Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

18 records were found.

Naturalidade: Santo António do Tojal, Bucelas. Cônjuge: Aleixo Pires Falecida em: 1592 Bens: um catre, duas arcas, uma cadeira rasa, um tapete, um cobertor de papa, dois tabuleiros, uma porcelana, um saleiro de estanho, uma guarda porta de rede, uma pouca de lã de um colchão, um "espeto", uma candeia, um meio alqueire, umas casa térreas, Herdeiros: o marido e a filha Marta da Cunha e Mateus Jorge, seu marido, Juízo dos Órfãos da Repartição do Termo. Escrivão: João Camelo.
Naturalidade: Tojal Falecido em: janeiro de 1672. Inventariante: Norberto dos Santos, capitão-mor Bens: quatro cadeiras atamaradas, duas talhas sevilhanas, um bufete de nogueira com duas gavetas e cantos de ferro, seis cadeiras de couro de moscóvia de cravação grossa e miúda, seis painéis de retratos de meios corpos, alguns com molduras de pau de pinho, mais um painel de um menino, um catre lacrado da Índia sem precintas, um bofetinho de angelim do Brasil, dois candeeiros, dois caixões da Índia, cinco colchões, três cadeirinhas da Índia, duas cadeirinhas verdes, duas bandejas e um tabuleiro da Índia, duas espingardas, umas armas brancas com dois piques, um pavilhão de tafecira, seis cabides e uma alabarda, um tapete alcatifado de cores, uma bacia de pés de arame, um tacho, uma bacia de pé de cama, um almofariz, uma colcha, cinco travesseiros de Holanda com três almofadinhas, quatro toalhas de águas mãos de linho, seis lençóis de linho grosso, um cobertor de pano azul, um cobertor de papa, duas toalhas de "menza", duas escravas crioulas casta índia, uma delas casada e forra, quarenta e uma ovelhas com suas crias, uma jumenta, três bois, umas casas nobres sitas na Rua Direita de São José, em Lisboa, junto a um cardal, que constam de dezassete casas, uma loja, uma casa de estrebaria e outra para palheiro, um jardim com parreiras e laranjeiras da China, uma fonte cascata de água, um passeio ladrilhado; uma quinta que consta de três casas térreas, uma casa de adega, uma vinha e algumas oliveiras, uma lagariça de madeira, uma alambique, quatro tonéis, duas tinas, um quartinho de seis almudes, três pipas de vinho, trinta cântaros de azeite, uns olivais, uma vinha, uma terra com três oliveiras, dívidas activas e dívidas passivas. Herdeiros: o filho Norberto dos Santos, casado com Helena da Silva, e as netas Margarida Blancarte, casada com João Gentil de Carvalho, e Ana Maria Blancarte, filhas de Catarina dos Santos e Simão Blancarte, Contém o traslado do testamento de André dos Santos. e o testamento de Luisa Pereira, feito a 25 de janeiro de 1668 Juízo dos Órfãos da Repartição do Termo. Escrivão: João Camelo. 5 apensos.
Naturalidade: Casalinhos. Testamenteiro: Domingos Lopes. Profissão: lavrador. Bens: bens móveis e de raiz. Herdeiros: os filhos Domingos Lopes e Dinis.
