Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

23 records were found.

As herdades em causa são: casal que chamam de João Domingues da Serra, o casal Picão, meio casal de Leceia, Barcarena, um casal em Pedralvo, Barcarena, a vinha que chamam de Vicente Negro, em Torres Vedras, uma courela de herdade a par desta vinha, três courelas de herdade em Randide, Torres Vedras, em terço de vinha e um ferragial em Xabregas, e um casal em Morelena, termo de Sintra. Queixava-se o Mosteiro de Arouca que da quarta parte das colheitas que os lavradores entregavam eram feitos seis quinhões, pertencendo três ao Mosteiro de Lorvão, dois ao Mosteiro de Arouca e um aos herdeiros de Martim Anes de Breteiros, valendo a parte de Arouca, 30 libras anuais, e que desde 1372 que Adão Domingues e Daniel Domingues filhavam ao mosteiro a sua parte, devendo-lhe 300 libras. Pondo fim à demanda, que por apelação do mosteiro subira à corte, acordam as partes em que o Mosteiro de Arouca tenha sete quinhões, três das herdades mencionadas, bem como de todas as herdades e posições que são chamadas dos sete quinhões do condado de Alverca, ficando o quinhão de Martim Anes de Briteiros; e que o Mosteiro de Lorvão tenha quatro quinhões. Tem insertos: - Procuração de D. Guiomar Mendes, abadessa do Mosteiro de Arouca, a Rodrigo Eanes. 1343-03-26, Arouca. - Procuração de D. Guiomar, abadessa do Mosteiro de Lorvão, a Adão Domingues e Daniel Domingues. 1345-04-19, Lorvão. Tabelião: Lopo Garcia. Tem selo de cera encarnada, pendente por cordão encarnado.
Pagando estes casais de foro o quarto do pão, vinho e linho, acorda-se em que o rei fique com metade deste quarto e a outra metade seja dividida em partes iguais entre os dois mosteiros. Tem insertos: - Procuração de D. Joana, comendadeira do Mosteiro de Santos, a Martim Martins Balastro. 1340-06-19. Tabelião: Afonso Peres. - Procuração de D. Teresa de Freitas, abadessa do Mosteiro de Arouca, a Gonçalo Esteves, deão de Lamego. 1340-05-19, Arouca. - Procuração de D. Teresa de Freitas, abadessa do Mosteiro de Arouca, a Rodrigo Eanes. 1337-12-26, Arouca. Tabelião: Afonso Peres, com sinal público.
A condessa D. Guiomar de Castro, com autorização do Mosteiro de Arouca, aforara esta terra maninha a Diogo Afonso, requeredor da sisa do trigo, morador em Lisboa, para ele a fazer em vinha, em 18 de março de 1457, prometendo-lhe que depois se faria escritura do aforamento. Tabelião: Fernão Martins, com sinal público.
A condessa D. Guiomar trazia emprazados esses bens por 13000 reias anuais, ficando contudo a esta, enquanto viver, o direito a receber as rendas desses bens e a obrigação de pagar o foro anual dos 13000 reais. Tabelião: Rui Vasques, com sinal público. Tem em opistógrafo: - Atestação notarial da carta de posse de certos bens e rendas, em Alverca, que a condessa D. Guiomar trazia emprazados do Mosteiro de Arouca, tomada por Luís Gonçalves, escudeiro, procurador do mosteiro. 1473-04-02, Alverca.
António Fernandes substitui-se ao mosteiro em todos os encargos da demanda que lhe é movida na corte e sua Santa Sé, por Fernão Nunes, morador em Aveiro, que considera ter direito a este mesmo prazo em virtude de um emprazamento que lhe foi feito por D. Beatriz Pereira, anterior abadessa. Tabelião: Rui Gonçalves, com sinal público.
Deve ser feita inquirição de: - o Mosteiro de Arouca, há mais de 40 anos, recebia anualmente, os foros das seguintes herdades: casal que chamam de João Domingues da Serra, casal Picão, meio casal de Leceia, Barcarena, um casal em Pedralvo, Barcarena, a vinha que chamam de Vicente Negro, em Torres Vedras, uma courela de herdade a par desta vinha, três courelas de herdade em Randide, Torres Vedras, em terço de vinha e um ferragial em Xabregas, e um casal em Morelena, termo de Sintra. - que da quarta parte das colheitas que os lavradores entregavam eram feitos seis quinhões, pertencendo três ao Mosteiro de Lorvão, dois ao Mosteiro de Arouca e um aos herdeiros de Martim Anes de Breteiros, valendo a parte de Arouca, 30 libras anuais. - que desde 1372, Adão Domingues e Daniel Domingues, alfaiates, moradores em Lisboa, filharam ao Mosteiro de Arouca, a sua parte nos foros destas propriedades. Tabelião: Afonso Domingues.
Contém: - Atestação notarial da fronta feita por João Martins, abade de Arcozelo e procurador do Mosteiro de Arouca, a João Vicente, filho de Vicente Ascenço, morador em Torres Vedras, para que fosse tomar posse do casal da Coiraça, com o seu forno, que lhe fora emprazado, ao que ele respondeu que o faria. 1383-07-07, Lisboa. Tabelião: João Peres, com sinal público.