Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
41 records were found.
Objeto da ação: Sobre um terreno de casas incendiadas sito na antiga Rua de São João.
Objeto da ação: Pagamento do dominio direto de um terreno de casas incendiadas na antiga Rua dos Fornos, de que foram enfiteutas Manuel Valente e sua irmã Brízida Inácia Xavier e por sua morte sua irmã Florência Teresa Xavier, mulher de Manuel Henriques de Gouveia, terreno este que foi devassado.
Objeto da ação: Posse legítima de um terreno de casas incendiadas, sito no antigo beco de Gaspar das Naus.
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente de um terreno de casas incendiadas, sito no antigo beco de Gaspar das Naus.
Objeto da ação: Pagamento do domínio direto de um terreno de casas incendiadas sito na antiga Rua Nova dos Ferros, que foi adjudicado na Rua Áurea ao seu enfiteuta Rodrigo Caetano de Almeida e Brito, em parte foreiro ao Convento de Santa Clara e foi arrematado por Francisco Rodrigues da Fonseca.
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente da arrematação de um terreno que lhe havia sido adjudicado na travessa da Conceição Nova, em compensação de outro de casas incendiadas sito na travessa da Conceição dos Freires.
Objeto da ação: Sobre um terreno de casas incendiadas, sito na antiga Rua da Ferraria e requerer a adjudicação de outro para edificar uma propriedade.
Objeto da ação: Sobre o justo valor de um terreno na Rua da Princesa, foreiro ao Hospital Real de Todos-os Santos e que fora adjudicado anteriormente a Maria Pereira de Azevedo, viúva de José Henriques, para juntar aos que já haviam sido adjudicados ao autor com o fim de poder construir uma maior propriedade.
Objeto da ação: Sobre uns terrenos na Rua Nova da Conceição e Rua da Princesa, um dos quais foi dado em compensação de outro de casas incendiadas que seu irmão, o general Gomes Freire de Andrade, possuía na travessa da Conceição Velha, de que o autor foi herdeiro e administrador do vínculo por ele instituído, e o outro adjudicou para poder construir uma maior propriedade.
Objeto da ação: Sobre um terreno sito na Rua da Princesa e que pertencia a Maria Pereira de Azevedo, viúva de José Henriques, que o autor requereu para a sua adjudicação e juntar aos que lhe haviam sido adjudicados no mesmo local.
Objeto da ação: Sobre um terreno sito na Rua Nova da Conceição que se mandou adjudicar ao autor pelo seu justo valor.
Objeto da ação: Sobre um terreno que lhe foi adjudicado na Rua Nova de El-Rei em compensação de outro de casas incendiadas, sito na Rua Nova dos Ferros.
Autor/Profissão: copeiro-mor
Objeto da ação: Julgamento por sentença da adjudicação e posse de um terreno na Rua Nova de São Crespim, em compensação de outro de casas incendiadas sito na Rua dos Selvagens.
Objeto da ação: Posse legítima de um terreno de casas incendiadas sito na Rua dos Selvagens.
Objeto da ação: Julgamento por sentença da adjudicação e posse de uns terrenos na Rua Nova de São Crespim e calçada do Correio, junto aos que tem na Rua Nova de São Crespim e Rua Nova da Sé.
Objeto da ação: Despejo do autor, na Rua Nova da Princesa, a pedido do senhorio o conde de Vila-Flor.
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente de quatro terrenos pertencentes ao referido vínculo, sitos, dois na travessa de São Julião e os outros no Pelourinho Velho e Rua Nova de El-Rei, que foram devassados ou arrematados.
Autor/Cargo: administrador do vínculo instituído por D. Gil Anes da Costa
Objeto da ação: A ação prende-se com o julgamento por sentença da adjudicação e posse de dois terrenos que se adjudicaram juntos a sua mãe, a condessa de Óbidos, como sua tutora, na Rua Nova de El-Rei, em compensação de quatro outros de casas incendiadas sitos na Rua Nova dos Ferros.
Objeto da ação: Julgamento por sentença da adjudicação e posse de um terreno na travesssa de São Julião, por haver subjugado a adjudicação que se fez a sua mãe, a condessa de Óbidos, como sua tutora, na mesma Rua, em compensação de outros de casas incendiadas sitos nas antigas ruas de D. Gil Anes e das Carniçarias.
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente da arrematação de dois terrenos pertencentes ao referido vínculo, sitos na Rua Bela da Rainha, por Jerónimo da Silva Neves e Manuel dos Reis.
Autor/Cargo: administrador do vínculo instituído por D. Gil Anes da Costa
Objeto da ação: Sobre uma parcela de terreno que o autor comprou na Rua de São Crespim, para juntar ao que lhe foi adjudicado na mesma rua, em compensação de outro de casas incendiadas sito na Rua dos Selvagens.
Objeto da ação: Julgamento por sentença da adjudicação e posse de um terreno na Rua da Bela da Rainha, que pertencera a José Molina que o transmutara com os que haviam sido adjudicados a sua mãe, a condessa de Óbidos, como sua tutora, na Rua Áurea, em compensação de outros quatro de casas incendiadas sitos na Rua Nova dos Ferros.
