Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
43 records were found.
Objeto da ação: Sobre um terreno de casas incendiadas sito na Rua dos Selvagens e beco do Almatacé.
Autores/Parentesco: herdeiros de João Baptista Cerqueira e sua mulher Teresa de Jesus
Objeto da ação: Pagamento do domínio direto de um terreno de casas incendiadas de que era enfiteuta Vitorino da Cruz Leal, filho e herdeiro de António da Cruz Leal, sito na Rua dos Fornos, que foi devassado.
Objeto da ação: Pagamento do domínio direto de um terreno de casas incendiadas de que era enfiteuta Domingos Bernardes, sito no beco de Mata Porcos, que foi devassado.
Objeto da ação: Pagamento de determinada quantia, proveniente de um terreno de casas incendiadas de que era senhor direto, sito no beco do Pocinho, ao Painel do Anjo ao Crucifixo, por desistência do seu enfiteuta o padre Francisco Carvalho.
Objeto da ação: Posse legítima do domínio direto de uns terrenos de casas incendiadas, sitos na Rua das Esteiras, Rua do Selvagem e rua do Cotovelo da Ferraria, de que eram enfiteutas respetivamente Rodrigo de Sousa Coutinho e D. Luísa Pereira da Fonseca, viúva do capitão António Gonçalves Lima e filha de Amaro Luís de Carvalho, de quem não há notícias e que, por conseguinte, não requereram as adjudicações respetivas.
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente de um terreno de casas incendiadas, sito na antiga Rua de São Julião ao Poço da Fotea, que foi devassado.
Objeto da ação: Posse legítima um terreno de casas incendiadas, sito na Rua de São João ao Poço da Fotea e do foro imposto a outro sito na antiga Rua da Correaria ou Fancaria de Cima, de que era enfiteuta Bento Gomes Ribeiro, ambos pertencentes à capela instituída por João Henriques, pai de Frei Aleixo Henriques, que por sua morte deixou o referido convento ao seu administrador.
Objeto da ação: Sobre uma dívida de determinada quantia que emprestaram a João da Costa Araújo, para a construção de uma propriedade na Rua dos Sapateiros e Rua Augusta, de cujos rendimentos se fez penhora a pedido da Fazenda Real.
Objeto da ação: Sobre um terreno de casas incendiadas de que o autor é senhor direto, sito ao Painel do Anjo ao Crucifixo, requerendo a sua adjudicação para edificar nova propriedade.
Objeto da ação: Pagamento do encargo de censo e foro que tinha, conjuntamente com o Convento de Chelas, de um terreno de casas incendiadas sito nas antigas ruas do Príncipe e da Portagem, de que foi enfiteuta João de Lima e por seu falecimento, Ventura Rodrigues Montarroios, pertencendo o solo a José António de Oliveira.
Objeto da ação: Posse legítima como senhores diretos de um terreno de casas incendiadas, sito na travessa da Rua das Esteiras para a Rua dos Selvagens, de que era foreiro Cristiano Stocqueler e que lhe foi adjudicado na Rua dos Correeiros.
Objeto da ação: Pagamento do domínio direto comum a este convento, ao Convento de Chelas e à Igreja de Santa Cruz do Castelo, de dois terrenos de casas incendiadas sitos nas antigas ruas do Príncipe e da Portagem, de que eram enfiteutas Custódio José Bandeira e o desembargador Manuel Joaquim Bandeira, como filhos e herdeiros de Domingos Pires Bandeira, terrenos estes que foram devassados.
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente de um terreno de casas incendiadas, foreiro à Igreja de Santa Maria Madalena e sito na Rua da Padaria, que foi devassado.
Objeto da ação: Pagamento do domínio direto de metade de três lojas, sitas na antiga Rua da Padaria, de que era enfiteuta o bacharel Damião Rodrigues da Fonseca, que foram devassadas.
Objeto da ação: Retirada de entulho pela parte do réu, proveniente dos cabocos de uma propriedade que anda a construir na Rua da Madalena e da travessa que vai da mesma rua para a dos Algibebes, onde os outros têm lojas.
Objeto da ação: Posse legítima de um terreno de casas incendiadas, sito na Rua da Confeitaria ao Arco dos Barretes, erradamente inscrito no Tombo em nome de Mateus da Silva.
Objeto da ação: Carta de arrematação de um terreno sito na Rua da Padaria e Rua Travessa de São Julião, que havia pertencido aos condes de Povolide e de Óbidos.
Objeto da ação: Posse legítima de um terreno de casas incendiadas sito na antiga Rua de São João ao Paço da Fotea.
Autor/Profissão: correio-mor do reino
Objeto da ação: Obrigação do réu retirar o entulho de um terreno que foi adjudicado ao autor, na Rua Nova da Princesa e Rua Direita da Madalena.
Autor/Profissão: correio-mor do reino
Objeto da ação: Sobre o réu retirar o entulho de um terreno que foi adjudicado ao autor, na Rua Nova da Princesa e Rua Direita da Madalena, para dar começo à edificação de uma propriedade.
Autor/Profissão: correio-mor do reino
Objeto da ação: Julgamento por sentença da adjudicação e posse de um terreno na Rua dos Sapateiros, em compensação de outro de casas incendiadas sito no beco da Parreirinha e beco de São Julião.
Autora/Estado Civil: viúva de João Baptista Ferreira e Sousa
Objeto da ação: Julgamento por sentença da adjudicação e posse de um terreno na Rua dos Sapateiros, em compensação de outro de casas incendiadas sito no beco da Parreirinha e beco de São Julião.
