Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

14 records were found.

Inventariante: o filho, padre Pedro de São José da Ordem de São Bento. Bens: peças de prata (faqueiro, bacia, gomil, açafates, bandejas, castiçais), afogador de esmeraldas, chuveiros ? de ouro que formavam brincos, anel de diamantes, anel de ouro, fio de pérolas, fio de aljofares, anéis de esmaraldas; móvel (bandeja da Índia, camas, armação da cama, paramento de serafina, colchas, alcatifas, peles da Índia, cobertores, lençóis, toalhas, travesseiros, roupa de ouro da casa de cama e mesa, cruz, imagens religiosas, lâminas, painéis, almofadas de estrado, banquinhas, contadores, bufetes, bancas, guarda-roupa, cadeiras, pedra de estancar sangue, caixas, baú, mesa dobradiça de bordo, loiça da Índia, toalhas da Índia. Peças de estanho, cobre e arame não descriminadas.
Cônjuge: Diogo Rebelo de Macedo Inventariante: o marido
Cônjuge: D. Isabel de Guterres Profissão/Cargo: capitão Inventariante: a mulher. O processo correu pelo Juízo dos Órfãos da cidade de Lisboa, Repartição do Termo, cartório do escrivão Domingos da Silva.
Cônjuge: D. Brites da Câmra Noronha. Inventariante: a mulher. O processo correu pelo Juízo dos Órfãos da cidade de Lisboa, cartório do escrivão pelo escrivão Luís da Costa Lobo.
Cônjuge: Cristóvão Preto, corregedor do cível de Lisboa. Casou em segundas núpcias com D. Margarida. Bens: móveis não descriminados, de raís não descriminados. O inventário foi feito já depois da morte de Cristóvão Preto e de sua segunda mulher. 1 apenso: partilha entre os filhos do Dr. Cristóvão Preto.
Cônjuge: Isabel Josefa de Moura Falecido em: 23 de Setembro de 1743 Inventariante: a mulher.
Inventariante: o marido Manuel Vaz. Bens: prata (castiçais de pivetes triângulos, cruzes, cálice, resplendores), colchões, lençóis, camisas, toalhas, ceroulas, mangas brancas, travesseiros, toalhas de mesa, guardanapos, varas de pano, penteadores, capa da Irmandade do Senhor, colchas, cobertores, alcatifas, pavilhão de "lovelho" com capelo de veludo, paramento de cama, almofadas, espelhos, caixões, caixa, bufete, escritório, oratório, cadeiras, tamborete, painéis, cama, sobre portas, oratório, frontais, cadeiras, couro, bufetes, velador, tafetá, cortinas, cortina de alcova, mafamedes, contadores, painéis, arame (tacho, talhas, mostrador de loja), linhas brancas, tapete, colchões, cobertor, vestidos, guarda-pó, caixas, contador da Índia; bens de raiz. O processo correu pelo Juízo dos Órfãos da cidade de Lisboa, cartório do escrivão Bernardo Monteiro.
Inventariante: o marido Lopo Mendes. Bens: objectos de ouro, manilhas de ouro, cadeia de ouro, pera de ouro, pendentes de ouro, anéis de ouro, colheres de prata, , cofrinho dourado da China, lençóis, cobertores, cortinas, panos, pano de janela, fronhas, guarda porta, calças e gibão, pano de Flandres, cofre de Flandres, caixa, cadeiras, arcas, jarras da Índia, tachos de cobre, tacho de arame, fruteiro, mantos, toalhas, camisas de mulher, gibão de mulher, corpinho de setim, saios, sainho de mulher, vasquinhas de chamalote, bolço de veludo, alcatifa de Castela, alcatifa de Cambaia, pano de armar, bacias de estanho, almofaris com sua mão, bátegas de Cambaia.
