Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
29 records were found.
Objeto da ação: Estado de ruína em que se encontram várias propriedades situadas na Rua das Portas de Santo Antão, Nº 58 a 69, de que é senhoria a participante.
Objeto da ação: Estado de ruína em que se encontram umas barracas ou telheiros situados na Rua Ocidental do Passeio Público, de que é senhoria a participante.
Objeto da ação: Julgamento por sentença da adjudicação e posse de um terreno na praça do Rossio, em compensação de outro de casas incendiadas situado na travessa que ia do Rossio para a Rua do Mestre Gonçalo.
Objeto da ação: Desistência do enfiteuta Manuel Rodrigues dos Santos a favor do autor, seu senhor direto, de um terreno de casas incendiadas situado na Rua da Picheleira e Rua das Mudas.
Objeto da ação: Julgamento por sentença da adjudicação e posse de um terreno na Rua Áurea, em compensação de outro de casas incendiadas de que era enfiteuta Manuel Rodrigues dos Santos, situado na Rua da Picheleira e Rua das Mudas.
Objeto da ação: Posse legítima de um terreno de casas incendiadas situado no beco do Silvestre. Autora/Filiação: filha e herdeira de Luis Manuel Coelho Fortes e de Margarida Pacheco Pimentel
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia, por empréstimo, para o casamento de seu filho D. José de Lencastre, proveniente da arrematação por Jorge Luís Teixeira, de umas casas arruínadas situadas no Arco da Graça e pertencentes a uma capela de que é administradora a Irmandade da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo; da venda de um terreno de casas incendiadas situado no Rossio, beco das Galinheiras e Rua dos Odreiros, pertencentes à capela instituida por João Gil e sua mulher Maria Anes, de que é administrador António Xavier da Gama Lobo; da arrematação pelo capitão José Teixeira de Carvalho de um terreno de casas incendiadas, situado por detrás da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, pertencente à capela instituída por Maria Gonçalves de que é administradora a Irmandade do Santíssimo de Santa Justa; da venda de um terreno de casas incendiadas situado no antigo beco do Crucifixo, pertencentes à capela instituída por D. Catarina Teresa da Cunha de que é administradora a Irmandade do Santíssimo da freguesia de São Paulo.
Objeto da ação: Julgamento por sentença da adjudicação e posse de um terreno na Rua dos Correeiros, em compensação de outro de casas incendiadas situado na Rua das Mudas.
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia, por empréstimo, proveniente da venda de uns terrenos de casas incendiadas pertencentes à Irmandade do Senhor Jesus e Nossa Senhora da Piedade de São Julião, de umas capelas instituídas por Fernão Rodrigues e António Vaz.
Objeto da ação: Estado em que se encontra a frontaria de uma propriedade situada na travessa de Santa Justa Nº 11, de que é senhoria a participante.
Autora/Estado Civil: viúva de José Francisco Chaves
Objeto da ação: Arrematação de um terreno situado na Rua dos Correeiros.
Autora/Estado Civil: viúva de José Francisco Chaves
Objeto da ação: Arrematação de um terreno situado na Rua dos Correeiros.
Autora/Estado civil: viúva de José Francisco Chaves
Objeto da ação: Legitimidade da posse de um terreno de casas incendiadas foreiro ao Convento de Santo Eloi, situado na calçada de Paio de Novais.
Objeto da ação: Intenção de se julgar por sentença a adjudicação e posse de um terreno na Rua Augusta, em compensação de outro de casas incendiadas situado na Rua dos Escudeiros.
Autora/estado Civil: viúva de João Cardoso da Cruz
Objeto da ação: Posse legítima de um terreno de casas incendiadas situado na Rua do Regedor e Rua do Chão do Loureiro.
Autora/Estado Civil: viúva de João Rodrigues
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente da venda de uns terrenos que haviam sido adjudicados a seu tio na Rua Áurea e na Rua Augusta.
