Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
34 records were found.
Objeto da ação: Sobre o vínculo instituído por Luís de Castro do Rio a que pertencem umas casas incendiadas pelo terramoto na Rua Direita de São Jorge.
Objeto da ação: Compra de um terreno de umas casas incendiadas na Rua de João de Fogaça, na calçada do Correio antigo, foreiro ao Mosteiro de São Vicente.
Objeto da ação: Intenção de se julgar por sentença a adjudicação e posse de um terreno na Rua Nova do Limoeiro, em compensação de outro na Rua Direita de São Jorge, pertencente ao morgadio instituído por Luís de Castro do Rio.
Objeto da ação: Legitimidade da posse de um terreno de casas arruínadas sito no beco do Bugio, por compra feita a Vasco José de Andrade Zagalo e sua mulher, D. Tomásia Clara de Castro e Meneses.
Objeto da ação: Prova da qualidade sucessória, como herdeiros de seus avós Antónia Duarte e João Mendes Arnaut, e domínio de uma propriedade sita na Rua do Almarge, que Manuel Duarte Simões herdou de seus avós.
Autores/Parentesco: filhos e genros de Inácia Maria Duarte e de João Mendes de Nicolau
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia referente a um terreno arrematado pela Inspeção dos Bairros, sito na Rua Nova do Limoeiro e comprado pelo autor a Francisca Úrsula da Costa, viúva de Gaspar Luís, que o havia recebido em compensação de umas casas incendiadas no beco da Pérola ao Aljube, foreiras à Basílica de Santa Maria.
Objeto da ação: Intenção de se julgar por sentença a adjudicação e posse que se deu a Carlos José de Freitas, filho de Manuel de Freitas e Araújo, em compensação de um terreno de casas arruínadas na Rua de São Jorge e outro na Rua Direita de São João da Praça, adquirido pelo autor.
Objeto da ação: Pedido de carta de arrematação de um terreno e materiais de uma propriedade arruínada na Rua Direita do Limoeiro, de que era proprietário Manuel Correia de Sá Teles.
Objeto da ação: Obras na propriedade do autor sita no largo do Limoeiro.
Objeto da ação: Arrematação de um terreno na Rua Nova de São Mamede.
Objeto da ação: Carta de arrematação de um terreno na Rua Nova de São Mamede.
Contém planta.
Objeto da ação: Arrematação de um terreno de casas incendiadas no largo da Sé e na Rua das Canastras, que lhe pertencia.
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente da arrematação de um terreno de casas incendiadas, sitas na Rua do Limoeiro e na Rua do Barão, por António Rodrigues Coelho.
Autor/Parentesco: herdeiro do capitão José António Monteiro
Objeto da ação: Carta de arrematação de um terreno na Rua Nova de São Mamede.
Objeto da ação: Sobre o direito de receber determinada quantia proveniente da arrematação de umas casas incendiadas na calçada de São Crespim, pertencentes à sua casa.
Autor/Filiação: filho de D. Manuel de Sousa
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente da arrematação de uns terrenos onde estavam edificadas umas casas, destruídas pelo terramoto, no beco do Bugio, pertencentes ao morgadio de Castelo-Branco.
Autor/Parentesco: tio e tutor de D. Álvaro António de Noronha Abranches Castelo-Branco, conde de Valadares
Objeto da ação: Foro de umas casas incendiadas na calçada de São Crespim, de que era enfiteuta João Simões Ribeiro e ora, Manuel Pedro da Silva Ribeiro.
Autor/Filiação: filho de D. Manuel de Sousa
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente da arrematação de umas casas incendiadas na calçada de São Crespim.
Autor/Filiação: filho de D. Manuel de Sousa
Objeto da ação: Legitimidade e posse de um terreno de umas casas incendiadas no beco do Bugio, por herança de sua tia D. Francisca Xavier de Sousa.
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente da arrematação de uns terrenos onde estavam edificadas umas casas, destruídas pelo terramoto, no beco do Bugio, pertencentes ao morgadio de Castelo Branco.
Autor/Parentesco: tio e tutor de D. Álvaro António de Noronha Abranches Castelo Branco, conde de Valadares
Obnjeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente da arrematação de uns terrenos onde estavam edificadas umas casas, destruídas pelo terramoto, no beco do Bugio, pertencentes ao morgadio de Castelo Branco.
Autor/Parentesco: tio e tutor de D. Álvaro António de Noronha Abranches Castelo-Branco, conde de Valadares
Objeto da ação: Carta de arrematação de um terreno na Rua Nova das Saudades.
Objeto da ação: Sobre umas casas na calçada de São Crespim de que é donatário João Simões Ribeiro, sobrinho do doador.
Objeto da ação: Arrematação de umas casas na calçada de São Crespim.
Objeto da ação: Legitimidade e posse de um terreno de umas casas incendiadas no beco do Bugio, por herança de sua tia D. Francisca Xavier de Sousa.
Objeto da ação: Carta de arrematação de um terreno na Rua de São João da Praça.
Autor/Profissão: capitão
Objeto da ação: Legitimidade e posse de uns terrenos de casas incendiadas pelo terramoto, nas antigas ruas de São Jorge e do Barão.
Autor/Filiação: filho de Diogo de Ataíde Coutinho de Castro
Objeto da ação: Adjudicação de umas casas incendiadas na antiga Rua do Barão.
Autora/Filiação: filha de André de Sousa Rocha
Objeto da ação: Legitimidade de posse de umas casas incendiadas na antiga Rua do Barão.
Autora/Filiação: filha de André de Sousa Rocha
Objeto da ação: Intenção de se julgar por sentença a adjudicação e posse de um terreno na travessa de Santo António, em compensação de umas casas arruínadas pelo terramoto sitas no beco do Melo.
Autor/Profissão: canastreiro
Objeto da ação: Sobre determinada quantia por ter sido devassado um terreno de umas casas incendiadas no beco do Mel, foreiro à Colegiada de São Nicolau.
Autora/Estado Civil: viúva de José Barros da Câmara
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente da arrematação de um terreno de umas casas incendiadas na Rua Nova de São Mamede, pelo Dr. António Rodrigues Caldas.
Autor/Profissão: governador e capitão-general da ilha da Madeira
Autor/Filiação: herdeiro de seus pais Vasco Martins de Sousa e D. Maria Cláudia de Noronha e Meneses e de seu tio, Rui Vaz de Sequeira Freire
Objeto da ação: Entrega de determinada quantia proveniente da adjudicação de um terreno de casas incendiadas na calçada do Correio, por serem netos e herdeiros de António Pereira Viana e Catarina de Jesus, seus proprietários.
Autores/Filiação: filhos do capitão António José Pereira e de Clara Teresa de Jesus Viana
Autora Rita Teresa do Carmo Viana/Estado Civil: viúva de António Pereira Viana
Objeto da ação: Posse legítima de um terreno de umas casas incendiadas na calçada do Correio, por serem netos e herdeiros de António Pereira Viana e Catarina de Jesus, seus proprietários.
Autores/Filiação: filhos do capitão António José Pereira e de Clara Teresa de Jesus Viana
Autora Rita Teresa do Carmo Viana/Estado Civil: viúva de António Pereira Viana