Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
27 records were found.
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia de um terreno de casas incendiadas, foreiro ao Senado da Câmara e sito sobre o Açougue Real, beco do Açougue e Terreiro do Paço.
Autor/Filiação: filho e herdeiro de António Gonçalves de Aguiar e de D. Margarida dos Prazeres
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente de parte de um terreno de casas incendiadas, foreiro ao Senado da Câmara e sito na antiga Rua da Portagem, que possuía em comunhão com Ventura da Costa, herdeiro de João da Silva e Irmandade do Santíssimo da freguesia de São Julião, terreno esse que foi devassado por pertencer a vários donos e arrematado por Feliciana Correia Lima.
Objeto da ação: Posse de um terreno na Rua Nova de El-Rei, em compensação de outro de casas incendiadas sito na Rua Nova de Ferros, de que era enfiteuta Diogo de Sousa e Gouveia e por sua morte seu filho José Bernardo de Sousa, que desistiu dos seus direitos.
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente das arrematações de vários terrenos, dois na Rua Aurea por João Dias Santos e Teotónio José da Silva, o outro na Rua do Carmo e Travessa de Santa Justa, por Agostinho de Oliveira Guimarães, por dívida do réu ao autor, terrenos estes que haviam pertencido aos herdeiros de António Vamprat, ao qual o coronel executou como credor, pela herança de D. Micaela Leocádia Jansen e Frei José Jansen Moller.
Réu/Profissão: coronel
Réu/Parentesco: herdeiro de Pedro Jansen Moller e Henrique Jansen Moller
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente de um terreno de casas incendiadas, sito na antiga Rua da Correaria e beco dos Tintes, que foi devassado.
Autor/Profissão: bacharel
Objeto da ação: Posse legítima um terreno de casas incendiadas sito na antiga Rua da Correaria e beco dos Tintes.
Autores/Filiação: filhos e herdeiros de João Ferreira dos Santos
Autor/Profissão: bacharel
Objeto da ação: Avaliação do terreno do Convento da Boa Hora sito na Rua Nova do Almada, a pedido do autor.
Objeto da ação: Pagamento do valor do terreno do referido convento, sito na Rua Nova do Almada e dos materiais do antigo convento.
Objeto da ação: Posse de um terreno na calçada Nova de São Francisco, em compensação de parte de outro de casas incendiadas que serviram de aljube e sito na Rua Nova do Almada, visto a outra parte ter sido arrematada pelo Convento da Boa Hora.
Autor/Filiação: filho e herdeiro do visconde de Barbacena
Objeto da ação: Construção pelo réu de uma meia parede, que há-de servir à construção da propriedade do autor na Rua Bela da Rainha, por se estar a construir sem alicerces suficientes e sem a consistência necessária.
Objeto da ação: Sobre um terreno foreiro ao Mosteiro de Santos, junto a outro na Rua Nova da Princesa e travessa de São Julião, onde o autor anda edificando uma propriedade.
Objeto da ação: Sobre um terreno junto ao Convento da Boa Hora, no fundo do quintal da sua propriedade sita na Rua Nova de São Francisco.
Objeto da ação: Sobre determinada quantia proveniente da compra de uma parcela de terreno, para juntar ao que lhe foi adjudicado na Rua dos Douradores, em compensação de outro de casas incendiadas sito na Rua de D. Mafalda.
Réu/Profissão: capitão
Réu/Parentesco: herdeiro de seus tios Manuel Martins de Aguiar e Francisco Martins de Aguiar
Objeto da ação: Carta de arrematação de um terreno sito na Rua Travessa de São Julião.
Objeto da ação: Intenção de se julgar por sentença a adjudicação e posse de um terreno na Rua de São Julião, em compensação de outro de casas incendiadas que comprou a Rui da Silva de Sousa Coutinho, administrador do vínculo instituído por D. Justa de Azevedo, sito na Rua da Confeitaria.
Objeto da ação: Carta de arrematação de um terreno sito na Rua Bela da Rainha.
Objeto da ação: Carta de arrematação de uma parcela de terreno para juntar à parte do que arrematara na Rua Bela da Rainha, visto que a outra parte fora arrematada por Pedro José de Seabra, por não ter logo edificado.
Objeto da ação: Carta de arrematação de uns terrenos sitos na Rua Bela da Rainha e Rua Travessa da Conceição, que pertenciam à Congregação do Oratório de São Filipe Neri, a D. Vitória Antónia Henriques, à sua irmã D. Joana Madalena Henriques e à Inspeção dos Bairros.
Objeto da ação: Carta de arrematação de um terreno sito na travessa da Conceição.
Objeto da ação: Sobre um terreno na Rua dos Douradores em compensação de outro de casas incendiadas, sito na Rua de D. Mafalda.
Autor/Profissão: capitão-mor
Autor/Parentesco: herdeiro de seus tios Manuel Martins de Aguiar e Francisco Martins de Aguiar
Objeto da ação: Sobre a loja de relojoeiro na Rua Augusta não cumprir o disposto e pejando parte do passeio, causando dano aos outros comerciantes seus vizinhos.
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia como credor da ré, proveniente de um terreno sito na Rua Nova do Espírito Santo e travessa da Assunção, foreiro à Capela dos Apóstolos São Simão e São Judas, ereta na Igreja de Santa Justa, instituída por Álvaro Vaz.
Ré/Estado Civil: viúva de Tomás Antunes Machado
Objeto da ação: Sobre dois terrenos sitos na Rua da Bela da Rainha, que haviam sido adjudicados a D. Brás José Baltasar da Piedade da Silveira e a Luís de Albuquerque Mendonça Furtado, que não edificaram no prazo estipulado.
Objeto da ação: Arrematação de uns terrenos na Rua Nova de El-Rei, que haviam sido adjudicados aos herdeiros de António Rodrigues Henriques, a António José de Abreu Barros e à Irmandade do Santíssimo da freguesia de São Julião, em compensação de outras casas incendiada, sitos na Rua Nova dos Ferros, que não edificaram no prazo estabelecido.
Objeto da ação: Carta de arrematação um terreno que pertencia a D. Antão de Almada, sito na Rua da Bela da Rainha.
Objeto da ação: Sobre uma meia parede existente entre as propriedades do autor e do réu, sitas na Rua Augusta.
Objeto da ação: Comutação de um terreno que havia sido adjudicado ao réu na Rua Nova de El-Rei, em compensação de outro de casas incendiadas sito na Rua Nova dos Ferros, por outro noutro local, terreno aquele de que era senhor direto o réu e enfiteutas os autores, para a nomeação de louvados para se arbitrar o foro do referido terreno.