Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

7 records were found.

Morada: rua direita de São Paulo. Cônjuge: D. Ana Caetana de Groot. Falecido em: 26 de dezembro1786. Inventariante: cônjuge. Herdeiros: viúva e os filhos Maria do Carmo Groot de Brito, João Inácio Groot de Brito e Dâmaso José. Bens: - Peças de prata: salvas com três pés lavrados, feitio à inglesa, colher que serve para tirar caldo em forma de concha, com filetes, colherinhas para chá, tenaz e escumadeira com folhagens em forma de trança, fivelas que servem para o pescoço, lisa pelas costas guarnecidas com vinte e nove crisólito, fivelas que servem para ligas, lisas pelas costas com suas charneiras de ferro guarnecidas com cinquenta e nove pedras brancas, fivelas de sapatos à maltesa, espadim com bocal, duas argolas e ponteira; - Móveis: cadeiras de nogueira e de pinho, um canapé, tremó dourado, banquinha e espelho, papeleira de pau-santo, baú de cabelo, mesas de jantar, banquinhas de pau-preto, sobreportas lisas, mesa de escrever em pinho, estante de pinho para papéis, banca de cozinha em pinho, candeeiro de sala de cristal, um cravo de marca grande de quatro oitavas, jogo de buxo, cordas amarelas, foleado de preto por dentro e pintado de verde por fora, um colchão cheio de lã; - Roupa: lençóis de esguião de oito varas, de linho e de pano ordinário, travesseiros de esguião e de linho, almofadinhas de linho, toalhas de mãos em linho e em esguião, toalhas de mesa, cobertores de damasco, de papa, de droguete, coberta de chita; - Vestuário: camisas em esguião e em linho, vestidos de veludo forrado de cetim, de pano fino forrado de tafetá, de pano cor de fogo, de gorgorão preto; - Loiça: pratos de guardanapos, bule, tabuleiro de charão preto; - Peças de arame: bacia de pés, tacho; - Peças de latão: candeeiros; - Peças de estanho: pratos grandes, bacia e jarro, castiçais; - Diversos: uma casa forrada de tafetá carmesim e outra com panos na parede; - Bens de raiz: propriedade de casas, marinhas de sal. Dívidas passivas. Contém um “Instrumento de dote para casamento e obrigação”. Contém seis apensos soltos. Escrivão: José Joaquim da Rocha.
Morada: rua de São João da Mata. Cônjuge: Escolástica Benedita. Testamenteiro: António José de Lemos. Inventariante: António José de Lemos. Herdeiros: os filhos António José, António Joaquim e Jacinta Rosa. Bens: - Peças de prata: um relógio de algibeira de prata, com caixa de tartaruga, fábrica coberta, autor Roberto Marhham, n.º 10259, uma caixa para tabaco, forrada por dentro e tampa, botões de camisa, grilhão, colheres de guardanapos lisas com filetes, garfos de quatro dentes, colheres de sopa, cabos de faca, colher de sopa grande, lisa, marcada na lei, fivelas de sapatos e de calção; - Móveis: papeleira de pau-santo, com oratório e uma imagem de Santo Cristo, uma banca de bacio de espelho em madeira do Brasil, outras bancas de madeira do Brasil e em pinho, caixas, baú, travessas em madeira do Brasil, tripeças, espelho, um catre, um cabide, prateleira, dobadoura; - Roupa: cobertores de uma só pessoa e outro de papa, lençóis de linho, toalhas, fronhas, cobertas de chita da Índia, enxergão, colchão; - Vestuário: meias de linha, lenços de cor, camisas de paninho e de linho, ceroulas, jalecos, coletes, calções, capote, casaca, sobrecasaca; - Acessórios: martelo, rabote, formão, serra, compasso, luneta de caixa de madeira; - Loiça: pratos, terrina com tampa, sopeiras sem tampa, chávenas, tigelas; - Peças de vidro: garrafas, garrafões, copos, pratos; - Peças de pó de pedra: pires; - Peças de cobre: púcaro; - Peças de arame: candeeiro de três lumes, caldeira, bacia de sangria, pratos; - Peças de estanho: seringas; pratos; - Bens de raiz: propriedade de casas e casas. Dívidas ativas. Contém um apenso. Escrivão: Joaquim José Baptista Ferreira.
