Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
47 records were found.
Objeto da ação: Alvará de éditos de 30 dias para que o réu, ou seus herdeiros de que se desconhece o paradeiro, como enfiteuta de um terreno de casas incendiadas sito na Rua do Arco de Nossa Senhora da Consolação, de que os autores são senhores diretos, requeira a adjudicação do referido terreno para reedificação.
Objeto da ação: Pagamento do domínio direto de um terreno de casas incendiadas, de que era enfiteuta o padre Joaquim Pimenta, sito no beco da Boca Negra à Rua das Manilhas.
Objeto da ação: Sobre um terreno na Rua Augusta, em compensação de outro de casas incendiadas sito na Rua dos Ourives do Ouro.
Objeto da ação: Pagamento do domínio direto de um terreno de casas incendiadas, de que era enfiteuta Francisco Xavier Teles de Melo, filho e herdeiro de Pedro de Melo e Ataíde, sito no antigo beco do Alimo.
Objeto da ação: Pagamento de um terreno de casas incendiadas, de que era enfiteuta D. Rosa Maria Caetana Viterbo, viúva de José da Silva Pereira, sito na travessa do Poço da Fotea (beco de Nossa Senhora da Conceição à Correaria) e arrematado por Manuel José Ribeiro da Silva.
Objeto da ação: Pagamento de um terreno de casas incendiadas, de que era enfiteuta D. Rosa Maria Caetana Viterbo, viúva de José da Silva Pereira, sito na travessa do Poço da Fotea, também designado por beco de Nossa Senhora da Conceição à Correaria e arrematado por Manuel José Ribeiro da Silva.
Objeto da ação: Pagamento de um terreno de casas incendiadas, de que era enfiteuta D. Ana Silvéria de Sá, viúva de Domingos de Aguiar, sito ao Poço da Fotea, terreno que lhe foi adjudicado na travessa da Conceição e arrematado por Manuel Álvares Fetal, de que foi herdeiro seu sobrinho Francisco Xavier Fetal.
Objeto da ação: Pagamento de um terreno de casas incendiadas, de que eram enfiteutas Pedro Vilela e herdeiros de Miguel de Almeida e Vasconcelos, sito na Rua Nova dos Ferros e que por ser comum foi devassado.
Objeto da ação: Pagamento de um terreno de casas incendiadas, de que era enfiteuta Maurício José de Campos, sito na Rua do Arco de Nossa Senhora da Consolação, terreno que lhe foi adjudicado na Rua Nova da Sé e arrematado por Francisco Rodrigues Guimarães.
Objeto da ação: Pagamento de um terreno de casas incendiadas, de que era enfiteuta D. Ana Silvéria de Sá, viúva de Domingos de Aguiar, sito ao Poço da Fotea, terreno que lhe foi adjudicado na travessa da Conceição e arrematado por Manuel Álvares Fetal, de que foi herdeiro seu sobrinho Francisco Xavier Fetal.
Objeto da ação: Arrematação de um terreno de casas incendiadas, sito na travessa dos Latoeiros, de que eram senhores diretos e de que foi última enfiteuta D. Maria Antónia de Campos.
Objeto da ação: Sobre um terreno na Rua Nova da Madalena, em compensação de outros quatro de casas incendiadas, sitos nas antigas ruas das Manilhas, Carniçarias e travessa da Conceição Velha.
Objeto da ação: Sobre um terreno na Rua dos Correeiros em compensação de outro de casas incendiadas, sito no beco de Lava Cabeças.
Interveniente madre Maria Joana Doroteia do Apocalipse/Filiação: filha e herdeira de Francisco Rodrigues Cadaval
Objeto da ação: Sobre um terreno na Rua da Madalena em compensação de outro de casas incendiadas, pertencente à Irmandade de São Luís Rei de França, sito na Rua dos Armazéns às Pedras Negras.
Objeto da ação: Sobre um terreno na Rua Nova do Almada, em compensação de outro onde estava o referido convento, na mesma rua, para sua reedificação.
