Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

50 records were found.

Refere Fernão de Magalhães. Estão juntos uns capítulos propostos pelo imperador para melhor se guardar o capitulado entre as duas coroas.
Tem junto uma inquirição incompleta da demarcação das vilas de Noudar e Moura com Encinasola e Arronches, feita em 25 de Fevereiro de 1493.
Cópia do Contrato de capitulação e concórdia sobre a demarcação do mar oceano, datado de Arevalo, 2 de Julho de 1494 [Tratado de Tordesilhas]. Provisão datada de Madrid, 7 de Maio de 1495. No citado Contrato estabelecia-se a linha de demarcação do mar 370 léguas a Ocidente ("a Poente") das Ilhas de Cabo Verde, desde o Pólo Ártico ao Pólo Antártico, ou seja, de Norte da Sul, para que de então para o futuro cada Coroa tivesse a informação por onde navegar e descobrir. Sendo preciso delineá-la, ficou acordado entre as partes que tudo se prepararia em reunião a ter lugar junto à fronteira dos dois reinos e que cada uma escolheria certos astrólogos, pilotos e marinheiros e pessoas que elas acordassem, as quais em duas ou quatro caravelas rumariam à Ilha da Grã Canária como ponto de encontro. Aqui, nas caravelas de cada coroa, se misturariam os peritos de ambas as coroas. Rumariam até Cabo Verde e daí rumariam para Ocidente "Poente" a fim de estabelecer o traçado da linha. Na Provisão dava-se um prazo até dez meses a contar da data do Contrato [Tratado] para se traçar a linha de demarcação que se mandaria colocar nas cartas de marear. O original era selado com selo de chumbo pendente por fios de seda coloridos.