Morada: Lisboa. Cônjuge: Maria Franca. Falecido em: 6 de janeiro de 1710. Inventariante: Ana Leocádia Franca dos Santos. Herdeiros: a inventariante e os irmãos, Fernando Bruno dos Santos, Joaquim Eleutério dos Santos, Eufémia Doroteia, Alexandrina Maria Franca, Juliana Joana Lina Franca. Bens: - Móveis: catre de pau-santo, oratório de madeira do Brasil, bufete, banca com gavetas, banca de duas abas, cabide de pinho, prateleira de pinho, caixa de pinho, baús forrados de couro preto com fechaduras, painéis de diferentes tamanhos com pintura em papel e com vidros, cadeiras de madeira do Brasil com assentos de couro e costas da mesma madeira, imagem de Santo Cristo; - Peças de bronze: almofariz de marca pequena com mão; - Peças de estanho: pratos de meia cozinha; - Bens de raiz: propriedades de casas. Dívidas passivas. Contém cinco apensos, um deles relativo à “décima e novos impostos dos prédios pagos até 1817”. O processo correu pelo Juízo dos Órfãos da cidade de Lisboa, Repartição do Bairro Alto, cartório do escrivão Francisco José Alves.
Naturalidade: Cádis. Morada: Lisboa. Cônjuge: Bárbara Maria Sauveterre. Falecido em:18 de janeiro de 1775. Inventariante: cônjuge. Herdeiros: viúva e filho José Maria. Bens: - Dinheiro: 2.599.365 réis; - Peças de ouro e prata: pulseiras com folhas guarnecidas de ouro lisas pelas costas, com duas tranças guarnecidas pela frente com cento e vinte e oito brilhantes cravados em prata, relógio de ouro aberto com caixa de dois vidros, círculos de metal dourado e coberta de verniz vermelho, autor Lépine Paris, mostrador de esmalte, ponteiros de ouro e corda pelo mostrador; - Móveis: catre de madeira de bordo com cabeceira entalhada, papeleira de madeira de bordo com quatro gavetas, tamboretes de pau de bordo com assentos de couro preto, painéis pequenos com molduras e pintura em vidro, contadores pequenos, armário de pinho, baús, bancas em feitio de comodas, banca de abas quadrada, banca de cozinha de pinho; - Roupa: lençóis de linho, almofadinhas ou fronhas de linho, guardanapos e toalhas; - Vestuário: pescocinhos, barretes de linha, camisas de esguião com punhos de casa, camisas lisas de pano de França, casaca de saragoça, casaca de pano, vestidos de casaca véstia de pano de saragoça fina, capote de Baetão, chapéu com galão de ouro; - Diversos: moinho de moer café; - Peças de aço: espadim; - Livraria: 32 livros de vários autores. Contém quatro apensos. O processo correu pelo Juízo dos Órfãos da cidade de Lisboa, Repartição do Bairro Alto, cartório do escrivão José Joaquim da Rocha.
