Braga.
Cargo: avaliador e partidor da cidade do Rio de Janeiro por Decreto de 18 de Janeiro de 1760, e procurador dos Resíduos e Capelas.
Refere os tremores de terra e um "trovão subterrâneo".
Sobrinho de Manuel dos Santos Pinto, que esteve doente com a moléstia de estupor.
Profissão: sargento-mor. No verso tem a informação: "Sr, João de Sousa Gaio veja vossa mercê estas cartas e escreva a este homem os termos em que se acha o seu seguimento porque se queixa de vossa mercê o não avisar".
Sobrinho de Manuel dos Santos Pinto, que esteve doente com a moléstia de estupor.
Profissão: sargento-mor.
Refere o filho Manuel Bruno de Pina e o sobrinho Guilherme de Pina e Melo. Pede livros que diz enviar num rol que não está junto.
Refere caixas de açúcar a enviar para a Corte.
Refere que Manuel dos Santos Pinto foi atacado de um estupor em dias de Santo Amaro na igreja de São Bento "e lhe socorreu Nossa Senhora do Rosário". No verso tem a informação: "que tudo ajustou e que não tem nada em seu poder o que não diz com mais formalidade porque se lhe queimaram os papéis".
Refere as melhorias do tio Manuel dos Santos Pinto.
Refere a nau "Capitania Nossa Senhora da Ajuda e São Pedro de Alcântara" e o seu cofre com doblas. Refere o irmão de António dos Santos Pinto, Manuel de Santos Pinto que no dia de Santo Amaro na igreja de São bento apanhou o estupor. Refere a oferta que lhe faz, enviada pelo navio Nossa Senhora do Monte do Carmo e Santa Teresa "um feicho de açúcar [...] que servirá para o seu chá quando o tomar"
Refere a moléstia do irmão, Manuel dos Santos Pinto.
Irmão do destinatário. Refere: - o sobrinho Cláudio, filho de José Pereira que envia 6 caixas de açúcar no navio Princesa Real. Neste navio embarca também o desmebargador Agostinho Luís Ribeiro amigo do desembargador Manuel Antunes. - António Machado Freire, escrivão do Cível da Relação que lhe irá entregar um compromisso e outros papéis da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário so Homens Pretos. - o embarque do padre Patrício na nau Oliveira para o Porto e também um filho de Inácio José de Torres "que aqui me deixou em 1754 o mais mal procedido". - O envio de barris de mel no navio Estrela e doces ara o Leonardo. - Seringa do Maranhão.
Irmão do destinatário. Refere que a carta será entregue por Tomé Cordeiro, natural da Ilha de São Miguel, feitor da sua fazenda e que regressa a Lisboa para daí seguir para a sua terra onde é casado.
Irmão do destinatário. Refere o portador da carta e de dinheiro Manuel André Gonçalves Maia, natural de Rio Tinto.
Irmão do destinatário. Refere um religioso que recebeu carta da Ilha Terceira e que pede doblas em beneficio de Nossa Senhora da Conceição.
Irmão do destinatário. Refere o desembargador Manuel da Fonse Brandão.
Refere contenda entre a sogra e Cateano Lopes da Costa.
Refere: - aviso e 3 naus de guerra com apetrechos e partiram para o reino. - o filho Leonardo dos Santos Pinto. - caixas de açúcar. - os avisos do destinatário que chegaram a tempo. - oito navios chegados do Porto, todos a salvo. - a tomada da praça da colónia depois de muitos dias de peleja., onde morrrera o conde Gomes Freire. -naus inglesas.
Refere que pelo corsário "Santo Estêvão" chegado ao porto de Santos após 109 dias de viagem com três caixotes com as imagens de Nossa Senhora e São José o painel de Nossa Senhora da Glória e numa condessa a coroa da Senhora, resplendor e açucenas do santo, Refere também um retrato da rainha "que o pintor mandou para se lhe vender". Não diz quem é o pintor.
Refere que pelo corsário "Santo Estêvão" chegado ao porto de Santos após 109 dias de viagem com três caixotes com as imagens de Nossa Senhora e São José o painel de Nossa Senhora da Glória e numa condessa a coroa da Senhora, resplendor e açucenas do santo, Refere também um retrato da rainha "que o pintor mandou para se lhe vender". Não diz quem é o pintor.
Refere: - estar no Limoeiro. - vice-rei. - Conde de Oeiras.
Refere: - nau de guerra Nossa Senhora dos Prazeres. - carregação em Cahceu. - José Álvares de Mira.
Refere: - navios sem carga. - nau de guerra Monte do Carmo e da Índia. - morte de Sebeatião Gago da Câmara. - casanmento de Joaquim Inácio da Cruz com a filha de João Dias da Cunha. - requerimento que enviou ao Conselho Ultramarino. -ensaiador sa casa da Jacobina. - ouro empestado que só por ensaio se conhece o seu legítimo toque. - envio da certidão de óbido do preto de nome José, escravo do desembargador Gonçalo José da Silva Guedes e despesa do seu enterro. - envio de dinheiro pelo cofre 1.º S. 5 da nau Nossa Senhora da Natividade. Contém manifesto da nau de guerra Nossa Senhora da Natividade sobre o mesmo. - envio do mesmo escrito, por Pernambuco.
Refere: - procuração enviada para poder cobrar juros na Companhia de Pernambuco e Paríba.
Refere: - querena da nau de guerra Monte do Carmo, por ter chocado com a barra "topado com a barra" e juntamente o navio por antenomazia o Chancaron que também frica querenando. - viagem da nau da Índia que seguirá na próxima monção. - chagada da nau Nossa Senhora da Caridade com a notícia da paz. - regresso da nau de Licença com caixas por caonta dos dois. - "sua" nau Nossa Senhora da Estrela carregada com caixas com rolos e fardos de tabaco, meio de solas, ccaixas de açúcar mascavado e branco. navio Nossa Senhora Mãe de Deus, Augusta, embarque de algumas pessoas para se apresentarem na Junta do Comércio. - saída da nau de guerra Monte do Carmo, nau da Índia e 4 navios , rest6o da frota do Rio. - chegada de frota de 9 navios e seu comboio. Demora na descarga por causa das chuvas. camelão de irlanda. - baetas de cores. - a terra (Baía) está canada e estafada. - engenhos do mato. - cabos entregues pela nau Estrela não se têm vendido.
Refere o contrato das baleias.
Cargo: desembargador. Refere o navio do contrato das baleias e a doença de Manuel dos Santos Pinto.
Refere o casamento de D. Luísa com o criado, mostrando assim a sua locura e o pouco que chorou a morte do marido, "porém sempre são mulheres que para nada atendem seguindo o seu destino"
Refere a sua retirada e pede que não diga a ninguém.
Refere: - Casa de Bragança. - uma religiosa de Santa Mónica.
Refere: - nau Nossa Senhora da Ajuda, em viagem para a Baía, com remessa de fazendas.
Refere - envio de certidões.