Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
15 records were found.
Morada: lugar de Unhos.
Cônjuge: Bartolomeu de Fontes.
Falecido em: 31 de janeiro de 1641.
Herdeiros: os filhos Maria, Joana e Manuel Ribeiro de Fontes.
Bens: não são mencionados.
Francisca Ribeira pede a legítima de seu filho menor Manuel.
Contém três apensos.
Escrivão: João Camelo.
Morada: lugar de Unhos.
Cônjuge: João Cordeiro.
Falecida em: janeiro de 1703.
Inventariante: cônjuge.
Herdeiros: o inventariante, os filhos Bebiana, Maria, Manuel e Pedro.
Bens: - Móveis: um leito de pau da Índia, arcas com fechaduras, de couro, de pau de bordo, de cedro e de pinho, caixão da Índia com fechadura, escritório antigo, painéis, um bufete com duas gavetas de pau de bordo, cadeiras pretas com pregaria, estrado de pinho; - Roupa: colchões de linho e de estopa, um enxergão de palha com pano de estopa, lençóis de linho e de estopa, armação de cama em linho, toalhas de linho com rendinhas, toalhas de mãos em linho com renda antiga, toalhas de mesa de linho, toalhas de renda, guardanapos de linho, travesseiros e almofadinhas de linho, cobertor de pano encarnado, toalhas de rede de porta; - Vestuário: lenços de linho, capa de mulher em baeta, saias, uma de serafina encarnada com guarnições, outra de estamenha, colete de mulher em serafina encarnada, gibão de mulher verde e cor de ouro; - Peças de latão: candeeiro de quatro lumes, alguidar para amassar, almofariz; - Peças de arame: tachos; - Peças de estanho: castiçais; - Peças de cobre: panela, frigideira; - Diversos: tapete de terra com cadilhos, fio de linho por curar, um pouco de lã solta, corais grossos, loiça branca de cozinha, cortinas de porta vermelhas, pratos, uma esteira, uma talha vidrada que levava três cântaros, talhas que levavam seis cântaros, pipas para vinho e água, tinas de pau, cestos de seis almudes, tinocas, celha e funil de pau, enxadas e sacho, machado e martelo, cabazes de fruta, cestos de vindima, uma espingarda, um arcabuz, tonel de vinho; Bens semoventes: uma mula velha e uma jumenta preta; - Bens de raiz: vinhas, propriedades de casas.
A inventariada foi casada primeira vez com Manuel Soares.
Contém dois apensos.
Escrivão: António José de Macedo.
Morada: lugar de Unhos.
Cônjuge: Josefa Maria.
Falecido em: setembro de 1944.
Inventariante: cônjuge.
Herdeiros: a inventariante, os filhos Inácia, António e Páscoa.
Bens: - Peças de prata: relógio; - Móveis: arcas de cedro com fechaduras, caixão da Índia, bufete torneado em pau da terra, caixa de pau, tamboretes com pregaria miúda, cadeiras pretas, contador de pau preto com quatro gavetas, espelho de pau preto; - Vestuário: lençóis de linho, guardanapos de linho, travesseiros e almofada de linho, toalhas de linho, colcha de pano de linho, colchão de pano de linho; - Bens de raiz: casas.
Dívidas passivas.
Contém quatro apensos.
Escrivão: Manuel da Mota Ribeiro.
Morada: lugar de Unhos.
Cônjuge: Henrique Manuel.
Falecida em: 5 de março de 1742.
Inventariante: cônjuge.
Herdeiros: o inventariante, os filhos Ana Bernarda, José Henriques e Inácia.
Bens: - Peças de ouro e prata: brincos de ouro com diamantes; - Móveis: escritório antigo com gavetas e porta, mesa redonda pintada, tamboretes de sola, bufetinho de duas gavetas, caixa com fechadura em pau de bordo, um leito, colchões, um de pano de Hamburgo, outro de estopa; - Roupa: travesseiro de linho, cobertor de papa, cortinas de damasco, cortina de alcova, lençóis de linho de três panos, toalha de mesa adamascada, toalhas de mãos de linho; - Vestuário: manto de seda, saias de seda, de sarja de França, de meio esguião e de gorgorão com renda, capa de seda; - Diversos: talhas com várias medidas, miudezas da casa; - Loiça: pratos, pires, açucareiro com tampa, tijelas, tudo loiça da China; - Bens semoventes: um cavalo.
Escrivão: Bernardino Manuel da Mota Ribeiro.
Morada: lugar da Apelação, termo de Lisboa.
Cônjuge: Maria de Fontes.
Inventariante: cônjuge.
Herdeiros: a inventariante, os filhos Margarida de Fontes, Grácia de Fontes, padre Luís de Fontes, Manuel de Fontes, Tomás de Fontes e Francisco.
