Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
40 records were found.
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente de um terreno de casas incendiadas, foreiro ao Hospital de São Lázaro sito na Rua do Arco de Nossa Senhora da Consolação, nesta época também designada por Rua Nova da Sé, que foi devassado.
Interveniente D. Agostinha Doroteia de Sande e Vasconcelos/Estado Civil: viúva de Manuel de Sande e Vasconcelos
Interveniente D. Mariana Joaquina de Sande/Estado Civil: casada com Francisco Xavier Stocqueler
Objeto da ação: Obrigação do autor fechar umas janelas gradeadas de uma propriedade, sita na Rua Augusta, por darem para um saguão que lhe pertence.
Objeto da ação: Sobre um terreno que lhe foi adjudicado na Rua Augusta, em compensação de outro de casas incendiadas, sito na Rua dos Ourives do Ouro.
Objeto da ação: Posse legítima de oito terrenos de casas incendiadas sitos na Rua dos Mercadores, Rua do Mata Porcos, pátio do Rosa e pátio do Lava Cabeças, terrenos estes que foram adjudicados na Rua dos Correeiros, cinco dos quais eram livres e haviam sido vendidos por seu tio a Domingos de Basto Viana, os outros três são foreiros à Irmandade de Nossa senhora da Madre de Deus, ao conde de Vila Nova e à Misericórdia de Lisboa, que foram vendidos por não construir no prazo estabelecido.
Interveniente Teresa Joaquina Rosa/Parentesco: sobrinha e herdeira de Apolónia Maria de Jesus e de Inácio Francisco de Oliveira
Objeto da ação: Sobre um terreno na Rua Nova de El-Rei e Rua Bela da Rainha que fora adjudicado, em compensação de outro de casas incendiadas sito na Rua Nova dos Ferros e no Pelourinho Velho, a José Alves de Mira, administrador da herança do capitão João Botelho de Carvalho e por dívida arrematado pelo beneficiado Clemente José da Cunha, a quem o autor comprou.
Objeto da ação: Carta de arrematação de um terreno pertencente à casa do conde dos Arcos, sita na Rua dos Douradoures e travessa da Conceição.
Objeto da ação: Arrematação de um terreno pertencente ao Convento de Nossa Senhora da Pena, a D. João de Almeida e Silva Sanches Farinha e à Inspeção dos Bairros, sito na Rua Bela da Rainha.
Objeto da ação: Pagamento de uma meia parede de uma propriedade que o autor está construindo na Rua da Bela da Rainha, confinante com outra do primeiro réu.
Objeto da ação: Reconhecimento do foro que Andreia Maurícia fez quando da compra de umas casas sitas no beco do Vidro.
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente de um terreno de casas incendiadas foreiro ao Senado da Câmara, sito no Terreiro do Paço sobre o Açougue Real e escadas de pedra fronteiras à Rua do Príncipe.
Autora/Estado Civil: viúva de Bento Dias, herdeiro de seu irmão Lucas Dias
Objeto da ação: Posse legítima de um terreno de casas incendiadas foreiro ao Senado da Câmara, sito no Terreiro do Paço, sobre o Açougue Real e escadas de pedra fronteiras à Rua do Príncipe.
Autora/Estado Civil: viúva de Bento Dias, herdeiro de seu irmão Lucas Dias
Objeto da ação: Sobre um terreno na Rua Áurea em compensação de outro de casas incendiadas, sitas na Rua da Calcetaria.
Autor/Profissão: capitão
Objeto da ação: Dívida de determinada quantia proveniente da compra de uma parcela de terreno na travessa da Conceição, para juntar ao que lhe havia sido adjudicado em compensação de dois outros de casas incendiadas, sitos no largo do Poço da Fonte e beco dos Seguros.
Ré/Estado Civil: viúva de Domingos de Aguiar
Objeto da ação: Dívida de determinada quantia proveniente da compra de uma parcela de terreno, para juntar ao que lhe havia sido adjudicado na Rua Augusta em compensação de outro de casas incendiadas, sito na Rua dos Ourives do Ouro.
Ré/Estado Civil: viúva do brigadeiro João Frederico Ludovice
Objeto da ação: Dívida de determinada quantia proveniente da compra de uma parcela de terreno, para juntar a outro que lhe havia sido adjudicado na Rua Bela da Rainha, em compensação de um de casas incendiadas sito na Rua dos Mercadores.
Interveniente/Estado Civil: viúva de Manuel Sampaio e Pina
Objeto da ação: Dívida de determinada quantia proveniente da compra de uma parcela de terreno, para juntar ao terreno que lhe foi adjudicado na Rua Augusta e Rua Nova de El-Rei, em compensação de outro de casas incendiadas sito na Rua dos Ourives do Ouro e Rua Nova dos Ferros.
Objeto da ação: Posse de um terreno na Rua Bela da Rainha em compensação de outro de casas incendiadas sito na Rua dos Mercadores.
Autora/Estado Civil: viúva de Manuel de Sampaio e Pina
Objeto da ação: Posse legítima de um terreno de casas incendiadas sito na Rua dos Mercadores.
Autora/Estado Civil: viúva de Manuel de Sampaio e Pina
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente de uns terrenos de casas incendiadas, sitas sobre a varanda do Terreiro do Paço, cujas lojas pertenciam a António Cerqueira Lima e a António da Costa Pereira, foreiros ao referido Senado na Rua da Confeitaria, que foram devassadas.
