Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
40 records were found.
Objeto da ação: Posse de um terreno na Rua da Madalena em compensação de outro de casas incendiadas, sito no largo do Pelourinho Velho e antiga Rua do Príncipe.
Objeto da ação: Para procedimento de nova medição de um terreno de casas incendiadas, sito no largo do Pelourinho Velho e antiga Rua do Príncipe, por se achar prejudicado com a que se fez, sendo citados para prova de sua afirmação António de Moura Borralho e a Irmandade do Santíssimo Sacramento, da freguesia de Santa Maria Madalena, confinante com o referido terreno.
Objeto da ação: Posse de um terreno na Rua de São Julião em compensação de outro de casas incendiadas, sito na antiga Rua da Confeitaria.
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente de um terreno que seu marido e pai arrematara na Rua dos Douradoures, que por não edificar no prazo legal foi novamente arrematado por Eugénio Rodrigues de Oliveira.
Autora/Estado Civil: viúva de Alberto Luís Bion
Autor Tomás Luís Bion/Profissão: padre
Objeto da ação: Posse de um terreno nas ruas da Madalena, Grão Prior e São Crespim, em compensação de outros de casas incendiadas sitos na antiga Rua das Pedras Negras.
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente de um terreno que lhe havia sido adjudicado na Rua Nova do Almada, em compensação de três outros de casas incendiadas sitos na mesma rua, sendo um foreiro ao Mosteiro de Santos, outro ao Mosteiro de São Vicente e o terceiro livre.
Autora/Estado Civil: viúva do desembargador Luís Zuífel Barbarino
Autora/Parentesco: herdeira de D. Isabel de Faria Carnide
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente de um terreno de casas incendiadas foreiro à Colegiada da Igreja de Santa Maria Madalena, sito na antiga Rua dos Fornos, que foi devassado por diminuto.
Objeto da ação: Posse legítima de vários terrenos de casas incendiadas sitos na Rua Nova, no Pelourinho Velho e travessa da Conceição Velha, sendo um destes últimos misto com a Irmandade das Almas da igreja da Conceição.
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente de um terreno que seu marido e o pai arrematara na Rua dos Douradoures, que por não edificar no prazo legal foi novamente arrematado por Eugénio Rodrigues de Oliveira.
Autora/Estado Civil: viúva de Alberto Luís Bion
Autor Tomás Luís Bion/Profissão: padre
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente de um terreno de casas incendiadas sito na Rua dos Carapuceiros, pertencente ao morgado instituído pelo bispo D. Gil Alma, seu parente.
Objeto da ação: Pagamento do domínio direto de um terreno de casas incendiadas de que foi último enfiteuta João Caetano Correia, que foi adjudicado na Rua Augusta e arrematado por Joaquim José Gomes, como tutor dos filhos menores de Faustino José.
Autores: administradores do morgado instituído pelo bispo D. Gil Alma
Objeto da ação: Obrigação dos réus a pagar metade da despesa de um cano para despejo das águas, que os autores mandaram fazer para serventia das suas propriedades sitas na Rua Travessa da Conceição, visto se servirem do referido cano.
Objeto da ação: Posse de uns terrenos na Rua da Conceição, em compensação de outras casas incendiadas, sitos na Rua de São João ao Poço da Fotea e na Rua da Gibitaria.
Objeto da ação: Posse legítima de um terreno de casas incendiadas, foreiro aos Armazéns Reais e sito na Rua das Carniçarias Velhas, inscrito erradamente no Tombo em nome da Irmandade do Santíssimo Sacramento da freguesia de Santa Maria Madalena.
Objeto da ação: Posse legítima de três terrenos de casas incendiadas sitos na antiga Rua da Correaria.
Autor/Filiação: filho do capitão Francisco da Cunha Belém e de D. Mariana Vieira de Faria
Autor/Parentesco: herdeiro de seu irmão e de seu sobrinho respetivamente, o Dr. Luís António da Cunha Belém e Francisco da Cunha Belém
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente de três terrenos de casas incendiadas, sitos na antiga Rua da Correaria.
Autor/Filiação: filho do capitão Francisco da Cunha Belém e de D. Mariana Vieira de Faria
Autor/Parentesco: herdeiro de seu irmão e de seu sobrinho respetivamente, o Dr. Luís António da Cunha Belém e Francisco da Cunha Belém
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente da arrematação de um terreno na Rua Bela da Rainha, por António Pinheiro Salgado, terreno este que havia sido adjudicado em compensação de outro de casas incendiadas, sito no beco do Açougue e que pertencia à capela instituída por Pedro Vaz Rocha, de que era administrador o pai do autor, que pediu a referida quantia por empréstimo.
Autor/Filiação: filho de António da Cunha Sousa Pereira Teles
Objeto da ação: Carta de arrematação de um terreno que havia sido adjudicado a D. José de Lencastre na Rua Nova dos Sapateiros e travessa de São Nicolau, em compensação de outro de casas incendiadas sito na Rua dos Fornos.
Objeto da ação: Posse de um terreno que havia sido adjudicado a D. Maria Sofia Justiniana de Gouveia, viúva do Dr. Nicolau Joaquim de Serpa Barros, na Rua dos Correeiros, em compensação de outros de casas incendiadas sitos na Rua do Mata Porcos e beco da Mina, que se transmutou para a Rua dos Sapateiros, terreno este que foi arrematado pelo autor no Juízo dos Órfãos.
Objeto da ação: Sobre o réu a pagar meia parede comum às suas propriedades e do autor, sitas na Rua de São Julião.
Objeto da ação: Limpeza do terreno do autor sito na Rua dos Sapateiros e Rua Augusta, visto impedir que se principie a construção de uma propriedade.