Autora/Estado Civil: casada com Bernardo Luis da Câmara Soto-Maior, administradora por morte de seu tio D. Damião Botelho Chacon da Silva Mascarenhas do morgadio instituído por Francisco Botelho Chacon
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente da arrematação de um terreno que lhe havia sido adjudicado na Rua dos Sapateiros, em compensação de dois outros de casas incendiadas, um dos quais foreiro à Igreja de São Nicolau, que lhe haviam sido doados por seus tios, situados na travessa do Barreiro, pelo Dr. João Fernandes de Oliveira.
Autora/Estado Civil: casada com Domingos Rodrigues Roiz Morim
Autora/Filiação: sobrinha de Luísa de Macedo e de Manuel dos Santos Torres
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia, por empréstimo proveniente de um terreno situado na Rua Nova do Espírito Santo, pertencente à capela instituída por Álvares Vaz, de que é administradora a Irmandade de São Simão e São Judas Tadeu e Rufina da Igreja de Santa Justa.
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia, por empréstimo, pertencente à capela instituída por D. Francisca Coronel, de que é administrador Carlos José Correia de Lacerda Coronel, proveniente de um terreno de casas incendiadas situado no antigo Largo por detrás do Convento do Espírito Santo.
Objeto da ação: Pagamento de determinada quantia referente ao valor de dois terrenos de casas incendiadas que possuía nas ruas dos Douradores e da Sombreiraria, que foram adjudicadas à referida Basílica na Rua Augusta.
Objeto da ação: Estado de uma propriedade situada na Rua Nova do Carmo, Nº 33 a 36, de que são senhorios.
Autora/Estado Civil: viúva de Domingos Teixeira Marques
Objeto da ação: Estado de ruína em que se encontra uma propriedade situada na calçada do Monturo ou do Jogo da Pela, de que era senhoria. Esta propriedade foi dois anos depois e em 1830, arrematada por Jerónimo Joaquim do Rego, habilitando-se ao dinheiro depositado desta arrematação os filhos da senhoria, D. Mariana Bernarda de Moura, D. Maria da Conceição de Moura e Estêvão de Moura Bandeira.
Autora/Estado Civil: viúva de Gaspar Alves Bandeira
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia, por empréstimo proveniente de um terreno situado na Rua Augusta, arrematado por José Eloi da Silva e João Pedro Isidoro de Melo, pertencente à capela instituída por Francisco Gentil, de que é administradora D. Gertrudes Filipina de Azevedo Coutinho Marreiros da Costa Gentil.
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia, por empréstimo proveniente de dois terrenos adjudicados na Rua da Bela Rainha e arrematados por Manuel José Ribeiro Silva e António Rodrigues, de outro na Calçadinha de São Cristóvão que foi arrematado por Jerónimo Gomes Teixeira, na Rua dos Mercadores que foi devassado, todos eles pertencentes a várias capelas de que é administradora a Irmandade do Santíssimo Sacramento da freguesia de Nossa Senhora da Conceição.
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia, por empréstimo proveniente de uns terrenos situados no largo do Carmo, Rua das Pedras Negras e Rua Bela da Rainha, vinculados ao morgadio de que era administrador Manuel de Sousa Coutinho Mendes Brito e Elvas.
Objeto da ação: Estado de ruína em que se encontra uma propriedade situada no beco do Monte, de que é senhoria.
Objeto da ação: Sobre um terreno na Rua Nova do Carmo em compensação de outro de casas incendiadas, situado na calçada do Combro.
Autora/Estado Civil: viúva de Manuel Alves Antunes
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente de uma parcela de terreno que foi obrigada a vender, quando da adjudicação de um terreno na Rua Nova do Almada, em compensação de outro de casas incendiadas, foreira aos herdeiros de António Teles de Meneses, situado na calçada de Paio de Novais.
Autora/Estado Civil: viúva de Manuel Alves Antunes
Objeto da ação: Sobre um terreno na Rua Nova do Almada em compensação de outro de casas incendiadas situado na calçada de Paio de Novais.
Autora/Estado Civil: viúva de Manuel Alves Antunes