Autora/Estado Civil: viúva do desembargador João Caetano Torel
Objeto da ação: Dívida de determinada quantia proveniente da compra de uma parcela de terreno, que pertencia ao capitão João Botelho de Carvalho e de que era administrador José Alves de Mira, na Rua Nova de El-Rei para completar o terreno que o réu comprara ao padre Clemente José da Cunha.
Objeto da ação: Posse legítima de um terreno de casas incendiadas sito no antigo beco do Vidro, em parte foreiro ao Mosteiro de Santos.
Interveniente Ângela Maurícia Caetana/Estado Civil: casada com Joaquim José da Mota
Intervenientes/Filiação: herdeiros de seus pais Andreza Maurícia Caetana e José Rodrigues
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente de um terreno de casas incendiadas sito no antigo beco do Vidro.
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente de um andar de uma casa incendiada, que possuíam comummente com Luís Lopes da Silva e Manuel de Sousa Soeiro, sita no Largo da Conceição Velha, cujo terreno foi devassado.
Autora D. Ana Clara Maurícia/Estado Civil: viúva de Jerónimo Vilaça da Gama
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente de um terreno de casas incendiadas em parte foreiro ao Mosteiro de Santos, sito no antigo beco do Vidro, que foi devassado por diminuto.
Interveniente Ângela Maurícia Caetana/Estado Civil: casada com Joaquim José da Mota
Intervenientes/Filiação: herdeiros de seus pais Andreza Maurícia Caetana e José Rodrigues
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente da arrematação de um terreno na Rua Nova do Espírito Santo, que seu marido havia comprado a Bernardo de Fontes Garcês, a quem fora adjudicado em compensação de três outros de casas incendiadas sitos no antigo beco da Ferraria, por Dionisio António Verney.
Interveniente D. Ana Leonor Perpétua/Estado Civil: viúva de João Gonçalves
Objeto da ação: Sobre determinada quantia proveniente da compra de uma parcela de terreno, para juntar ao que lhe foi adjudicado na Rua de São Julião, em virtude de André José de Vasconcelos, a quem primeiramente o referido terreno havia sido adjudicado, o haver trocado por outro na Rua dos Douradores.
Objeto da ação: Posse legítima de um terreno na Rua Nova do Espírito Santo que seu marido havia comprado a Bernardo de Fontes Garcês, a quem fora adjudicado em compensação de três outros de casas incendiadas sitos no antigo beco da Ferraria.
Interveniente D. Ana Leonor Perpétua/Estado Civil: viúva de João Gonçalves
Objeto da ação: Intenção de se julgar por sentença a adjudicação e posse de um terreno na Rua Augusta, em compensação de outro de casas incendiadas sito na Rua dos Ourives do Ouro.
Autora/Estado Civil: viúva do brigadeiro João Frederico Ludovice
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente de metade do valor de um terreno de casas incendiadas, pertencente ao vínculo instituído por Lopo de Sousa Coutinho e sua mulher D. Maria de Noronha, sito ao Pelourinho Velho.
Objeto da ação: Posse legítima de um terreno de casas incendiadas que comprara a Ana Maria Gertrudes, sito na travessa dos Latoeiros.
Objeto da ação: Intenção de se julgar por sentença a adjudicação e posse de um terreno na Rua dos Douradores, em compensação de outros de casas incendiadas sitos na Rua da Confeitaria e beco de Martim Alho.
Autor/Profissão: coronel
Objeto da ação: Julgamento por sentença da adjudicação e posse de um terreno na Rua Conceição, em compensação de dois outros de casas incendiadas sitos no largo do Poço da Fonte e beco dos Seguros.
Autora/Estado Civil: viúva de Domingos de Aguiar
Objeto da ação: Posse legítima de um terreno que havia sido adjudicado a seu marido na Rua dos Sapateiros, em compensação de outro de casas incendiadas foreiro à Irmandade do Divino Espírito Santo da Pedreira, sito na antiga Rua dos Fornos.
Autora/Estado Civil: viúva de Francisco de Paula Pereira da Silva
Objeto da ação: Entrega de derminada quantia proveniente da arrematação de um terreno que havia sido adjudicado ao seu marido na Rua dos Sapateiros, em compensação de outro de casas incendiadas foreiro à Irmandade do Divino Espírito da Pedreira, sito na antiga Rua dos Fornos.
Autora/Estado Civil: viúva de Francisco de Paula Pereira da Silva
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente de umas casas incendiadas foreiras ao Senado da Câmara, sitas nas Varandas do Terreiro do Paço, que seu marido possuía comumente com António Sodré Pereira Tibao e que foram devassadas.
Autora/Estado Civil: viúva de Lourenço da Silva e Abreu
Objeto da ação: Posse legítima de umas casas incendiadas foreiras ao Senado da Câmara, sitas nas Varandas do Terreiro do Paço, que seu marido possuía comumente com António Sodré Pereira Tibao.
Autora/Estado Civil: viúva de Lourenço da Silva e Abreu
Objeto da ação: Posse legítima de um terreno de casas incendiadas sito na Rua da Confeitaria.
Autor/Filiação: filho e herdeiro de D. Manuel de Sousa
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente de um terreno de casas incendiadas sito na Rua da Confeitaria, que foi devassado.
Autor/Filiação: filho e herdeiro de D. Manuel de Sousa
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente de um terreno de casas incendiadas, sito na Rua da Confeitaria, que foi devassado.
Autor/Filiação: filho e herdeiro de D. Manuel de Sousa
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia, resultante do precatório vindo do Juízo das Capelas que se acha em Depósito Público na Corte, proveniente de uns chãos incendiados que foram sub-rogados com provisão régia por várias terras, sitos na Horta Velha e Parral, termo da vila de Sesimbra.