Objeto da ação: Julgamento por sentença da adjudicação e posse de um terreno que se adjudicou a sua mãe, a condessa de Óbidos, como sua tutora, na Rua Bela da Rainha, em compensação de três outros de casas incendiadas sitos na antiga Rua dos Ourives da Prata.
Objeto da ação: Julgamento por sentença da adjudicação e posse de um terreno que se adjudicou a sua mãe, a condessa de Óbidos, como sua tutora, na Rua Augusta, em compensação de dois outros de casas incendiadas sitos na Rua Nova dos Ferros.
Objeto da ação: Sobre determinada quantia proveniente da compra de uma parcela de terreno para juntar ao que lhe foi adjudicado na Rua Áurea. Esta execução não teve efeito, por haver compensação de outros das ruas de D. Gil Anes e Carniceiros e das suas adjudicações.
Objeto da ação: Sobre determinada quantia proveniente da compra de uma parcela de terreno para juntar ao que lhe foi adjudicado na Rua Nova de El-Rei, em compensação de outro de casas incendiadas sito na antiga Rua Nova dos Ferros.
Objeto da ação: Sobre determinada quantia proveniente da compra de uma parcela de terreno para juntar ao que lhe foi adjudicado na Rua Nova de El-Rei, em compensação de outro de casas incendiadas sito na Rua Nova dos Ferros.
Objeto da ação: Sobre determinada quantia proveniente da compra de um terreno na Rua da Princesa, para juntar ao que possuía na referida rua e na Rua Nova de El-Rei.
Objeto da ação: Sobre determinada quantia proveniente da compra de uma parcela de terreno para juntar ao que se havia adjudicado na Rua Nova da Conceição, em compensação de outro de casas incendiadas sito na travessa da Conceição Velha.
Réu/Parentesco: herdeiro e administrador do vínculo instituído por seu irmão, o general Gomes Freire de Andrade
Objeto da ação: Posse legítima de seis terrenos de casas incendiadas sitos, quatro deles, na Rua dos Armazéns e os restantes na Rua da Lista.
Objeto da ação: Intenção de se julgar por sentença a adjudicação e posse de uns terrenos na Rua Nova dos Douradores, em compensação de outros de casas incendiadas sitos na Rua dos Armazéns e na Rua da Lista.
Objeto da ação: Julgamento por sentença da adjudicação e posse de um terreno na Rua Bela da Rainha, em compensação de outro de casas incendiadas sito aos Arcos dos Pregos e do Açougue.
Objeto da ação: Julgamento por sentença da adjudicação e posse de um terreno que lhe havia sido adjudicado na Rua Nova da Padaria, em compensação de outro de casas incendiadas sito na antiga rRua do mesmo nome de que eram enfiteutas os herdeiros de Francisco de Mendonça Arrais, arrematado pelo autor, como senhor direto do referido terreno, pelos foros que deviam.
Objeto da ação: A ré ocupou com um balcão a entrada de uma propriedade pertencente à referida casa, na Rua dos Fanqueiros, dificultando a serventia da casa, principalmente a de um novo inquilino Francisco de Azevedo Barbuda, comerciante de panos.
Autor/Cargo: administrador da casa do conde de Redinha
Objeto da ação: Sobre um terreno na Rua da Princesa, em compensação de outros de casas incendiadas sitos na Rua da Fancaria e beco do Lava Cabeças.
Autora/Estado Civil: viúva de D. João de Lencastre, conde da Lousã
Autora/Cargo: administradora do vínculo instituído por D.Catarina de Pina
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia por Domingos Gonçalves Vaz, proveniente da arrematação de um terreno que se lhe havia adjudicado na Rua da Padaria, em compensação de outro de casas incendiadas sito na antiga rua do mesmo nome.
Objeto da ação: Os réus como enfiteutas de um terreno de casas incendiadas, de que o autor é senhor direto, sito na Rua de São João, requerem a sua adjudicação.
Autoras/Filiação: filhas e herdeiras de Manuel Martins Torres
Objeto da ação: Julgamento por sentença da adjudicação e posse de um terreno na Rua Nova de El-Rei, em compensação de outro de casas incendiadas sito na Rua Nova dos Ferros.
Autor/Parentesco: sobrinho e herdeiro de D. Filipe de Sousa
Objeto da ação: Sobre a loja de uma propriedade do autor sita na Rua Nova de El-Rei e Rua Nova da Princesa.
Autor/Profissão: copeiro-mor
Objeto da ação: Posse legítima de um terreno de casas incendiadas foreiro à Misericórdia de Lisboa, sito na Rua de São João.
Objeto da ação: Intenção de se julgar por sentença a adjudicação e posse de um terreno que comprou na Rua da Princessa, para juntar ao que lhe foi adjudicado na mesma rua e Rua Nova de El-Rei, em compensação de outro de casas incendiadas na Rua Nova dos Ferros.
Autor/Profissão: copeiro-mor