Naturalidade: Santo Julião do Tojal. Filiação: Nuno Ferrão Castelo Branco. Cônjuge: Cristina Cardosa Falecido em: 1665. Inventariante: a mulher. Bens: uma bacia de barbear, um jarro liso, uma salva lisa com renda à volta, um púcaro, um copo sobredourado, um copo de (...), um copo mais pequeno com seu bocal de prata sobredourado, dois jarros, um liso e outro lavrado, dois pires, três colheres, quatro garfos, três facas de cabos de prata, umas galhetas lisas com seu prato, tudo de prata, um afagador de aljofres grossos com vinte e três peças de ouro (…), uns brincos de orelhas se seis pernas de aljofres cada um, uma rosa de ouro de aljofres grossos, um relicário de ouro com seu cristal e de uma parte tem um crucifixo e da outra a Conceição (…), um anel pequeno de ouro com uma esmeralda pequena, uma manilha de ouro (…), umas contas de estremas de ouro (…) engraçadas em prata com suas lentejoulas, um hábito de Cristo pequeno de ouro, quadrado, um leitoário de pedra com seu gastão de ouro (…), uma coroa de (…) colado e contas de peixe mulher (…), um graal de marfim, dinheiro, cinco colchas grandes de pano, um colchão de lã, (…), dez lençóis de pano de linho, três lençóis de estopa, cinco meios travesseiros e duas almofadinhas lavradas de linha amarela com renda grossa da mesma linha de pano de Holanda, oito meios travesseiros de pano de linho e quatro almofadinhas também de linho, um meio travesseiro em folha com sua renda de franjinhas e uma almofadinha, dois travesseiros inteiros lavrados de (…) um deles com renda e duas almofadinhas, um meio travesseiro de Holanda com renda antiga, dez fronhas (…) meios travesseiros cheios de lã e seis franjas de almofadinhas, um penteador de pano de linho fino com seus entremeios e renda da terra, dois (…) de pano de linho, três "menzas" de mantéis de pano de linho, três toalhas de pano de linho (…), duas (…), cinco varas e meia de rendinha em peça, duas tolhas de águas manos com renda, seis guardanapos de linho, um cobertor de damasco azul e branco e carmesim da Índia com sua franja de ouro e borlas e forrado de seda vermelha da Índia, uma colcha de marca grande de cetim de várias cores forrada de vermelho com franja e borlas, um pavilhão de damasquilha da Índia azul e branco com franja de ouro palha e alamares (…) de várias cores, com seus cordovis com borlas de ouro palha, três camisas de homem, uma colcha branca da Índia com franja de marca grande, um godrim de marca grande da Índia com franja e de seda, um cobertor de pano azul e vermelho, três cobertores de pano branco de cassa, um cobertor de pano de listas vermelhas, uma alcatifa (…) de duas varas de comprido e vara e meia de largo, uma alcatifa de Veneza de três varas Herdeiros: a mulher. Juízo dos Órfãos da Repartição do Termo. Escrivão: João Camelo.
Naturalidade: Ribas. Cônjuge: António Domingos. Falecida em: 29 de janeiro de 1697. Testamenteiro: o marido. Bens: sete lençóis de pano de linho, quatro varas de pano de estopa fina, quatro "menzas" de mantéis, dois meios travesseiros e um inteiro de pano de linho com dois chumaços, duas almofadas com franjas, duas toalhas de porta e uma de "cantareira", três toalhas de águas mãos com rendas, dois colchões, uma coberta de pano azul, um tapete da terra, duas saias, um manto e uma mantilha de baeta, cinco pipas para pão, quatro tinas, uma pipa para vinho e dois quartos, duas caixas, duas arcas, três cadeiras e uma "menza", quatro varas de pano de cassa preto, dois sachos, uma enxada e um ferro de arado, sete arráteis de fiado de estopa, um tacho e um pichel, três sacos, duzentas e vinte e cinco liaças de vimes e um pouco de refugo, uma carreta, chideiro e rodeiro, dois carros rodeiros e chideiros, um pouco de madeira para carros e casas, quinze alqueires de trigo e quinze alqueires de cevada, cinco cabras e uma cabrita, dois bois, três novilhos, uma vaca, uma novilha e um bezerro, quatro freamas e um porco, duas jumentas, quatro casas, um mato de sobreiros e oliveiras, uma terra, metade de um serradinho, uma terra com dois serradinhos, um terra e mais meia, um vinha, um serrado, dívidas activas e dívidas passivas. Herdeiros: o marido, à morte deste ficaram os sobrinhos Domingos Jorge e Maria Silvestre, casada com Manuel da Silva, e Manuel de Lima, filhos de seu irmão António Jorge. Contém testamento. Escrivão: Pedro Camelo Godinho.
Naturalidade: Santo António do Tojal. Cônjuge: Maria Carvalho. Testamenteiro: o filho João Lopes Camelo Bens: móveis, produtos agrícolas, uma propriedade de casas, uma horta, uma vinha e um terreno. Herdeiros: João Lopes Camelo, João Dias, Maria Camelo e Domingas Gaspar. Juízo dos Órfãos da Repartição do Termo. Escrivão: João Camelo. 2 apensos.
Naturalidade: Bucelas. Cônjuge: Maria da Silva. Testamenteiro: a mulher. Bens: Roupa, móveis, animais, propriedades, serrados, uma horta e vinhas. Herdeiros: a mulher e os filhos Maria da Silva, António, Páscoa e Domingos Fernandes. Juízo dos Órfãos da Repartição do Termo. Escrivão: João Camelo. 2 apensos.
Naturalidade: Frielas. Cônjuge: Luísa Fernandes. Falecido em: 1587. Bens: bens móveis e de raiz. Herdeiros: a mulher e as filhas Simoa da Fonseca, casada com João de Oliveira, Marta e Margarida. Escrivão: Diogo da Costa (?).
