Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
37 records were found.
Objeto da ação: Sobre um terreno de casas incendiadas sito na Rua da Calcetaria, de que eram enfiteutas António Rodrigues Almada e sua mulher Maria dos Santos e mais tarde Crespim da Silva, que por não ter aparecido a viúva do último enfiteuta requer a referida adjudicação na Rua Áurea.
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente de um terreno de casas incendiadas, sito na antiga Rua dos Mercadores, por desistência dos seus enfiteutas António de Sousa e sua mulher Teresa Caetana.
Autor/Filiação: filho de Joaquim António de Azevedo Soares e de D. Joaquina Luísa Maria Ferraz de Carvalho e Araújo
Objeto da ação: Carta de arrematação de um terreno sito na Rua da Princesa.
Objeto da ação: Vistoria da construção de duas propriedades do réu, visto lesar as que o autor está a construir na Rua Nova dos Fanqueiros e Rua Nova da Madalena.
Objeto da ação: Carta de arrematação de um terreno que havia sido adjudicado a Matias Lourenço de Araújo e a D. Damião Botelho da Silva Meneses e Mascarenhas, na Rua Nova da Madalena.
Objeto da ação: Sobre um terreno de casas incendiadas sito no topo da Padaria.
Autora/Filiação: filha de Francisco Ferrão de Castelo Branco e de Maria Apolónia de Vargas Autora: administradora, por impedimento de sua irmã D. Madalena Antónia Teresa de Castelo Branco, herdeira de seu irmão Cristóvão Ferrão de Castelo Branco, da capela instituída por Isabel de Araújo na Igreja de São Francisco de Xabregas
Objeto da ação: Sobre um terreno de casas incendiadas sito no topo da Padaria, também designado por cimo da Rua dos Fornos.
Autora/Filiação: filha de Francisco Ferrão de Castelo Branco e de D. Maria Apolónia de Vargas, administradora por morte de seu irmão, Cristóvão Ferrão de Castelo Branco, da capela instituída por Isabel de Araújo na Igreja de São Francisco de Xabregas
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente de parte de um terreno que lhe havia sido adjudicado, visto a outra parte ter sido dada ao senhor direto de um dos terrenos de casas incendiadas, Luís de Albuquerque Mendonça Furtado, na Rua da Princesa, em compensação de três outros de casas incendiadas, dois deles sitos na Rua da Carrearia, sendo um deles foreiro ao já referido senhor direto, outro ao Hospital Real de Todos os Santos e aos Armazéns do Reino e o último, que haviam herdado de sua irmã Agostinha Maria Micaela, sito no beco do Cotrim, foreiro ao Hospital de São Lázaro, a qual parte foi devassada.
Objeto da ação: Despejo da loja que o réu ocupa na Rua Nova de El Rei, numa propriedade do capitão João de Araújo Mota, visto o referido réu ter instalado em parte um açougue, sub-locado a outra a um livreiro Silvestre Rodrigues, o autor ser capelista e a referida rua se destinar a esse comércio.
Objeto da ação: Entrega de valor de benfeitorias e material que o autor fez num terreno que arrendou à Irmandade de Santa Vera Cruz e Santo André, sita no Convento de São Domingos, junto ao Convento de Nossa Senhora da Boa Hora, visto o referido terreno ter sido dado ao mesmo Convento.
Objeto da ação: Adjudicação de um terreno na Rua Áurea em compensação de outro de casas incendiadas, sito na Rua da Calcetaria.
Autor: administrador da capela instituída por Maria Carvalho na Igreja de São Francisco a João Lourenço de Seixas
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente de um terreno de casas incendiadas, á Sombreiraria, que foi devassado.
Autor/Filiação: filho e herdeiro de João de Almeida de Eça, administrador da capela instituída por Jorge Vaz de Almeida no Convento de São Domingos
Objeto da ação: Posse legítima de um terreno de casas incendiadas foreiro ao Hospital de São Lázaro, sito no beco do Cotrim.