Autora/Estado Civil: viúva de João Baptista Ferreira e Sousa
Objeto da ação: Julgamento por sentença da adjudicação e posse de um terreno na Rua dos Sapateiros, que trocou por outro que comprara na mesma rua à prioresa e religiosas do Mosteiro do Sacramento da Ordem de São Domingos.
Autora/Estado Civil: viúva de João Baptista Ferreira e Sousa
Objeto da ação: Posse legítima de um terreno de casas incendiadas, foreiro à mesa de Nossa Senhora de Belém, do Hospital das Palmeiras, sito na Rua do Selvagem, propriedade que comprara pela execução que Marcos Vieira fizera ao Dr. Francisco Madeira, pertencente à capela que instituíra Fernão Velho, de que haviam sido administradores Manuel Vieira Galvão da Silva e Cristóvão Manuel de Vilhena.
Objeto da ação: Verificação das adjudicações de uns terrenos nas ruas dos Sapateiros e dos Douradores, em compensação de outros de casas incendiadas sitos na Rua da Cutelaria, beco do Pinovai e Rua da Gibitaria.
Autor/Parentesco: herdeiro e testamenteiro de seus tios Dionísio Cotrim de Sousa e D. Joana Casemira de Sousa
Objeto da ação: Intenção de se julgar por sentença a adjudicação e posse de um terreno na Rua dos Correeiros, em compensação de dois de casas incendiadas sitos na travessa da Rua das Esteiras para a Rua dos Selvagens, freguesia de São Julião, um dos quais foreiro à Basílica de Santa Maria.
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia de uma parcela de terreno, que foram obrigadas a vender quando da adjudicação de um terreno na Rua dos Sapateiros, em compensação de outro de casas incendiadas sito na Rua dos Fornos.
Objeto da ação: Pagamento do domínio direto de dois terrenos de casas incendiadas, um na antiga Rua da Confeitaria que foi adjudicado ao seu enfiteuta António de Cerqueira Lima, na Rua Travessa de São Julião, e outro na antiga Rua da Calcetaria que foi adjudicado ao seu enfiteuta António Rodrigues Lino, na Rua Áurea.
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia por Alberto Luís Bium, para arrematação de um terreno que lhes havia sido adjudicado na Rua Bela da Rainha, em compensação de outro de casas incendiadas sito no Largo do Pelourinho.
Objeto da ação: Pagamento do domínio direto de um terreno de casas incendiadas, sitas no antigo largo do Pelourinho Velho, que foi adjudicado na Rua Bela da Rainha ao seu enfiteuta, António de Moura Borralho.
Objeto da ação: Posse legítima do domínio direto de um terreno de casas incendiadas, sitas na antiga Rua dos Ourives da Prata, de que eram enfiteutas os herdeiros de Domingos da Costa, que consta no Tombo ser um prazo do Senado da Câmara.
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia por um terreno de casas incendiadas, foreiro ao referido convento e sito na Rua da Calcetaria, que foi adjudicado na Rua Áurea ao seu enfiteuta João Pedro Ludovice, que por não se ter edificado no termo estipulado foi novamente adjudicado a Rodrigo de Sousa da Silva Alcaforado, por sua mulher D. Maria José de Carvalho e Nápoles, em compensação de outro na referida rua, que havia sido arrematado por António Pinheiro Salgado e em substituição do que possuira no beco do Açougue e Terreiro do Paço.
Objeto da ação: Sobre um terreno na Rua dos Sapateiros, em compensação de outro de casas incendiadas sito na Rua dos Fornos.
Objeto da ação: Sobre um terreno na Rua Augusta, em compensação de outro de casas incendiadas que haviam herdado de Francisco Lopes, sito na Rua dos Ourives do Ouro.
Objeto da ação: Pagamento do domínio direto de um terreno de casas incendiadas, sitas no sítio do Tronco, de que era enfiteuta Crespim Diniz Vilas Boas, por sua mulher D. Faustina Maria, viúva de Bartolomeu Ferreira, terreno que foi arrematado por Luís Cantófer.
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia referente à arrematação de um terreno que havia sido adjudicado na Rua dos Correeiros, em compensação de outro de casas incendiadas sito na antiga Rua de Mata Porcos.
Objeto da ação: Julgar sentença de adjudicação e posse de um terreno na Rua dos Correeiros, em compensação de outro de casas incendiadas sito na antiga Rua do Mata Porcos.
Objeto da ação: Posse legítima de um terreno com umas casas incendiadas, sito na Rua do Mata Porcos, de que se deu ilegalmente uma parte ao capitão Domingos Dias.
Objeto da ação: Adjudicação de um terreno na Rua por detrás do Espiríto Santo, em compensação de três outros sitos no largo e travessa do Tronco, cujas casas incendiaram.
Autora/Estado Civil: viúva do capitão Bartolomeu Ferreira Henriques
Objeto da ação: Intenção de se julgar por sentença a adjudicação e posse de um terreno na Rua por debaixo do Espírito Santo, em compensação de três outros de casas incendiadas no largo e travessa do Tronco.
Autora/Estado Civil: viúva do capitão Bartolomeu Ferreira Henriques
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente de um terreno de casas incendiadas, sito na Rua da Portagem, por execução que fez à ré.
Ré/Estado Civil: viúva e herdeira de Ventura da Costa Cardoso
Objeto da ação: Penhora de determinada quantia proveniente de um terreno de casas incendiadas, sito na Rua da Portagem, por execução à ré.
Ré/Estado Civil: viúva e herdeira de Ventura da Costa Cardoso
Objeto da ação: Posse legítima de um terreno de casas incendiadas, sito no beco da Parreirinha e beco de São Julião, erradamente inscrito no Tombo em nome de seu genro, Domingos Lourenço.
Autora/Estado Civil: viúva de João Baptista Ferreira e Sousa