Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

20 records were found.

Naturalidade: Galiza. A ação prende-se com a herança do irmão Ventura Lopes, falecido em Pernambuco, Brasil. Chegou no navio "São Marcos Serra Grande" e ao chegar caiu ao mar morrendo afogado.
Lisboa. Cônjuge: Maria Salomé. A ação prende-se com cobrança no Maranhão, de uma dívida de Felicinao Henriques Tronco a José Alves da Calçada, de quem é herdeira Maria Salomé. O processo correu pelo cartório do escrivão Bento Gualdino da Silva Valadares.
Naturalidade: Leça da Palmeira. Profissão: marítimo. Filiação: António de Oliveira e Francisca da Apresentação. A ação prende-se com provar as viagens que fez para Nova Iorque e Pará, Brasil. O processo correu pelo cartório do escrivão Francisco da Silva Pereira.
Lugar de Além, freguesia de São Martinho de Carrazedo. A ação prende-se com uma dívida à herança de Manuel da Silva Ribeiro, falecido nas Minas de Mariana, Brasil. É herdeira a mãe Ângela da Silva, viúva de Paulo Ribeiro. O processo correu pelo cartório do escrivão João Caetano da Silva Pereira.
Freguesia do Couto de Pedroso. Irmã: Teresa Moreira, casada com Domingos Carvalho. Filiação: Manuel Gonçalves e Maria João. A ação prende-se com a herança do irmão Manuel Gonçalves Moreira, falecido em Rio das Mortes, Brasil. O processo correu pelo cartório do escrivão João Caetano da Silva Pereira, sexta casa.
Ponte de Lima. Cargo: mestre de campo de infantaria auxiliar da província do Minho. Filiação: Bernardo Malheiro Pereira e D. Mariana Quitéria da Silva e Melo. Avós paternos: Baltazar de Araújo Marinho Malheiro e D. Isabel da Rocha. Referido ainda o tio paterno, o padre José Pereira Marinho. A ação prende-se com a herança do tio paterno, o capitão-mor Francisco Malheiro de Araújo, falecido em Serro Frio, Brasil. O processo correu pelo cartório do escrivão Francisco da Silva Braga.
Naturalidade: Lisboa. Cônjuge: Helena Inácia. Profissão: trombeta das Cavalariças Reais. A ação prende-se com a herança de seu filho Pedro José Ardace que se perdeu no navio Félix que saiu do porto do Pará, Brasil, a 21 de Agosto de 1792 "sem que se saiba arribasse antes em parte nenhuma ou julga submergido, naufragado, queimado ou qualquer outro modo perdido". O processo correu pelo cartório do escrivão Francisco da Silva Braga.
Naturalidade: Galiza. A ação prende-se com a herança do irmão Ventura Lopes, falecido em Pernambuco, Brasil. Chegou no navio "São Marcos Serra Grande" e ao chegar caiu ao mar morrendo afogado.
Santa Cruz da Ilha Graciosa, Açores. Cônjuge: Catarina de Medina Bettencourt. A ação prende-se com a herança dos filhos Fernando Correia de Melo e Eugénio Álvares da Câmara de Melo, falecidos no Pará, Brasil. O processo correu pelo cartório do escrivão Francisco da Silva Braga.
Vimioso, Vila Real. Cônjuge: D. Maria Madalena de Brito. Filha: D. Rosa, menor. A ação prende-se com a herança do cunhado e tio, o padre Joaquim António Correia de Brito, falecido no Tejuco, Serro Frio, Brasil. O processo correu pelo cartório do escrivão Francisco da Silva Braga.
Almada. Cônjuge: Caetana Joaquina. Irmã: Ana Joaquina, casada com Francisco Pereira. Filiação: José Marques e Josefa Maria. Cunhada: Felícia Antónia, viúva de Sebastião José Marques. Sobrinhos: Vitória Cândida, Custódia Angélica e Joana Perpétua. A ação prende-se com a herança do irmão, cunhado e tio Luís José Marques, falecido no Arraial de Santa Luzia, Goiases, Brasil. O processo correu pelo cartório do escrivão Francisco da Silva Braga.