Autores/Parentesco: herdeiros de sua irmã Agostinha Maria Micaela, filha de Bartolomeu Ferreira Guimarães e de Margarida Maria dos Mártires
Objeto da ação: Sobre um terreno na Rua Nova de El-Rei e Rua Áurea, em compensação de dois outros de casas incendiadas sitas na Rua Nova dos Ferros.
Autor: enfiteuta de D. Rodrigo António de Noronha e Meneses e de sua mulher D. Maria Antónia Soares de Noronha
Objeto da ação: Adjudicação e posse de um terreno na Rua Áurea em compensação de outros de casas incendiadas, de que era direto senhor, sito na Rua da Calcetaria.
Autor: administrador da capela instituída por Maria Carvalho na Igreja de São Francisco
Objeto da ação: Adjudicação e posse de um terreno na Rua da travessa da Conceição, em compensação de parte de outro de casas incendiadas, sito no pátio de Campolide à Conceição Velha. O restante foi devassado por pertencer, em comunhão, com Veríssimo de Carvalho e com o filho de António Rodrigues Henriques.
Autor/Profissão: desembargador
Objeto da ação: Arrematação de um terreno na Rua da Madalena e Rua da Alfândega, terreno que havia sido adjudicado aos herdeiros de Domingos da Costa em compensação do que possuíam na antiga Rua da Portagem.
Objeto da ação: Sobre uma determinada quantia proveniente da melhoria de um terreno que o réu comprou, no antigo beco da Ferraria, a D. Antónia Joaquina de Andrade, viúva de D. Manuel Pinto da Silva, por se lhe haver adjudicado maior área na Rua Nova do Almada.
Objeto da ação: Posse legítima de parte de dois terrenos de casas incendiadas sitos na Rua de São João.
Autora/Estado Civil: viúva de Marçal da Silva dos Santos, herdeiro dos seus irmãos Francisco da Silva e Catarina Maria da Encarnação
Objeto da ação: Adjudicação e posse de um terreno na Rua de São Julião em compensação de outro de casas incendiadas, foreiro ao padre Teotónio Freire de Andrade e sito no beco do Jardim.
Autor Manuel da Costa Luz /Profissão: capitão
Objeto da ação: Pagamento de parte de um muro divisório dos saguões nas propriedades de duas partes, sito na rua Nova de El-Rei à do autor .
Objeto da ação: O réu suspendeu a construção de uma propriedade tendo-a deixado entulhada de materiais na Rua dos Algibebes, impedindo a passagem para três propriedades do autor sitas na referida rua.
Objeto da ação: O desentulho, por parte do réu, de parte da Rua dos Algibebes, visto impedir o acesso às propriedades do autor.
Objeto da ação: O réu arrematou um terreno, já anteriormente arrematado a João Rodrigues Belo, na Rua dos Algibebes e não desentulhou a referida rua, impedindo o acesso às propriedades do autor.
Objeto da ação: Carta de arrematação de um terreno que havia sido adjudicado à Irmandade do Santíssimo Sacramento da freguesia de São José, na Rua Travessa de São Julião, em compensação de outro de casas incendiadas sito na Rua Nova dos Ferros e Arco dos Pregos.
Objeto da ação: Sobre determinada quantia proveniente da compra de uma parcela para juntar ao que lhe foi adjudicado na Rua Nova de El-Rei, em compensação de outros de casas incendiadas sitos na Rua Nova dos Ferros.
Réu: enfiteuta de D. Rodrigo António de Noronha e Meneses e de sua mulher D. Maria Antónia Soares de Noronha
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente de duas partes do valor de dois terrenos de casas incendiadas, sitos na Rua de São João que foram devassados. A terceira parte destes terrenos pertence a Teresa Joaquina Rosa da Silva, viúva de Marçal da Silva dos Santos, irmão dos tios da autora.
