Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
9 records were found.
Falecido no naufrágio da nau "Santa Cruz" em Pernambuco.
Cônjuge: Joana Rodrigues.
Profissão: marinheiro.
Bens: 20.000 réis.
Escrivão: José Coelho de Castro.
Cônjuge: Maria Josefa.
Cargo: capitão de mar-e-guerra.
Falecido em: 1689.
Bens: móveis: contadores, cadeiras, tamboretes, banca de pau do Brasil, arcas, carteiras, espelho, bandeja da Índia, colchões. Dívidas.
Faleceu na ida para a Índia no navio São Francisco de Borja.
Escrivão: Luís Esteves de Brito.
Cônjuge: Ana Rodrigues.
Faleceu no Hospital Real a 25 de Março de 1690.
Escrivão: Luís Esteves de Brito.
Cônjuge: Antónia da Silva.
Falecido em: 24 de Dezembro de 1743.
Bens: Prata, tamboretes, banca, caixa de madeira, cobertores, lençóis, toalhas. Cobre: candeeiro, bacia, frigideira, almofariz. Bens de raiz.
Escrivão: Francisco Xavier de Castro.
Primeiro cônjuge: Ana Teresa de Jesus.
Segundo cônjuge: Feliciana Maria.
Falecido em: 20 de Outubro de 1795
Bens: fivelas, colheres, relógio francês. Móveis: papeleira, comoda, banquinha, cantoneiras, armário com duas meias portas, tamboretes, caixa de madeira da Índia, catre de cabeceira, baús, carteira de pinho, biombo. Roupa: casacas, capote. Cobre: fogareiro, frigideiras, caldeira, almofarizes, candeeiro, púcaro de beber. Roupa branca: cento e três varas de pano de linho, lençóis de linho, coberta de chita da Índia, toalhas. Colchões.
Escrivão: Francisco José Botelho de Gouveia.
Cônjuge: Lourença Maria de Assunção.
Falecido em: 8 de Abril de 1803.
Bens: Peças de ouro: vários cordões, brincos, anéis. Peças de prata: pente, fivelas de sapatos, guarnições de espadim, colheres, garfos, facas. Relógios: de corda, algibeira, ingleses. Imagens: Cristo de madeira, Nossa Senhora da Conceição em marfim, painéis ao Divino pintados, lâminas de Jesus Cristo de papel. Madeira: cómodas, caixinha pau-santo, banca de pé de galo de madeira do Brasil, banca de jogo folheada de pau-santo, tripeças de madeira do Brasil, espelho, cravo de penas de oitava largo de teclado de marfim, banca de abas quadradas de madeira de vinhático, carteira, caixa abaulada, outra de madeira do Brasil e outra de madeira de pinho, armários de pinho, espelhos, banca de madeira do Brasil, contador antigo, banca de cozinha, catres de madeira de Brasil, viveiro de pássaros com rede de arame, painel pintado em pano. Cobre: fogareiro, caldeirinha para aquecer água, tachinho. Latão: tacho de barrela grande, bacias, candeeiros, seringa. Ferro: ferros de engomar, caixa de ferro de engomar. Folha-de-flandres: tina, tulhas. Fato de cor: casacas, calção. Roupa branca: lençóis, fronhas, almofadinhas, toalhas de mãos, penteadores, toalhas de mesa, cobertores, colchões. Livraria (descrição e avaliação dos livros). "Fazenda que se achou pertencente a laje de lançada rua Direita do Livramento em Alcântara: aparelho de pó de pedra pintado para chá e chocolate, saladeiras da Índia, açucareiros brancos e bules de pó de pedra sortidos, outros de barro encarnado, pretos vidrados, pretos sem vidro e da Índia de diversas pinturas, bacias de pó de pedra mediana, outras de fábrica sortidas, bispotes de pó de pedra e de fábrica sortidos, bilhas para leite e cafeteiras de pó branco.
Louvados e ou avaliadores: Tomás Filipe de Mendonça
Escrivão: António Caetano Botelho de Gouveia.
Cônjuge: Maria de Oliveira.
Profissão: artilheiro.
Faleceu no naufrágio da nau "Santa Cruz" em Pernambuco.
Bens: 20.000 réis.
Escrivão: José Coelho de Castro
Cônjuge: Isabel Francisca.
Bens: prata, caixas de cedro, armários, caldeiras de cobre, moio e meio de trigo, caixão de pinho, camas, toalhas. Bens de raiz.
Escrivão: José Coelho de Castro.
Cônjuge: Francisco Soares Brandão.
Falecido em: 30 de Dezembro de 1776.
Bens: dinheiro, laços com pingentes, cruzes com botão em forma de laço com pingentes para meter ao pescoço, vários brincos e anéis, cordões de fuzis meias canas, púcaro, colheres de vários tamanhos, facas, tamboretes, bufete de três gavetas, banca de abas redondas, cómoda de pau-santo, espelho, catre de pau-santo. Roupa branca: lençóis, fronhas, toalhas, colcha, coberta de chita da Índia, manto de seda, meias de linho, colchões, cobertores. Bens de raiz. Cavalos.
Escrivão: Francisco José Rebelo de Gouveia.