Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

10 records were found.

Apresenta um fólio inicial com o título do livro em cercadura desenhada com motivos florais (idêntico a Ordem de Cister, Mosteiro de Lorvão, liv. 354). Descreve os ‘Livros que estão na gaveta única’, e o maços em papel, num total de 17, a gaveta terceira com o maço todo respectivo a vila de Serpins, e a gaveta quarta com o maço todo respectivo a vila de Esgueira.
A capa do livro apresenta a seguinte informação: "Livro das notas de frei Agostinho de São Bernardo, da mesma Ordem", que não corresponde ao conteúdo. Contém: - "Index dos maços que existiam no saco que se intitulava de Esgueira e sua comarca". Descreve os documentos da Gaveta 4, mç. 1 ao mç. 14. - Índice dos livros das sentenças. Descreve os documentos dos livros 1 a 12 das sentenças. - Processo relativo ao Colégio de São Bernardo de Coimbra: - Termo relativo ao encontro realizado no Colégio de São Bento de Coimbra, estando presentes o abade do dito colégio, frei Manuel da Graça, e do notário apostólico, frei Agostinho de São Bernardo (?), e frei Bernardo de Castelo Branco, monge de São Bernardo e cronista-mor do reino, como procurador da abadessa do Mosteiro de Lorvão que fez apelação ao núncio apostólico de Portugal e para o Tribunal da Legacia, sobre quaiquer procedimentos, actos de jurisdição ou censura que contra eles proceder o bispo conde de Coimbra. 1714-07-05, Coimbra. - Procuração passada por frei Gabriel de Avé Maria, confessor do Mosteiro de Lorvão, e frei Dionísio da Costa, feitor, a favor de frei Bernardo de Castelo Branco, para que os represente na questão relacionada com o bispo conde de Coimbra. 1714-07-04, Lorvão. - Procuração passada pela abadessa do Mosteiro de Lorvão, D. Bernarda Teles de Meneses, a favor de frei Bernardo de Castelo Branco, para que os represente na questão relacionada com o bispo conde de Coimbra. [1714 ?]. - "Apelação ante omnia que fizeram diante do dom abade do Colégio da Conceição, frei André de Melo, Manuel Rodrigues, João Sinzo, António Calado e José filho de António de Oliveira do Bairro, criados na quinta do campo do Mosteiro de Alcobaça". 1734-06-18. Coimbra.
O livro apresenta a ordem topográfica de arrumação do cartório do mosteiro. O livro tem soltos vários documentos: - Recibo de Firmino P [?] relativo à entrega feita por Francisco Teófilo, da cidade de Coimbra, dos papéis pertencentes ao Mosteiro de Lorvão. 1844-09-13, Penacova. Refere os autos da última execução que o mosteiro moveu aos povos do chamado casal de Couchel; a ateigação (sic) das terras do mesmo casal; a sinopse extraída desta ateigação contendo a designação das propriedades por números indicando a quota de cada uma em géneros e dinheiro. No verso apresenta outra declaração de António Joaquim [?] em que entregou a Firmino P [?] um caderno dos foros de Penacova e outros lugares, entregue pela cartorária D. Maria Benedita Castro. 1844-09-16, Lorvão. - Carta de António José Inácio de Gouveia, a destinatário não identificado, referindo a necessidade de ver o tombo de Botão e copiar a medição do prazo de Novais. 1859-10-30, Penacova. - Carta de José António da Silva, a destinatário não identificado, referindo um prazo em Ançã. [18--?]-09-18, Botão. - Recibo de Joaquim Ferreira Novo e sua mulher Antónia Correia, do lugar de Souzelas, em como receberam do Mosteiro de Lorvão a destrinça do dito lugar. 1842-09-18. - Recibo de Vicente Ferrer Neto Paiva, sócio comissário da Academia Real das Ciências, em como recebeu da abadessa do Mosteiro de Lorvão, o Livro dos Testamentos, remetido à Academia Real das Ciências, em Lisboa, por ordem régia. 1855-07-30, Coimbra. - Relação dos livros que saem do Mosteiro de Lorvão para a Quinta de Esgueira, feita por António Huet de Bacelar, procurador do mosteiro. Refere 9 livros de tombo, 1 livro mestre, 1 livro reconhecimento de terras, 15 livros de prazos, 1 livro velho, 2 livros de cobrança, 2 livros de foros de Mataduços, 1 livro de laudémios. [17--]
Apresenta, no início, uma nota sobre a elaboração do repertório do cartório, datada de 1543-08-16, Coimbra. Feito por Onofre Francisco, que ‘reordenou’ o cartório por uma ordem alfabética, descrevendo os documentos que considerou mais importantes, atribuindo-lhes uma cota com a letra e numeração romana. Tem índice no início.