Cônjuge: Maria Dias Bens: bens móveis e de raiz. Herdeiros: a mulher e as filhas Ana e Maria. Nota: Maria Dias casou em segundas núpcias com Francisco do Vale.
Cônjuge: Maria Cardosa. Testamenteiro: Francisco da Rocha. Profissão: capitão. Bens: bens móveis e de raiz. Herdeiros: a mulher. Juizo dos Órfãos da Repartição do Termo. Escrivão: João Camelo.
Naturalidade: Odivelas. Falecida em: janeiro de 1601. Testamenteiro: o filho Gaspar Dias. Bens: dinheiro, peças de ouro e de prata, móveis e uma casa. Herdeiros: os filhos Gaspar Dias e Beatriz Dias e os netos. Juízo dos Órfãos da Repartição do Termo. Escrivão: João Camelo. 3 apensos.
Naturalidade: Casal dos Frades, Santo Antão do Tojal. Cônjuge: Domingos Gomes. Falecida em: 1698. Testamenteiro: Francisco Gomes. Bens: dois cobertores vermelhos, dois meios travesseiros de pano de linho, uma "menza" de mantéis de vara e meia, uns bragais de estopa, três lençóis de estopa, uma mantilha de pano de cassa, um mantéu de pano de varas, uma saia de estamenha, uma toalha de "águas manos" de pano de linho, uma alcatifa, dois colchões, uma caixa de cedro, três cadeiras de espaldar, uma tina, duas botas para vinho, três pipas para pão, uma "menza" de bordo, um carro serrado com seu chideiro aberto, um chideiro de carro, um rodeiro de carreta larga ferrado, um arado, duas sacholas e um sacho, dois ferros de arado, dois tamoeiros com suas piaças e brochas, duas cangas, um moio de trigo, vinte e dois alqueires de mistura de trigo e cevada, quarenta e oito alqueires de cevada, quatro cabras, cinco ovelhas e três [borregas], uma vaca, uma novilha, um bezerro, dois bácoros, um boi, uma porca, uma jumenta com uma cria, uma égua, uma terra de pão, uma vinha, benfeitorias, cento e meio de baraças, duas enxadas, dívidas activas e dívidas passivas. Herdeiros: os filhos Francisco Gomes, António Gomes e Bárbara Gomes, casada com João Nogueira, e o neto Manuel, filho de Maria Gomes e de António Dias. Contém o inventário dos bens de Domingos Gomes. Juízo dos Órfãos da Repartição do Termo. Escrivão: Manuel da Silva Pereira. 3 apensos.
Naturalidade: Santo Julião do Tojal. Cônjuge: Isabel Machado. Profissão: lavrador. Falecido em: 1683. Inventariante: Isabel Machado. Bens: dinheiro, peças de ouro e de prata, roupas, animais, casas e propriedades. Herdeiros: a mulher e os filhos Francisco Nogueira, António Nogueira, Manuel Nogueira, João Nogueira, Maria Nogueira, Domingos Nogueira e José Nogueira. Juízo dos Órfãos da Repartição do Termo. Escrivão: João Camelo. 4 apensos.
Naturalidade: lugar das Lebres, Santo António do Tojal. Falecida em: 1724. Inventariante: Domingos Francisco Bens: um bufete de bordo pintado de preto, duas arcas de bordo de pau, quatro tamboretes, um leito de pau do Brasil, um cobertor de serafina, uma armação de leito de pano de linho com renda, quatro lençóis de pano de linho, sete varas de pano de linho, três toalhas de mãos com renda, duas almofadas com suas fronhas e com rendas, dois travesseiros com suas fronhas e com rendas, uma véstia "de Primavera", um "capotinho" de droguete com fita de guarnição azul com seus colchetes de prata, uma saia de serafina, uma saia de estamenha, um jumento. Herdeiros: o cônjuge e os filhos. Juízo dos Órfãos da Repartição do Termo. Escrivão: Manuel da Mota Ribeiro
Naturalidade: Vale de Freiras, Camarate. Cônjuge: Maria Correia. Falecido em: 1626. Testamenteiro: Maria Correia. Bens: três toalhas de águas mãos, uma vara de mantéis, um meio travesseiro de pano de linho, duas almofadas, uma toalhinha de porta com franjas, uma toalha de pano da Índia, vinte arráteis de estopa, duas fronha de almofadinhas, duas caixas, duas cadeiras de encosto, um balseiro para curtir, quatro botas para vinho, três pipos para aguapé, dois (...), uma talha para azeite, um balteirinho pequeno, (...), duas vinhas, um pedaço de vinha com árvores de fruto, três casas térreas com um pardieiro. Herdeiros: a mulher e os filhos Maria, Domingos, Joana, André e Manuel. Juízo dos Órfãos da Repartição do Termo. Escrivão: João Camelo. 4 apensos