Inventariante: o marido Lourenço Pinheiro, sapateiro. Bens descriminados: peças de prata, roupa, móveis e bens de raiz. O processo correu pelo Juízo dos Órfãos da cidade de Lisboa, Repartição do Termo, cartório do escrivão Manuel Pedroso de Matos.
Residência: Rua Direita de Arroios, nas casas do Senhor de Murça. Cônjuge: D. Clara Joaquina da Silva Pais. Profissão / Cargo: cosmógrafo do reino. Bens: prata (bacias para sangria, bacias, candeeiro, castiçais, pratos de guardanapos, pratos de "meia cozinha", pratos, jarro, bules, cafeteiras, pratos redondos, açafates, bandejas, salvas, cálices, tabuleiro, pires, escarradeiras, cangalhas que servem de galhetas, galhetas, copos, saleiros, faqueiro, vaso, púcaros, frasco, roleira, tesoura, naveta, tigela, trancelim); móvel (canapé, cadeiras, banco, bancas, armários, catres, papeleiras, caixões da Índia, painéis, tremós, espelhos), roupa branca, damasco, sedas e paramentos, peças de estanho, peças de arame, peças de cobre, bens de raiz, livraria. Herdeiros: Francisco Pimentel de Miranda, José da Silva Pimentel, João Afonso Pimentel, D. Brites Clara Pimentel, D. Isabel Gualdina Pimentel, D. Mariana António Epifania Pimentel. A livraria foi avaliada pelos livreiros Pedro António Colde e Cristóvão de Azevedo. A f. 53 do processo vem o termo de juramento dos mesmos. É constituída por obras diversas predominando as relacionadas com a Profissão/Cargo: aritmética, astronomia, viagens, álgebra, artilharia. Entre elas uma obra de Pedro Nunes. O processo correu pelo Juízo dos Órfãos da cidade de Lisboa, Repartição do Meio, cartório do escrivão Bernardo Garcia Mascarenhas.
Cônjuge: Maria de Gouveia. Inventariante: a mulher.
Inventariante: a prima D. Helena de Gouveia. Bens: jóias (anéis, memória, pencamentos, pelicanos, lanterna, volta de cadeia, cadeia de voltas, ramal de coral, ramal de contas de pau, ramal de cristal, ramal de contas de laqueca, ramal de contas de benjoim, ramal de azeviche, ramal de contas de coalhos, botões); peças de prate e ouro (frasquinhos, campainha, apito e colete, leque, faqueiro.
Cônjuge: Manuel Jorge, ausente na Índia. Inventariante: a filha mais velha Maria da Cunha Bens: colchas da Índia, colchões de pano de linho, almofadas de damasquilho, lençóis, travesseiros, toalhas, pano da Índia, godozim, paramento de cama, coberta de pano verde, tapete de Cambaia, saia de veludo, vasquinha de celudo, gobão de mulher, de tafetá, --manto de seda, alcatifa de Castela, panos de guademecil---, retratos de mulheres, retábulos, tripeça de estrado, porcelana palangana, escritório, caixão, cáveas de couro, cadeiras, mesa redonda, cadeirinha de mulher, da Índia, tachos de arame, almofaris, gral de pedra, miudezas de cozinha e despensa.
Inventariante: o irmão Tomé de Pina. Bens: ouro e prata (salvas, púcaro, fraqueiro, agulha, castiçal); móveis (caixa da Índia, oratório, contador de xarão, crucifixo, camândulas, condessa de verga, caixa de tartaruga, garfo de ferro de trinchar, espelho, tabuleiro, armários, bacia de barbear, faca grande de cozinha, leque com varetas de tartaruga, boceta de xarão, contador, contas engastadas em prata, bufete, escritório, painel de São Domingos, lamina em pedra, cama de pau-santo); roupa (retalhos de espota, capotinha, saia, cobertor, gibão, volantes de cálice, toalhas de mão de Cambaia, toalhas de mãos de holanda, lenços, mantas, linho, linho da terra, guardanapos, meias de seda, lençóis, travesseiro, camisa de homem.