Índice do cartório do Mosteiro de Lorvão, no que respeita às gavetas, iniciado no tempo de D. Leonor de Noronha, abadessa do Mosteiro de Lorvão, e provavelmente, finalizado no abadessado de D. Maria da Silva, com a colaboração das bolserias e carturárias, D. Maria de Mendonça e D. Isabel de Noronha. (f. 1 a 94) Descreve as gavetas e os maços (f. 1 a 94) Tem também as minutas das cartas de confirmação aos juízes e das apresentações do curas para as igrejas do mosteiro, e para as que vagarem e beneficios do seu padroado (f. 94) Tem índice toponímico (f. 99).
Este índice, 'exarou o licenciado Manuel Félix Bordéu Salgado, por especial ordem e mandato da exm.ª sr. D. Maria Caetana Francisca de Almeida, digníssima cartorária do dito arquivo, cujo zelo, direcção, vigilância e cuidado faz digno de sua eterna saudade, e de imortal glória do dito mosteiro a quem Deus felicite perpétuos anos de vida.' Descreve as gavetas e os maços (f. 1 a 140) Tem diversos índices: sequencial por fólio (no início), e toponímico (no final) (nova numeração: f. 1 a 248) Tem soltos os seguintes documentos: - Carta de autor não mencionado, referindo fr. Joaquim de Nossa Senhora das Dores, cartorário do mosteiro. - Minuta de certidão - "Documentos para se verem" - "Traslado da doação de Arouce. Não é autêntica. Gav. 3, 3.ª ordem, n.º 2" Este índice, que parece ter continuação do "Livro onde se apontam todos os documentos que há no cartório dos bens pertencentes ao Real Mosteiro de Lorvão e em que livros estão, para com mais facilidade se buscarem e se saber os que há" (Ordem de Cister, Mosteiro de Lorvão, liv. 327).
Apresenta um fólio inicial com o título do livro em cercadura desenhada com motivos florais. Lista dos livros de tombo, traslados de prazos, sentenças, colacções das igrejas, doações, notas dos tabeliães, dos forais do rei D. Manuel I, livros antigos que já não servem, ‘Livros antigos que se acham no cartório de Lorvão, sendo os mais deles dos monges bentos que estiveram neste mosteiro de Lorvão’, e dos maços em papel.
Este índice, que parece ser a continuação do "Index geral de todos os títulos e documentos do cartório deste real Mosteiro, assim em pergaminho como de livros de doações, sentenças, colações, notas e de outros quaisquer [...]" (Ordem de Cister, Mosteiro de Lorvão, liv. 328), terá sido feito pelo o licenciado Manuel Félix Bordéu Salgado. Está organizado por localidades, remetendo para as gavetas, livros de sentenças, livros de colações, livros de notas, livro de doações, livros de tombo. Tem vários documentos soltos: - "Alfabeto deste livro". Remete para as diferentes igrejas, com indicação dos fólios (f. 1 a 267) - "Alfabeto dos documentos e terrras". Remete para as igrejas (f. 1 a 19), localidades (f. 20 a 232) - Apontamento sobre os "Titulos que há no cartório deste mosteiro pelos quais consta ser Midões da Beira do directo domínio deste mosteiro" - Apontamentos sobre diversas localidades: Abiul, São Tiago da Guarda, Almalaguês, Foz de Arouce, Carapinhal e Gondelim, Serpins, Midões da Beira, entre outros. - "Demarcação da Foz de Arouce sentenciada como consta do tombo 5" - Lista de documentos de compra de propriedades existentes nos livros de notas - Dedicatória feita por M. A. Guerra Leal a António Tomás de Almeida da Silva (impresso)
Tem dois cadernos soltos: - "Índice do que consta em alguns livros do cartório" - Relativo a sentenças dadas a favor do mosteiro. - "Rol das pessoas contra quem o Mosteiro de Lorvão alcançou sentença no Juízo da Real Coroa do Porto e das fazendas que cada um cultivou, tanto próprias como de renda em todo o tempo do litígio, e o que cada propriedade poderia produzir em cada ano"
Constituído por dois cadernos e dois bifólios soltos, dentro de capa de pergaminho: - "Lembrança dos livros que estão neste cartório" - "Lembrança dos livros que estão neste cartório, no de Esgueira e os que vieram de Botão" - "Lembrança dos livros que estão neste cartório". Títulos escritos a tinta encarnada. - "Mapa em que se declara a quantia das comedorias e soldadas que se devem pagar aos criados deste real Mosteiro de Lorvão, em observância das leis, da Junta de 20 de setembro celebrada no real Mosteiro de Nossa Senhora do Desterro de Lisboa, em que presidiu o N.I. e R. Sr. frei Manuel de Mendonça, do conselho de Sua Majestade e dom abade geral e esmoler-mor". 1771-02-27