Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

31 records were found.

Objeto da ação: o réu costumava ir dormir a casa de Bernardo José Pereira, com taberna na Rua Direita do Salvador e, numa busca à casa, os oficiais encontraram pólvora tendo sido preso por isso, embora, segundo a sua petição, se encontrasse inocente. Manuel José da Costa/Profissão: homem da iluminação dos candeeiros.
Objeto da ação: a ação prende-se com um pedido de justificação em como assiste em Lisboa, às Escolas Gerais.
Objeto da ação: a ação prende-se com um pedido de justificação de viuvez e de identidade, sua e de seus 7 filhos e seus 11 criados, porque pretendia partir para o Brasil. A justificante é viúva de Sebastião Francisco Betâmio, tesoureiro mor que foi do Real erário.
Objeto da ação: a ação prende-se com pedido de justificação em como é viúva de João Fernandes da Cruz e de como tem apenas um filho, João Leocádio da Cruz.
Objeto da ação: a ação prende-se com um livrança, tendo o réu sido preso por motivo de ter duas seges ocultas na estalagem.
Objeto da ação: a ação prende-se com um pedido de D. Maria Arcângela Felizarda Laureana Freire, viúva de Paulo Manuel Teixeira Utia da Câmara, para que se fizesse justificação do seu estado de viuvez e de saúde.
Objeto da ação: a ação prende-se com o empréstimo de um conjunto de bens que a justificante emprestara à justificada e que esta não devolvera.
Objeto da ação: a ação prende-se com um processo de recolha de informações sobre o procedimento moral e de quotidiano de Manuel Gomes da Silva.
Objeto da ação: a ação prende-se com um processo de dívida.
Objeto da ação: a ação prende-se com o dinheiro confiscado aos réus.
Objeto da ação: a ação prende-se com um processo de acusação de furto.
Objeto da ação: a ação prende-se com uma desordem que houve no Sítio do Castelo, tendo o queixoso ficado ferido.
Objeto da ação: a ação prende-se com a prisão de Silvestre Gonçalves, trabalhador, que foi encontrado no Sìtio do Monte Agudo, com dois homens que se puseram em fuga, estando todos a bater em Joaquim José Ribeiro por este não querer dar o dinheiro que pediam.
Objeto da ação: a ação prende-se com acusação de prostituição. Diz Manuel Monteiro, casado na Igreja com Margarida da Nazaré havia cerca de 9 anos, morador ao Menino de Deus, distrito do Bairro do Castelo, que tratando bem a sua mulher sem lhe faltar com o necessário conforme as suas possibilidades, não lhe dando a menor ocasião de dissabor, haveria 8 meses que ela se vinha entregando à prostituição de sorte que fugindo a primeria vez de casa levou peças e roupa, tendo-a recolhido novamente em casa; continuando a fugir "por não querer se sujeitar em casa", fazendo vida de meretriz pública, pelo que pedia que se procedesse a sumário de vida e costumes contra a suplicada a fim de ser presa e apresentada na Cadeia.
Objeto da ação: a ação prende-se com a acusação de Manuel Garcia, padeiro na Praça da Figueira, que se queixa da péssima qualidade da farinha de trigo pertencente ao coronel, de tal modo que não se podia comerciar nem fazer uso, estando ele agora acusado de vender tão mau produto.
Objeto da ação: a ação prende-se com um processo de acusação em que a ré desconhece o motivo da acusação.
Objeto da ação: a ação prende-se com um auto de querela.