Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

40 records were found.

São doados 4 casais em Cafães, chamados Casal de Laguna, Casal da Fonte, Casal de Quintães e Casal de Outidelo e em Cervia chamado Casal de Maceneira, com a condição de aí entrarem três gafos chamados Domingos, Joanes e outro Domingos, por alma de D. Dordia Gil. Notário: Martim Miguel, com sinal público. Carta partida por ABC, na margem superior. Vestígios de dois selos pendentes, perfuração do suporte.
Mandadas executar por Domingos Esteves, juiz no julgado de Sanfins. Ao Mosteiro de Arouca, representado pelo seu procurador Martim Gomes, ficam parte de uma devesa que confina com a Ponte Velha, parte de um campo de lavra que fica junto de uma propriedade de Martim Porcalho, duas leiras no vale e umas casas e o choupal que fica entre elas. Tabelião: Rodrigo Estevães, com sinal público.
A doação só terá efeito depois da morte da doadora, e depois da morte de Constança Fernandes transitará para o Mosteiro de Arouca. Tabelião: João Esteves, com sinal público.
A composição amigável está datada de 1329-05-04, Arouca. Bento Domingues deverá pagar, como foro anual da dita vinha, 1 morabitino velho. Tabelião: João Estevães. Tabelião: Vasco Lourenço, com sinal público.
Tem inserto: - Procuração passada por Margarida Alvim a seu marido Pero de Sousa para a representar em todos os assuntos. 1444-11-22, Bragança. Tem em opistógrafo: - Carta de posse do casal em Poiares, por Pero Alvares Godinho, procurador do Mosteiro de Arouca. 1451-07-21, Poiares. Tabelião: Gonçalo Martins, com sinal público.
Pela sentença determina-se que Pero Esteves deve pagar renda ao Mosteiro de Arouca e fica absolvido da demanda. A contenda passa a ser entre o Mosteiro de Bustelo, representado por Pero Lourenço seu procurador, e o Mosteiro de Arouca, representado por Francisco Domingues seu procurador, concluindo o juiz que não lhe cabe o conhecimento do feito. Tabelião: Gil Vicente, com sinal público.
Tem insertos os documentos: - a) Pública-forma da carta de confirmação da venda feita por D. Urraca Gonçalves, seu filho Rui Fernandes e sua mulher Guiomar Martins, a Domingos Martins e sua mulher Luzia Peres, em 1290-04-30, de um casal em Paços e de parte de um casal que pertence a Rui Peres. 1337-10-15. - b) Pública-forma da carta de aforamento feito por D. Urraca Gonçalves, seu filho Rui Fernandes e sua mulher Guiomar Martins, a Domingos Martins, e sua mulher Luzia Peres, em 1290-04-30, de um meio casal em Paços, duas leiras em termo de Migoas (?), e duas leiras em termo de Aldeia. 1337-10-15. - c) Pública-forma da carta de emprazamento em três vidas, feito por Inês Fernandes, dita Gata, monja do Mosteiro de Arouca, a Estêvão Domingues, sua mulher Maria Domingues e um filho destes, do direito das entradas que tinha em Paços e seu termo, na freguesia de Santa Marinha. 1318-12-27. Tabelião: Vasco Lourenço, com sinal público.
Tem inserto: - Procuração passada por Leonor Gonçalves, a seu marido Vasco Fernandes de Figueiredo, dando-lhe poderes para tratar de todos os assuntos. 1367-01-08. Tabelião: Rui Martins, com sinal público.
O Mosteiro de Arouca é representado pelo seu procurador Gonçalo Eanes, e a outra parte pelo procurador João Lourenço. Domingos Marcos e sua mulher são julgados à revelia e o referido casal e herdades são considerados desembargados e entregues ao Mosteiro de Arouca. Tabelião: João Estevães, com sinal público.
A terra pertencia a Martim Anes de Sousa, rico-homem e sua mulher D. Branca Lourenço, que outorgaram a renda ao Mosteiro de Arouca em pagamento de direitos que lhe deviam. Tabelião: João Estevães.
A terra pertencia a Martim Anes de Sousa, rico-homem e sua mulher D. Branca Lourenço, que outorgaram a renda ao Mosteiro de Arouca em pagamento de direitos que lhe deviam. Tabelião: João Estevães.
O Mosteiro de Vila Boa do Bispo fica com a Quinta de Sandi e D. Fruilhe Lourenço, para pagar as dívidas de seu pai, fica com 300 libras, uma mesa, a cama, um mouro, duas sortelhas e, do herdamento com a Quinta de Avoenga e o terço das compras e ganhadias de todos os outros herdamentos. Tabelião: Pedro Pais, com sinal público. Carta partida por ABC, na margem superior. Vestígios de selos pendentes, perfuração do suporte e cordão cru.