Autora/Filiação: herdeira de seus tios Francisco da Silva e Catarina Maria da Encarnação
Objeto da ação: Sobre um terreno que lhe foi adjudicado na Rua Nova do Almada, em compensação de outros sitos no mesmo local, de que eram enfiteutas António Pereira da Fonseca e João Gonçalves, foreiros respetivamente ao Convento de D. Diniz de Odivelas e à Irmandade do Divino Espírito Santo da Pedreira, administrada pela Junta do Comércio e de outro sito no beco da Ferraria, que comprou à enfiteuta D. Antónia Joaquina de Andrade, viúva do Dr. Manuel Pinto da Silva, que era foreiro à Irmandade das Almas de São Pedro de Alfama, mais tarde da freguesia de São João da Praça.
Objeto da ação: Dívida de determinada quantia proveniente da compra de uma parcela de terreno, para juntar ao que lhe foi adjudicado na Rua dos Correeiros em compensação de dois outros de casas incendiadas, sitas no beco da Parreirinha e no Pocinho de entre as Hortas.
Objeto da ação: Posse de um terreno de casas incendiadas foreiro à Igreja de São Jorge e sito na Rua dos Fornos (Rua da Ferraria), por cedência de Josefa Joaquina Xavier, casada com Francisco Luís de Matos, herdeira de sua irmã Brízida Inácia Xavier, herdeira por sua vez de seu marido Manuel Valente.
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente de um terreno de casas incendiadas, foreiro à Igreja de São Jorge e sito na Rua dos Fornos (Rua da Ferraria), que foi devassado, este terreno foi-lhe cedido por Josefa Joaquina Xavier, casada com Francisco Luís de Matos, herdeira de sua irmã Brízida Inácia Xavier, herdeira por sua vez de seu marido Manuel Valente.
Objeto da ação: Adjudicação e posse de um terreno na Rua dos Sapateiros, visto que o terreno que havia sido adjudicado ao autor na travessa da Conceição, foi aforado à Irmandade do Santíssimo Sacramento da freguesia de Nossa Senhora da Conceição, para a edificação da sua igreja.
Autor/Profissão: desembargador
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente de uma parcela de terreno que foi obrigado a vender na Rua dos Sapateiros.
Autor/Profissão: desembargador
Objeto da ação: Sobre determinada quantia proveniente da compra de uma parcela de terreno para juntar ao que lhe foi adjudicado na Rua de São Julião, em compensação de outro de casas incendiadas sito na Rua da Confeitaria.
Objeto da ação: Sobre determinada quantia proveniente da compra de uma parcela de terreno para juntar ao que lhe foi adjudicado na Rua de São Julião, em compensação de outro de casas incendiadas foreiro ao padre Teotónio Freire de Andrade, sito no beco do Jardim.
Réu Manuel da Costa Luz /Profissão: capitão
Réus/Filiação: herdeiros de sua mãe, sogra e avó Domingas Dias, viúva de José de Sousa
Objeto da ação: Carta de arrematação de um terreno que se havia adjudicado ao desembargador José Pereira de Moura na Rua Nova da Madalena, em compensação de outro de casas incendiadas sito na Rua dos Ourives da Prata e beco da Gibitaria.
Objeto da ação: Julgamento por sentença da adjudicação e posse de um terreno na Rua Nova do Almada, em compensação de outros de casas incendiadas sitos no mesmo local, que comprou a António Inácio da Fonseca e sua mulher D. Maria Viegas do Canto Vilas Boas, Henrique Manuel da Costa Pereira e sua mulher Cláudia Joaquina Teresa Sanches e Rita Rosa Joaquina, viúva de Francisco Rodrigues Galvão, filhos e herdeiros de António Pereira da Fonseca, e a António Gomes, herdeiro de seu irmão João Gonçalves Chaves, e no beco da Ferraria, que comprou a D. Antónia Joaquina de Andrade, viúva do Dr. Manuel Pinto da Silva.