Bens: - Móveis: bancal e leito da Índia vermelho, pavilhões brancos, escritório com pés, caixão da Índia, arcas, cadeiras pretas, mesa de engonços; - Roupa: colchões, lençóis de linho e estopa, guardanapos, toalha de mesa, toalhas de mãos, algumas com renda, almofadinhas, cobertor vermelho de pano, redes de porta; - Acessórios: talhas "que serve de azeite que levava seis e três cântaros", tonéis para vinho, pipas de vinho, tinas, bota; - Peças de arame: tacho, almofariz; - Bens de raiz: casas e vinhas. Dívidas passivas.
Contém o testamento e outros apensos.
Escrivão: João Camelo.
Profissão: moedeiro.
Morada: lugar de Unhos.
Cônjuge: Silvestra Antunes.
Falecido em: fevereiro de 1657.
Inventariante: cônjuge.
Herdeiros: a inventariante, os filhos do primeiro casamento António da Cruz e Isabel Lopes, e do segundo casamento, José Lopes e Manuel Lopes.
Bens: - Móveis: caixas de pinho, cedro e encouradas, cadeiras de nogueira de pés direitos, arquinha em carvalho, mesa de pinho e de bordo, caixões de ourives; - Roupa: colcha branca, colchões de linho, lençóis de linho e de estamenha, cobertor verde de pano, travesseiros cheios de penas, "cama" de linho com franja, almofadas de linho com renda, tapete de Castela, godrim de pano da Índia, toalhas de mesa adamascadas, uma de algodão, outra de linho, toalhas de rede, uma de janela, outras de cantoneira; - Vestuário: vestido de pano; - Diversos: mancebo de bordo, bandeja pequena, pedra de afiar, tenazes de tirar ouro, moedeira de esmalte, foles, rilheira, um faio com martelo, bigorna, tinas, uma de pisar, outra de curtir vinho, botas, tonel de vinho, pipas de água, lagariça de pau, barril, funil de pau, gamela e pipas; - Peças de arame: almofariz, tabuleiros, peneiras e alguidares; - Peças de cobre: arcabuz, lança; - Bens de raiz: terras, vinhas e casas. Dívidas passivas.
O inventariado foi casado primeira vez com Mariana Nunes.
Escrivão: Lourenço Borges Alves.
Morada: lugar de Unhos.
Cônjuge: Simão Gonçalves.
Falecida em: julho de 1629.
Inventariante: o genro Domingos João.
Herdeiros: os filhos Isabel Francisca, Maria Francisca, Domingas Francisca, Francisca Pires, Gonçalo Fernandes, e netos.
Inventário de bens de Francisca Pires: - Móveis: arca, cadeiras de costas de madeira de bordo, mesa e catre de madeira de bordo; tabuleiros de pinho, arca; - Roupa: colchões de linho e de lã, lençóis de estopa, cobertor de papa, travesseiros e guardanapos de linho, toalhas, enxergão; - Vestuário: manto de sarja, saia de baeta; - Acessórios: pipa para água-pé, almudes, tina de dois fundos, bota para vinho, teiga, alcofa; - Peças de latão: bancal, almofariz, alguidar; - Peças de estanho: piche de meia canada; - Peças de arame: castiçal, prato, caixa; - Bens de raiz: vinha, casas térreas. Dívidas ativas.
Contém o testamento.
Contém o inventário de bens de Simão Gonçalves: - roupa: lençóis de linho, travesseiros de linho, colchões, cobertor de papa, toalha de mãos; - Móveis: caixas, cadeiras de costas, mesa de madeira de bordo ; - Acessórios: alguidar, bota para vinho, funil; - Peças de latão: almofariz e castiçal; - Bens de raiz: vinha, casas térreas.
Escrivão: António de Matos da Fonseca.
Morada: lugar de Unhos.
Cônjuge: Maria Luís.
Falecido em: novembro de 1633.
Inventariante: cônjuge.
Herdeiros: a inventariante, os filhos Ângela Luís, Mariana Gonçalves, André Gonçalves, Domingos e Pascoal.
Bens: - Móveis: caixa de pinho, cadeiras de pau, arca de pinho, mesas de madeira; - Roupa: toalhas de mãos; - Acessórios: "botas" para vinho, pipas para água; - Peças de estanho: tina de dois fundos; - Bens de raiz: casas, vinhas. Dívidas ativas.
Contém dois apensos.
Escrivão: Pedro Dias.
Morada: lugar de Unhos.
Cônjuge: Catarina da Costa.
Falecido em: maio de 1646.
Inventariante: cônjuge.
Herdeiros: a inventariante, as filhas Mariana e Francisca.