Esgueira. Irmãos: Francisca Martins e Manuel Henriques "que se diz" falecido em Goiases, Brasil. Filiação: Miguel Henriques e Águeda Martins. Sobrinhos: - Francisco Martins e Francisca Martins, casada com Manuel João Ramos, filhos de Domingos André do Carreio e Águeda Martins, esta filha de Miguel Henriques e Águeda Martins. - Maria Martins, filha de Maria Martins e Manuel da Silva. - Maria Martins e Ana Martins, casada com Pedro Roiz ou Rodrigues, filhas de Maria Martins e João Henriques, filho de Miguel Henriques e Águeda Martins. - António Henriques e Francisco Henriques, filhos de António Henriques, filho de Miguel Henriques e Águeda Martins. - Teresa Martinsm casada com António Mendes, filha de Isabel Martins, esta filha de Miguel Henriques e Águeda Martins. A ação prende-se com a herança do irmão e tio Simão Martins da Silva, falecido no Brasil. O processo correu pelo cartório do escrivão João Caetano da Silva Borges.
Naturalidade: Carnota, Alenquer. Filiação: António Jorge e Joana da Cruz, irmã do padre Marcos Gomes Ribeiro. Irmãs: - duas religiosas do Convento de Santa Ana de Lisboa. - Maria da Cruz, falecida bem como os filhos. A ação prende-se com a nulidade do testamento do tio, falecido no Rio de Janeiro, Brasil. O processo correu pelo cartório do escrivão João Caetano da Silva Pereita, quarta casa.
Caminha. Irmã: Maria Sebastiana, solteira. Filiação: Manuel Inácio Fernandes e Ana Gonçalves. João Fernandes, Maria Fernandes, Clara Silvestre, Manuel e Francisco, filhos de Silvestre Fernandes e de Ana Alves. Avós paternos: António Fernandes e Ana Pequena. A ação prende-se com a herança do tio paterno Pedro José Fernandes, falecido no Maranhão, Brasil. O processo correu pelo cartório do escrivão Francisco da Silva Braga.
Irmãos: José António de Figueiredo e D. Ana Paula de Figueiredo. Filiação: Caetano José de Figueiredo e D. Gertrudes Margarida Joaquina de Jesus. A ação prende-se com a herança do irmão Manuel José de Figueiredo, falecido "fora do reino" no navio São Francisco Xavier onde era segundo piloto, na rota da Índia, e que seguia de Benguela, Angola, para o Rio de Janeiro, Brasil. O processo correu pelo cartório do escrivão Francisco da Silva Braga.
Paradela. Irmãos: Maria Gonçalves Pereira, Brás Gonçalves e Manuel Gonçalves. Filiação: Cipriano Gonçalves e Isabel Gonçalves Rodrigues. A ação prende-se com a herança do irmão Filipe Gonçalves, falecido no Brasil. O processo correu pelo cartório do escrivão João Caetano da Silva Pereira, terceira casa.
Residência: Mariana, Brasil. A ação prende-se com uma dívida a cobrara à herança do padre João de Araújo. O processo correu pelo cartório do escrivão João Caetano da Silva Pereira.
Vila Real do Senhor Bom Jesus, Mina de Cuiabá, Brasil. A ação prende-se com uma dívida a cobrada à herança de Pedro Mascarenhas Aragão. O processo correu pelo cartório do escrivão João Caetano da Silva Pereira.
Naturalidade: Matosinhos, Porto. Filiação: João José da Fonseca e Maria dos Santos. A ação prende-se com as viagens feitas no brigues "Triunfo", da Baía para Lisboa em 1810 e 1813, e para o Maranhão no paquete "Maranhão" em 1813. O processo correu pelo cartório do escrivão Bento Gualdino da Silva Valadares.