Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
19 records were found.
Objeto da ação: Possee legítima de um terreno de casas incendiadas sito na travessa ou beco dos Latoeiros.
Autor/Filiação: filho e herdeiro de D. Maria Antónia de Campos e do desembargador João Baptista Armão
Objeto da ação: Sobre um terreno na Rua dos Correeiros, em compensação de outro de casas incendiadas sito na travessa ou beco dos Latoeiros.
Autor/Filiação: filho e herdeiro de D. Maria Antónia de Campos e do desembargador João Baptista Armão
Objeto da ação: Sobre um terreno na Rua Augusta, em compensação de outro de casas incendiadas sito na Rua dos Ourives do Ouro.
Objeto da ação: Posse legítima de dois terrenos de casas incendiadas, foreiros à Basílica de Santa Maria e sitos no adro pequeno da Igreja de São Julião e no beco do Passadiço, que ia do adro para a Rua das Esteiras.
Objeto da ação: Arrematação de um terreno na Rua Nova do Almada, que havia sido adjudicado em compensação de outro de casas incendiadas, sito no mesmo local, a Bartolomeu de Gamboa e Lis e sua mulher D. Caetana Maria Inácia de Figueiredo, herdeiros da sua sogra e mãe, Maria do Espírito Santo.
Objeto da ação: Posse legítima de um terreno de casas incendiadas sito na Rua da Ferraria, inscrito no Tombo sem o seu nome e cuja medição se fez em seu prejuízo.
Objeto da ação: Sobre a pedra que o autor tirou de um terreno de casas incendiadas que possuía na Rua dos Algibebes e Rua Nova do Almada, terreno que lhe havia sido adjudicado e que depois de limpo foi, por ordem real, dado à freguesia da Conceição para a construção da paróquia, tendo-lhe sido então dado novo terreno na mesma rua, onde o autor está a edificar uma propriedade, não querendo a Irmandade que utilize a referida pedra.
Objeto da ação: Posse legítima de um terreno de casas incendiadas que seu falecido pai comprara a D. Francisco Manuel de Melo, foreiro à Universidade de Coimbra e sito na antiga Rua das Pedras Negras e Rua do Quebra Costas.
Autor/Filiação: filho e herdeiro de Pascoal da Silva da Fonseca
Objeto da ação: Intenção de se julgar por sentença a adjudicação e posse de um terreno na Rua da Madalena, em compensação de outro de casas incendiadas sito na antiga Rua das Pedras Negras e Rua do Quebra Costas, foreiro à Universidade de Coimbra.
Autor/Filiação: filho e herdeiro de Pascoal da Silva da Fonseca
Objeto da ação: Posse legítima de um terreno de casas incendiadas sito na Rua Nova do Almada, no local a que chamaram Fangas das Farinhas, que seu falecido pai teve por doação de D. Ana Maria de Brito.
Autora Rita Rosa Joaquina/Estado Civil: viúva de Francisco Rodrigues Calvão
Autores/Filiação: filhos e herdeiros de António Pereira da Fonseca
Objeto da ação: Sobre determinada quantia proveniente da compra de uma parcela de terreno, para juntar ao que se lhe adjudicou na Rua Augusta, em compensação de outro de casas incendiadas sito na Rua dos Ourives do Ouro.
Objeto da ação: Sobre determinada quantia proveniente da compra de uma parcela de terreno, para juntar ao que lhe adjudicou na Rua Bela da Rainha, em compensação de outro de casas incendiadas sito na Rua da Confeitaria.
Objeto da ação: Pertença de dois terrenos de casas incendiadas sitos na antiga Rua da Sombreiraria.
Autores/Parentesco: herdeiros do benfeitor João da Silva Cordeiro
Objeto da ação: Pagamento de domínio direto de quatro terrenos, o primeiro na antiga travessa da Conceição dos Freires, que foi adjudicado aos últimos enfiteutas António Freire de Andrade e sua mulher D. Maria Josefa de Barros, filha e herdeira de Manuel dos Santos e de Ana de Barros de Aguiar, na travessa da Conceição e arrematado por Francisco Rodrigues Leal; o segundo na antiga Rua dos Fornos, que foi adjudicado por António Duarte, Luís Duarte, Manuel Almeida e sua mulher Josefa Maria Teodora, sobrinhos e herdeiros do benfeitor António Rodrigues Correia da Nóbrega, último enfiteuta, na Rua do Espírito Santo e arrematado por Dionísio António Verney; o terceiro na Rua da Princesa de que eram enfiteutas Manuel José de Almeida e suas irmãs, Antónia Josefa Florência e Ana Teresa Cipriana, que foi devassado; e o quarto na antiga Rua da Sombreiraria e beco do Pato de que era enfiteuta Maria Pereira, viúva de José Henriques e que também foi devassado.
Autor/Profissão: tesoureiro e executor da fazenda do Hospital Real de São José
Objeto da ação: Sobre determinada quantia proveniente da compra de uma parcela de terreno, para juntar ao que se lhe adjudicou na Rua Nova do Almada, em compensação de outro de casas incendiadas no mesmo local.
Objeto da ação: Posse legítima de duas propriedades incendiadas pertencentes ao primeiro morgado, sitas na Rua Nova dos Ferros e São Julião e na travessa do beco do Mata Porcos, e outras pertencentes ao segundo, sitas na Rua dos Fornos.
Objeto da ação: Sobre um terreno na Rua Bela da Rainha em compensação de outro de casas incendiadas, foreiro ao Senado da Câmara e sito na antiga Rua da Confeitaria.
Objeto da ação: Pagamento de meia parede comum às propriedades da autora e do réu sitas na Rua Nova da Princesa.
Autora/Estado Civil: viúva de António José Fernandes
Objeto da ação: Sobre o facto do réu pagar meia parede comum às suas propriedades sitas na Rua Nova da Princesa.
Autora/Estado Civil: viúva de António José Fernandes