Bens: - Móveis: banco redondo da Índia forrado de couro, caixa de pau de Brasil, gaveta em madeira de bordo, cadeiras, catre de madeira de bordo, tabuleiros de talha, prateleira de pinho, quadros pintados; - Roupa: colchão e travesseiro de linho; lençol de linho, pavilhão de linho, penteador de pano da Índia, toalhas de mesa de Flandres, toalhas de água de estopa, travesseiro e almofadinha de linho lavrado, cobertor de pano azul; - Vestuário: calções de estopa; - Peças de arame: alguidar de amassar; - Bens de raiz: casas. Dívidas passivas.
Contém dois apensos.
Escrivão: Manuel Reimão.
Morada: lugar de Unhos.
Cônjuge: Joana Colaça.
Falecido em: janeiro de 1645.
Inventariante: cônjuge.
Herdeiros: a inventariante, os filhos Joana Colaça, Manuel e Domingos.
Bens: - Móveis: tabuleiro de pinho, banca de pinho; - Bens de raiz: casas.
Contém um apenso.
Escrivão: Manuel Reimão.
Morada: rua da Glória, freguesia de Santa Engrácia.
Cônjuge: José Inácio.
Falecida em: 11 de julho de 1802.
Testamenteiro: cônjuge.
Herdeiros: o testamenteiro, os filhos António Inácio, João Inácio e Teodoro Inácio.
Bens: - Peças de ouro e prata: espadim de prata lavrado de meias canas fingindo pérolas com bainha branca, fivelas de prata de sapatos lavradas, botões de orelhas de círculos guarnecidos com doze dobletes verdes com vinte e seis cristais brancos cravados em prata, relógio com duas caixas de prata, autor J. Stroud, número sete mil oitocentos e vinte e seis; - Móveis: caixas de madeira quadrada de abas, uma de madeira do Brasil, outra coberta de moscóvia, caixinha de pinho; - Roupa: lençóis de linho, toalhas de mãos de algodão, guardanapos, quatro lenços brancos; - Vestuário: capa de baetão com gola de seda branca, saiote e casaquinha de droguete com gola de cetim, roupinhas de pano encarnado, saias de fustão, de chita e de baeta, corpo de chita, roupinhas de fustão, mandrião de chita, xailes de chita e lã, camisas de mulher em linho, anáguas de algodão, meias de linha para mulher; - Peças de arame: candeeiro de latão de três lumes, bacia para sangria; - Peças de cobre: frigideira, caçarola pequena; - Bens de raiz: propriedade de casas na rua da Glória, freguesia de Santa Engrácia. Dívidas passivas.
Contém um apenso.
Escrivão: Escrivão: José Cláudio de Mendonça Cisneiros.
Morada: Unhos.
Cônjuge: Manuel Lopes.
Falecida em: 15 de fevereiro de 1711.
Inventariante: o neto Domingos Lopes.
Herdeiros: os netos Domingos Lopes e José Correia da Costa, José Cordeiro, viúvo de Mariana Teresa, neta da inventariada, por cabeça dos seus filhos menores.
Inventário de bens de Francisca Silvestra: - Roupa: lençóis de linho e de estopa; - Bens de raiz: propriedade de casas no lugar de Unhos. Dívidas passivas.
Inventário de bens de Manuel Lopes, falecido em setembro de 1678: - Móveis: caixas de cedro, cadeiras de encosto, uma mesa de bordo com pés; - Roupa: lençóis de linho e de estopa, colchões de estopa, travesseiros de linho com fronhas, cobertor de pano azul, toalhas de mãos, uma de pano de linho, outro de pano da Holanda com renda, duas almofadinhas de linho, guardanapos, uns atoalhados de linho, outros de estopa, toalhas, uma de porta, outra de janela de rede; - Bens de raiz: propriedade de casas no lugar de Unhos. Dívidas ativas e passivas.
Contém dois apensos, um deles o inventário do cônjuge.
Escrivão: João António Coimbra de Andrade.
Profissão: chocolateiro.
Cônjuge: Josefa Serrana.
Falecido em: 20 de outubro de 1794.
Inventariante: cônjuge.
Herdeiros: a inventariante, os filhos Eufémia Antónia, Joana da Trindade, Teresa de Jesus e Vitorina Antónia da Conceição.