Interveniente Luís Silvério Teles de Avelar Collain/Profissão: procurador da administração da casa de João da Costa Araújo
Objeto da ação: Pagamento de meia parede comum às propriedades do autor e do réu, sitas na Rua de São Julião.
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente de dois terrenos que lhe foram adjudicados na Rua dos Correeiros, em compensação de dois outros de casas incendiadas sitos um na Rua das Esteiras e o outro no beco do Lava Cabeças.
Autor/Profissão: desembargador
Interveniente D. Geminiana Gertrudes Rosa de Azevedo/Parentesco: herdeira de D. Rosa Joaquina Inácia e Silva, viúva do Dr. Joaquim Teixeira Barreto
Objeto da ação: Carta de arrematação de um terreno sito na Rua Bela da Rainha e travessa de São Nicolau.
Objeto da ação: Carta de arrematação de um terreno sito na Rua Travessa de São Julião que pertencia a D. Antão de Almada, que não edificou no prazo estabelecido.
Objeto da ação: Posse de um terreno na Rua Áurea, depois de transmudado para outro sítio da mesma rua, parte pertencente à Inspeção de Bairros e outra parte que havia sido adjudicada a Jacinta Nicolau, em compensação de um terreno de casas incendiadas sito na Rua da Calcetaria, que até à data não tomou posse dele.
Objeto da ação: Posse de um terreno na Rua Áurea e travessa da Conceição, parte pertencente à Inspeção de Bairros e outra parte que havia sido adjudicada aos herdeiros de Domingos Bernardes, em compensação de um terreno de casas incendiadas sito na Rua da Calcetaria, que até à data não tomaram posse dele.
Objeto da ação: Sobre determinada quantia proveniente da arrematação de um terreno na Rua dos Sapateiros, onde edificou uma propriedade, penhorando-se as rendas da mesma.
Réu/Profissão: procurador da administração da Casa de João da Costa Araújo
Objeto da ação: Vistoria de umas lojas que o autor alugou ao conde de Óbidos na Rua Bela da Rainha e que o réu se apossou em parte.
Objeto da ação: Posse legítima de um terreno de casas incendiadas sito na Rua dos Mercadores, inscrito no Tombo sem nome de proprietário, sendo citados para testemunhar a verdade os confinantes do referido terreno, o padre Dionísio da Silva e Francisco José de Seixas de Vasconcelos.
Autora/Filiação: filha e herdeira de Mariana Teresa de Jesus
Objeto da ação: Sobre determinada quantia proveniente da compra de uma parcela de terreno para juntar aos que lhes foram adjudicados na Rua da Conceição, em compensação de outros de casas incendiadas, sitos na Rua de São João ao Poço da Fotea e na Rua da Gibetaria.
Objeto da ação: Posse legítima de um terreno de casas incendiadas em que recaia um censo ao Convento de São Francisco, sito no beco do Loureiro, casas estas que haviam sido doadas em testamento à Irmandade de Nossa Senhora do Vale, no caso da dita irmandade querer reedificar, ficando em caso contrário para a autora.
Autora/Filiação: filha e herdeira de João Luís de Azevedo
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente de um terreno de casas incendiadas, em que recaia um censo ao Convento de São Francisco, sito no beco do Loureiro, que foi devassado por diminuto.
Autora/Filiação: filha e herdeira de João Luís de Azevedo
Objeto da ação: Posse legítima de dois terrenos de casas incendiadas, um dos quais foreiro ao Convento de Santo Elói, sitos na Rua da Gibitaria, que lhe haviam sido doadas por seu tio Bartolomeu de Sousa.
Objeto da ação: Sobre determinada quantia proveniente da compra de um terreno que havia sido adjudicado na Rua Áurea, a Jacinto Nicolau, em compensação de outro de casas incendiadas sito na Rua da Calcetaria e de uma parcela que o referido adjudicante havia de comprar à Inspeção para completar a área necessária.
Objeto da ação: Sobre determinada quantia proveniente da compra de um terreno que havia sido adjudicado na Rua Áurea, aos herdeiros de Domingos Bernardes, em compensação de outro de casas incendiadas sito na Rua da Calcetaria e de uma parcela que os referidos herdeiros haviam de comprar à Inspeção para completar a área necessária.
Objeto da ação: Sobre determinada quantia proveniente de uma parcela de terreno que o primeiro réu comprou, para juntar às que lhe tinha sido adjudicado na Rua Nova de El-Rei, em compensação de outro de casas incendiadas sito na Rua Nova dos Ferros.
Réu Joaquim José Gomes: tutor de Mariana Joaquina de São José e Faustina Rosa da Silva, filhas de Faustino José
Objeto da ação: Sobre determinada quantia proveniente da compra de uma parcela de terreno para juntar ao que lhes fora adjudicado na Rua de São Julião, em compensação de outro de casas incendiadas sitos na antiga Rua da Confeitaria.
Objeto da ação: Sobre umas barracas e uma estância de madeira, posse dos réus junto à propriedade do autor, sita na Rua Áurea e Rua do Espírito Santo, pelo perigo eminente de incêndio que corre e por os réus terem a referida rua cheia de entulho.
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia por Aires António da Silva Sousa Coutinho, proveniente de um terreno que fora adjudicado na Rua Bela da Rainha, em compensação de outro de casas incendiadas foreiro ao Hospital das Palmeiras, sito na Rua dos Ourives da Prata, a João Francisco Roussado, que o vendera a seu irmão, terreno este que foi arrematado por não se ter construído no prazo legal.
Autora/Parentesco: herdeira por partilhas com seu cunhado António Martins Torres e seu irmão o Dr. António Rodrigues de Macedo