Objeto da ação: Sobre vários de terrenos na Rua Nova do Almada que pertenciam a João Inácio de Macedo, de que era direto senhor Francisco Vicente Xavier Furtado de Castro Rio e Mendonça, à Irmandade da Santa Vera Cruz e Santo dos Flamengos, sita na Igreja de São Domingos, ao Convento do Carmo e à Inspeção dos Bairros.
Objeto da ação: Sobre uma parcela de terreno que compraram na Rua Nova do Almada e Calçada de São Francisco.
Objeto da ação: Sobre um terreno na Rua da Princesa, em compensação de outros três de casas incendiadas, sitos os dois primeiros na Rua das Manilhas e o último na Rua das Carniçarias.
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente da arrematação de um terreno de casas incendiadas, sitos no beco do Pardieiro ou Canal de Flandres, pelos padres Agostinhos Descalços do Convento de Nossa Senhora da Boa Hora.
Objeto da ação: Sobre um terreno na Rua Nova de El-Rei, em compensação de outro de casas incendiadas sito na Rua Nova dos Ferros. Depois em seu lugar foi-lhes adjudicado no Pelourinho, servindo apenas essa última adjudicação.
Objeto da ação: Sobre um terreno sito na calçada de São Francisco e que pertencia a Francisco Furtado de Mendonça e à Inspeção dos Bairros.
Objeto da ação: Sobre um terreno na Rua dos Sapateiros, em compensação de dois outros de casas incendiadas, um sito na Rua da Tinturaria, pertencente à capela instituída por Isabel Lourenço e outro na Rua das Manilhas, pertencente à capela instituída por Pedro Fernandes Carpinteiro e sua mulher, Maria Ferreira.
Objeto da ação: Pagamento de um terreno de casas incendiadas, de que era enfiteuta D. Luísa da Cunha Soto-Maior, sito na Rua Nova dos Ferros, terreno este que foi arrematado pela Arquiconfraria das Chagas e Cordão de São Francisco, onde por convenção com a Confraria Francisco Rodrigues Grijó construiu uma propriedade.
Objeto da ação: Sobre um terreno de casas incendiadas sito nos antigos becos da Parreirinha e de João de Deus, que havia comprado a José Gonçalves Távora.
Objeto da ação: Pagamento de um terreno de casas incendiadas, de que era enfiteuta D. Luísa da Cunha Soto-Maior, sito na Rua Nova dos Ferros, terreno que foi arrematado pela Arquiconfraria das Chagas e Cordão de São Francisco, onde por convenção com a confraria Francisco Rodrigues Grijó construiu uma propriedade.
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia por Francisco Carlos Xavier, proveniente de um terreno na Rua da Bela da Rainha, que havia trocado por outro local que adjudicara na mesma rua, em compensação de outro de casas incendiadas na Rua das Arcas.
Objeto da ação: Sobre um terreno na Rua Nova do Almada, em compensação de outros de casas incendiadas pertencentes à capela instituída pelo padre Diogo Curado, sitos às Portas da Alfôfa, para ficarem unidos ao seu Convento do Espírito Santo da referida rua.
Objeto da ação: Sobre um terreno na Rua da Bela da Rainha que se havia adjudicado noutro local da mesma rua, em compensação de outro de casas incendiadas, sito na Rua das Arcas.
Objeto da ação: Sobre um terreno na Rua da Madalena, em compensação de seis outros de casas incendiadas sitos nas ruas da Ferraria, Padaria, Correaria e dos Mercadores.
Objeto da ação: Sobre um terreno na Rua da Princesa, em compensação de três outros de casas incendiadas sitos na Rua Nova dos Ferros, largo do Pelourinho e Rua das Carniçarias.
Objeto da ação: O réu, como enfiteuta de um terreno de casas incendiadas sito na Rua do Arco de Nossa Senhora da Consolação, de que os autores são senhores diretos, requer a sua adjudicação.
Objeto da ação: Sobre determinada quantia proveniente do excesso da avaliação do terreno, que se lhe adjudicou na Rua Nova do Almada, em compensação de outras casas incendiadas, pertencentes à capela instituída pelo padre Diogo Curado, sitos às Portas da Alfôfa.