Profissão: marceneiro. Morada: rua Direita do Loreto. Cônjuge: Rita Mariana de Paiva. Falecido em: 27 de outubro de 1822. Testamenteiro: cônjuge. Inventariante: cônjuge. Herdeiros: a viúva e os filhos Julião José de Paiva, Martinho José de Paiva, Núria Rita de Paiva, Rita de Paiva, Custodia de Paiva, Rosa de Paiva e Joana de Paiva. Bens: - Móveis: cómoda de pinho, banca de madeira de caixa e de madeira do Brasil, catres de vinhático e de madeira do Brasil, caixa de pinho, prateleira de pinho, tamboretes, berço, bancas, cadeirinhas de madeira do Brasil para crianças se sentarem à mesa; - Roupa: lençóis de linho, de dois panos, travesseiros e almofadinhas de linho, dobras de cobertor de cavalim, toalhas de linho para mesa, toalhas para mãos, panos de estopa para cozinha, sacos de algodão, colchões cheio de lã, cobertores de papa pequenos, sobrecamas ou cobertas de chita; - Vestuário: camisas de linho, camisas de paninho, meias de linha e de algodão, lenços de pescoço e de assoar, calções de ganga, coletes brancos, casaca de saragoça, uma niza de fazenda, sapatos; - Peças de cobre: panela com tampa, chaleiras de diferentes tamanhos, frigideira; - Peças de arame: bacias para sangria, bacias para lavar as mãos, candeeiros de diferentes tamanhos. Ferramentas da loja e pedaços de madeira, dívidas ativas e passivas. Contém um apenso. O processo correu pelo Juízo dos Órfãos da cidade de Lisboa, Repartição do Bairro Alto, cartório do escrivão Joaquim José Baptista Ferreira.
Naturalidade: “Napolitano”. Profissão: trombeta das Reais Cavalharices. Morada: rua de São Domingos, freguesia de Nossa Senhora da Lapa. Cônjuge: Maria do Céu. Falecido em: 10 de janeiro de 1787. Testamenteiro: cônjuge. Inventariante: cônjuge. Herdeiros: a viúva e as filhas Nicoleta Catrina, Mariana dos Reis e Joana Maria. Bens: a inventariante declarou que o seu marido não possuía móveis com valor. Dívidas ativas e passivas. Contém um apenso. Foi nomeado para curador António Joaquim Rodrigues de Sousa a 3 de março de 1787. Escrivão: José Joaquim da Rocha.
Morada: rua dos Cordoeiros, freguesia Santa Catarina Cônjuge: Vicência Maria Madeira. Falecido em: 25 de maio de1805. Testamenteiro: cônjuge. Inventariante: cônjuge. Herdeiros: a viúva e as filhas Teresa Pastora, Maria da Penha de França Pastora e Joana Francisca Pastora. Bens: - Peças de ouro e prata: cordões de ouro com argola marcada, uma volta de cordão, uma imagem da Senhora da Conceição, rosário com cruz e dois laços também de ouro, brincos, argolas de orelhas, um par de jasmins de orelhas, formado por cinco folhas cada um, guarnecidos com quarenta cristais brancos e seis topázios amarelos cravados em prata, um anel formado de dois círculos com aro e fundo em ouro, alfinetes de peito e uma estrela em prata, fivelas para sapatos e para calções em prata; - Móveis: oratório de pinho com uma imagem de Santo Cristo em madeira, resplendor de latão e lira de pau-santo, painéis ao Divino em pinho com pinturas em pano, cómoda de madeira do Brasil e outra de vinhático, banca de abas, espelho com moldura de pinho com ornatos de talha dourada, tripeças; - Roupa: lençóis de linho, de algodão e de estopa, fronhas, toalha de estopa, colcha, coberta de chita da Índia, colchão de riscado de Hamburgo, cobertor de lã, cobertor de papa de Inglaterra; - Vestuário: casacas, calção, pantalonas, colete, vestido e saia de nobreza, camisas, ceroulas; - Peças de cobre: fogareiro com cabo de ferro; - Peças de latão: cadeeiro de três luzes; - Peças de arame: bacia chumbada. Bens da armação da loja de chapéus, fazenda da mesma e dívidas ativas. Contém um apenso. O processo correu pelo Juízo dos Órfãos da cidade de Lisboa, Repartição do Bairro Alto, cartório do escrivão José Joaquim da Rocha.