Naturalidade: Ribas, Fanhões. Cônjuge: Maria Silvestre. Falecido em: 21 de março de 1746. Inventariante: António Domingues. Bens: dinheiro, três colchões, um de linho e dois de estopa, oito lençóis de estopa e de linho, sete guardanapos, dois meios travesseiros e fronhas, oito sacos de liteiro, um cobertor de serafina encarnada com barra verde guarnecido de galão de seda e suas borlas, seis mesas de mantéis de linho e uma se estopa, uma toalha de linho com suas barafundas, uma caixa de tara, cinco pipas, duas pipas uma de vinho outra de aguapé, um chumaço de cama cheio de lã, três mantas, três "quartos", três talhas para azeite, dois bois, uma burra, uma porca com cinco bacorinhos, cinco ovelhas com crias, vinte e seis alqueires e meio de trigo, catorze alqueires de cevada, trinta e uma jeiras, um cerrado com vinte oliveiras e cepas de vimes, uma vinha com seis oliveiras, uma terra com seis oliveiras, umas casas térreas com logradouro, um cerrado com oliveiras, dois chideiros, um rodeiro, trastes de lavoura, dívidas activas e dívidas passivas. Herdeiros: os filhos António Domingues, casado com Joana Maria, Faustina Maria, casada com Domingos Simões, Maria Silvestre, casada com José Gomes, Hilário Domingues e Mariana Silvestre. Juízo dos Órfãos da Repartição do Termo. Escrivão: João António Arevalo Freire 4 apensos.
Naturalidade: Camarate. Cônjuge: Ângela de Azevedo. Testamenteiro: João Carvalho. Falecido em: 1676. Bens: três colchões de lã, quatro chumaços de lã e penas, três chumaços de almofadas, roupas de cama em pano de linho, oito côvados de sarjeta encarnada, dois côvados de tafetá verde, três toalhas de água de linho com rendas da terra, duas toalhas de linho com rendas, uma toalha de pano da Índia com renda, duas toalhas de porta, guardanapos, panos da cozinha e rodilhas, camisas de linho, um pano da Índia, uma capa e dois calções, três couros, um espelho com molduras pretas, um tapete, três painéis com molduras de pinho, um painel pequeno, quatro arráteis de estopa em novelos, uma arca encourada, uma arca de cedro, uma arca de castanho, um bufete de pau do Brasil, uma banca de pinho, quatro cadeiras de espaldar pretas, uma mesa de bordo, uma talha sevilhana, um tacho de cobre, uma caldeira de arame, dois alguidares de amassar, dois pichéis de estanho, uma "teiga", um tabuleiro, um meio alqueire, uma arca de pinho, cinco mós de atafonas, uma tina de pisar, duas tinas, dois cascos de pipa para aguapé", um quarto de pipa para aguapé, três cascos de quarto de pipa, um casco de pipa, um casco de bota para aguapé, um casco de pipa de marca para aguapé, uma pipa para aguapé, um quarto de pipa para vinho, uma selha de pau de trasfegar, um funil de pau, dois cascos de tonel para vinho, um tonel de madeira de castanho, dois cascos de tonel para vinho, de madeira de castanho, um casco de tonel para vinho, de madeira de carvalho, um casco de tonel para aguapé, um casco de bota para vinho, seis pipas e meia de vinho palhete, sete paus de madeira de ulmo, um machado e um podão, uma fateixa, uma padiola, um leito com grade preta e balaústres bronzeados, umas toalhas de mesa de marca, um lençol de pano de linho fino, um cobertor de dois panos de serafina verde, uma mula, uma propriedade de vinha no limite da Camarate "a qual é livre sem encargo de foro e só paga quarto à Sereníssima Casa de Bragança", uma propriedade de vinha no limite de Frielas, mais duas propriedades de vinha no limite de Camarate, dívidas activas e dívidas passivas. Umas arrecadas de prata com oito cabaças, duas memórias de ouro com lascas de esmeralda e rubi, um pires, um copo, colheres e garfos, uma faca de cabo de prata, uma colcha branca, uma morada de casas no lugar de Camarate. Herdeiros: a afilhada Mariana, Ângela Azevedo, João Carvalho e o hospital de Camarate. Contém testamento. Nota: o testador tem de alcunha "o camarão". Foi casado em primeiras núpcias com Margarida Gonçalves. Juízo dos Órfãos da Repartição do Termo. Escrivão: João Camelo.