Objeto da ação: Sobre um terreno que havia sido adjudicado ao padre Francisco da Costa Solano, a quem compraram na Rua Augusta, em compensação de outro de casas incendiadas sito na Rua dos Ourives do Ouro.
Objeto da ação: Adjudicação à Misericórdia de Lisboa, como sua enfiteuta, na Rua Augusta, em compensação de outro de casas incendiadas sito na antiga Rua da Calcetaria e que foi arrematado por António Francisco da Silva.
Objeto da ação: O réu requer a adjudicação de um terreno de casas incendiadas, foreiro aos autores e de que é enfiteuta, sito no beco dos Tintes.
Réu/Parentesco: genro e herdeiro de João Pinheiro
Objeto da ação: O réu, como enfiteuta de dois terrenos de casas incendiadas de que os autores eram senhores diretos, sitos na Rua de São João, requer a sua adjudicação.
Objeto da ação: Sobre determinada quantia proveniente de uma parcela de terreno que compraram para juntar ao que lhe foi adjudicado na Rua da Madalena, depois de deduzido o valor de outro terreno de casas incendiadas, de que era enfiteuta Pedro António Caldas, sito na Rua do Arco de Nossa Senhora da Consolação (Rua Nova da Sé), que foi devassado.
Objeto da ação: Sobre determinada quantia proveniente da compra de uma parcela de terreno para juntar ao que lhe foi adjudicado na Rua da Princesa e Pelourinho Velho, em compensação de outros de casas incendiadas sitos na Rua Nova dos Ferros, largo do Pelourinho Velho e Rua das Carniçarias.
Objeto da ação: Pagamento de determinada quantia proveniente da compra de uma parcela de terreno para juntar ao que lhe foi adjudicado na Rua Augusta, em compensação de outros de casas incendiadas sitos na antiga Rua dos Ourives do Ouro.
Rés/Filiação: herdeiras do Dr. Joaquim Pereira da Silva Leal
Objeto da ação: Sobre determinada quantia proveniente da compra de uma parcela de terreno para juntar ao que lhe foi adjudicado na Rua Augusta.
Objeto da ação: Julgar sentença de adjudicação e posse de um terreno na Rua da Princesa, em compensação de outro de casas incendiadas sito na antiga Rua das Carniçarias.
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia para arrematação de um terreno que lhes havia sido adjudicado na Rua da Princesa, em compensação de outro de casas incendiadas sito na antiga Rua das Carniçarias.
Objeto da ação: Sobre o que sobejou da adjudicação de um terreno na Rua dos Correeiros, em compensação de outro de casas incendiadas sito na antiga Rua do Mata Porcos.
Objeto da ação: Sobre casas incendiadas de que foi enfiteuta Manuel Jácome de Sousa e por sua morte, sua filha D. Mariana Eulália de Sousa, sito no beco dos Seguros à Rua Nova dos Ferros, que foi devassado por diminuto.
Objeto da ação: Sobre umas casas incendiadas de que foram enfiteutas sucessivamente João Lopes Brandão, o padre Manuel de Sousa Brandão, Francisco Rodrigues das Chagas, António Nogueira França e sua viúva D. Isabel Maria, sito na antiga Rua da Calcetaria, em compensação do qual foi adjudicado à Misericórdia de Lisboa, herdeira da referida D. Isabel Maria; um outro na Rua Áurea, transmutado para a Rua Augusta a pedido de Matias José de Castro e arrematado por António Francisco da Silva, por a Misericórdia não ter ediificado.
Objeto da ação: Posse legítima de um terreno de casas incendiadas foreiro ao Convento de São Bento de Xabregas da Congregação de São João Evangelista, sito no Poço da Fotea, erradamente inscrito no Tombo como pertencente aos herdeiros do seu marido.
Autora/Estado Civil: viúva de José da Silva Pereira
Autora/Parentesco: irmã e herdeira do Dr. Francisco Xavier da Fonseca e Silva
Objeto da ação: Sobre a quantidade de entulho que os réus conservam junto da propriedade em que habitam, pertencente a João Baptista de Groot, sita na Rua Nova do Almada, prejudicando-a e entulhando as suas portas.