Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

50 records were found.

Profissão: capitão de mar e guerra. Participa numa expedição militar à Colónia do Sacramento do Rio da Prata atacada pelos espanhóis.
Rio de Janeiro. Profissão / Cargo: soldado na colónia de Rio da Prata Papéis apresentados pela viúva Rosa Tavares, cuja data mais antiga é 1783.
Contrato feito no Conselho Ultramarino por João Francisco.
Cargo: governador de armas do Pará. Uma carta é dirigida ao coronel João Pereira Vilaça que se suspeitava ser escrita por Filipe Alberto Petrónio e dando conta da eventual adesão do Maranhão e de Paraíba à causa da independência. As cartas não se encontram juntas.
Cargo: governador de armas do Pará. Refere também a provisão de lugares vagos em algumas localidades.
Cargo: governador de armas do Pará. Presos na fortaleza da Barra. Menciona o facto de o ouvidor viver em intimidade com alguns presos, referindo que "muito mal está a causa da Nação" e que "o Pará vai arder em desordens".
Cargo: governador de armas do Pará. Refere que a devassa contra os presos tinha sido concluída no dia anteiror e ia ser presente à Junta de Justiça para elaboração de parecer.
Naturalidade: freguesia de Santiago de Oliveira, concelho de Lanhoso. Morador: no Arraial do padre Faria. Em nota "Cumprido com vários pápeis pertencentes à testamentaira de Francisco José de Barros".
Viúvo. Possui um prazo em Portugal, na freguesia de Santiago de Oliveira, concelho de Lanhoso. Traslado passado pelo escrivão da fazenda dos defuntos, ausentes, capelas e resíduos de Vila Rica de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto.
Traslado passado a pedido da mãe, Serafina Francisca da Silva, com sentença de execução de bens.
Morador na Pedra Branca, Vila Rica de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto.
Naturalidade: Baía. Com codicilo. Declara, entre outros bens, que possui "cinco escravos quatro machos e uma fêmea e três crianças filhos da minha negra Maria Benguela que deixa forros e dotados "pelos haver criado nos meus braços".
Naturalidade: ilha Terceira, Açores. Cônjuge: Maria de Sousa de Morais, natural de São Paulo. Tem ouro e minas em São Paulo. O documento contém dados genealógicos, nomes dos pais e avós e descrição dos bens.
Naturalidade: Baía. Não tem bens de raíz. Tem dois escravos, uma da Costa da Mina e outro do Calabar, os quais deixa forros.
Estatuto social: cavaleiro professo da Ordem de Cristo, fidalgo da Casa Real. Cargo: conselheiro do Conselho Ultramarino. Mostra os incovenientes que resultam da nova lei régia para as Minas e os prejuízos dela.
D. José concede meia légua de terra no Quilombo do cascalho, na vila de São João d'El Rei, Minas Gerais ao tio Luis Correia Estrela.
Prova a incapacidade para expedir os negócios do Governo, passado a pedido duma representação do Conselho de Estado ao príncipe, D. João. Assinado pelos médicos: António José Pereira, Manuel de Morais Soares, António Soares de Macedo Lobo, Joaquim Xavier da Silva, Maurício José Alvares de Sá, José Vicente Borzão, José Martins da Cunha Pessoa, José Correia Picanço, Feliciano António de Almeida, Francisco José de Aguiar, Francisco José Pereira, José Pereira da Cruz, Manuel Dias Baptista, Manuel Luis Álvares de Carvalho, Inácio Tamagnini, Francisco de Melo Franco José Álvares da Silva.
Contrato feito no Conselho Ultramarino com Inácio Pedro Quintela e Companhia.
Contrato feito no Conselho Ultramarino com Domingos Gomes da Costa, José Ferreira da Veiga e João Henriques Martins. Documento impresso na Oficina de Miguel Rodrigues.
Cargo: juiz da vila de Cachoeira, comarca de Baía Cria a Vila Nova de Soure, antiga Natuba, aldeia dos índios e está encarregado do regimento do ouro que desce das minas. Contém 13 cópias de certidões.
Contrato feito no Conselho Ultramarino com José Álvares de Mira.
Profissão / cargo: soldado da guarnição da capitania de Minas Gerais. Tem petição e 2 certificados.
Naturalidade: Rio de Janeiro. Declara o nome dos avós naturais dos Açores