Bens: - Peças de ouro e prata: brincos de ouro a que chamam "a Romana", formados de cabeça, lacinho e pingente guarnecidos com quarenta e dois diamantes rosa de vários tamanhos e cravados em ouro, cordões de ouro, um grosso e um delgado de fuzis meias canas, caixa de tabaco de prata coberta a buril, colheres, garfos e facas com cabos de prata, fivelas de prata que serviam para sapatos, liga de calção e pescocinho, todas diferentes nos moldes, as primeiras de filetes e quadrados, as segundas de pedras cortadas e fingidas e as terceiras de meias canas retorcidas, um florete de prata de concha e guarda-mão lavrado; - Móveis: cómodas de madeira do Brasil com gavetas de bojo com ferragens de latão, uma delas com um corpo de oratório de pinho pintado, tamboretes de madeira do Brasil com pés de garra e assentos de moscóvia, bancas de abas quadradas de madeira do Brasil e de pinho, caixas, uma abaulada coberta de couro de cabelo e outras de pinho, espelho com moldura de pinho pintado, uma dobadoira; - Roupa: lençóis de algodão, de cabalim e de linho guarnecidos de renda da terra, travesseiros, um de esguião guarnecido de folhos de cassa, almofadinha guarnecida de renda da terra, toalhas de mãos de cabalim e de algodão, toalha de altar de cabalim guarnecida de renda da terra, toalha de mesa e guardanapos de olho de perdiz, colcha, armações de cama de chita, chão branco com ramos de cores que consta de cobertores, cortinas e sanefas, saraça, fronha de damasco carmesim e amarelo; - Vestuário: camisas de homem de linho; - Acessórios: uma imagem de Cristo de madeira de pau-santo, uma imagem de Santo António de marfim, retratos pintados com molduras de pinho; - Peças de cobre: alguidar, marmita, tijela, caçarolas, frigideira, caldeira para aquecer água para o chá, chocolateira com tampa, caçoilo; - Peças de arame: bacias de pés e mãos, tacho, almofariz, candeeiro de latão; - Peças de estanho: pratos de vários tamanhos, pratos de guardanapos; - "Trastes da loja de chocolateiro": armários de pinho, prateleiras de pinho, bandejas do ofício de chocolateiro de madeira do Brasil, tacho de arame. Dívidas passivas.
A viúva casou segunda vez com Custódio Luís de Freitas.
Contém quatro apensos.
Escrivão: José Cláudio de Mendonça Cisneiros.
Morada: Paço do Bom Formoso.
Cônjuge: Maria da Conceição.
Falecido em: 8 de novembro de 1739.
Testamenteiro: o genro António Soares Batalha.
Herdeiros: os filhos Francisco Bessa, Maria da Conceição, Pedro Farinha, Francisco das Chagas, Páscoa Maria, Luísa Maria, Briolanja Maria, José Cordeiro, Francisco Xavier, Catarina Maria e Josefa
Bens: - Móveis: colchões, bufete de pinho com gavetas; - Roupa: lençóis, cobertores de serafina e bragal com debrum, cortinas e sanefa de serafina, colchas, uma delas da Índia; - Vestuário: capote de burel, (...) de barregana, camisas de linho, ceroulas, meias, saias de lã e linho; - Acessórios: um crucifixo, duas imagens de barro; - Bens de raiz: casas e vinhas. Dívidas ativas.
Contém quatro apensos.
Escrivão: João António de Andrade.
Morada: lugar de Unhos, freguesia de São Silvestre.
Cônjuge: Joaquina da Conceição.
Falecido em: 10 de fevereiro de 1812.
Inventariante: cônjuge.
Herdeiros: a inventariante, os filhos do primeiro casamento Ana Luísa, André Galvão e Manuel Galvão, os filhos do segundo casamento Joaquim Félix, Francisco Félix, Maria do Carmo e Luís.
Bens: - Peças de ouro e prata: brincos de ouro de cabeça, lacinho e cabaça fingindo filigrana; - Móveis: painéis pequenos ao Divino com molduras douradas com vidros, caixões, um de madeira da Índia, outro com ferrolho, caixas de madeira, uma de caixa de açúcar, outra de pinho, cadeiras com assentos e costas de sola lavradas e com pregaria grossa, estrado de pinho, bancas de pinho, tabuleiro de pinho, leito de madeira de caixa de açúcar; - Roupa: colcha branca de linho, toalhas de mãos de linho e de algodão, uma com renda, lençóis de linho, de algodão e de estopa, colchão; - Vestuário: colete de pelúcia, véstia de saragoça forrada de baeta, gibão de briche forrado de baeta, calções de saragoça; - Diversos: canastra encourada, peneiras e crivo, metade de um barco e redes de pescaria; - Tecidos: fiado de estopa crua; - Peças de cobre: panela, frigideira e chocolateira; - Peças de arame: bacia, tacho e candeeiro; - Bens de raiz: casas. Dívidas passivas.
O inventariado foi casado primeira vez com Luísa Joaquina.
Contém três apensos.
Escrivão: Francisco Guilherme Ferreira do Vale.