Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
32 records were found.
Natural da freguesia de São Martinho, Arrifana do Sousa, bacharel, juiz de Fora eleito para Vila do Conde, filho de João Teixeira Guimarães, natural de Santa Eulália de Nespereira, termo de Guimarães, e de sua mulher Ana Pinto de Sousa, natural de Arrifana do Sousa; neto paterno de Jerónimo Teixeira e de sua mulher Maria Francisca, naturais de Santa Eulália de Nespereira; neto materno de António de Sousa Velho e de sua mulher Ana Pinto, naturais de Arrifana do Sousa.
Natural de Maiorga, filho de José de Sousa, batizado em Maiorga, e de sua mulher Maria de Sousa, natural de Valado, freguesia de Nossa Senhora das Areias; neto paterno de Francisco de Sousa, natural de Alpedriz, e de sua mulher Valentina Maria, natural de Nossa Senhora da Ajuda, Vestiaria; neto materno de Manuel Marques, natural da vila de Cela, e de sua mulher Maria de Sousa, natural de Nossa Senhora das Areias, vila da Pederneira.
Filho de Rafael Monteiro da Silva, batizado na freguesia da Madalena, Lisboa, e de sua mulher Ana Maria da Rosa, batizado na freguesia de Santiago, Sesimbra; neto paterno de António Monteiro da Silva e de sua mulher Teresa de Jesus, naturais de Lisboa; neto materno de José Carvalho e de sua mulher Maria Custódia, naturais de Sesimbra.
Natural na matriz de Vila Real e morador em Lisboa (em casa do conde de Oeiras), bacharel, formado em cânones pela universidade de Coimbra, filho de João de Carvalho e de sua mulher D. Isabel Ferreira, naturais de Vila Real; neto paterno de João de Carvalho e de sua mulher D. Mariana Diniz, naturais da freguesia de São Salvador, Torgueda, termo de Vila Real; neto materno de Plácido Ferreira e de sua mulher D. Luísa Alves, naturais da freguesia Matriz, Vila Real.
Batizado na freguesia de São Lourenço, Lisboa, filho de José Rodrigues Lima e de sua mulher Engrácia Marcelina, naturais da freguesia de São José, Lisboa; neto paterno de Bento Vieira, natural de Coura, termo de Ponte de Lima, e de sua mulher Francisca da Conceição, natural da freguesia de São Nicolau, Lisboa; neto materno de José Monteiro, natural da freguesia de São Julião, Lisboa, e de sua mulher Ana Maria da Luz, natural da freguesia dos Mártires, Lisboa.
Filho legitimado do padre João de Sampaio Lobo, natural da freguesia de Santa Maria, Cepelos, concelho de Gouveia, comarca de Guimarães, abade de Sampaio de Ruílhe, e de Mariana de Oliveira, solteira, natural de São Gonçalo, Amarante; neto paterno de João de Sampaio Lobo, natural da freguesia de Nossa Senhora da Conceição, Cadaval, e de sua mulher Grácia Camelo de Moura, natural de Santa Maria, Cepelos; neto materno de Manuel Martins, natural de São Miguel, Serzedo, termo de Guimarães, e de Maria de Oliveira, natural de São Gonçalo, Amarante.
Batizado na igreja de Arouca, filho de Manuel João, natural do lugar do Salgueiro, concelho de Lafões, e de sua mulher Catarina Fernandes, natural do lugar de Figueiredo, freguesia de São Salvador do Burgo, Arouca; neto paterno de João Manuel e de sua mulher Maria João, naturais do lugar do Salgueiro; neto materno de António Fernandes e de sua mulher Francisca Fernandes, naturais do lugar de Figueiredo.
Natural de Vila Nova da Baronia, bacharel, filho de José Álvares Godinho e de sua mulher Teresa de Jesus Caldeira; neto paterno de José Lopes Godinho e de sua mulher Maria Álvares; neto materno de Gonçalo Fernandes Caldeira e de sua mulher Domingas Josefa, todos naturais de Vila Nova da Baronia.
Natural de Azueira, Torres Vedras, e morador na Índia, capitão em Angediva, filho de Francisco Jorge e de sua mulher Luzia da Cruz, naturais de Azueira; neto paterno de João Francisco, natural da freguesia de São Mamede, e de sua mulher Domingas Francisca, natural de Azueira; neto materno de Jerónimo Jorge, natural de Azueira, e de sua mulher Catarina Vieira, natural de Turcifal.
Natural da freguesia de São Paio, Guimarães, filho de Domingos Cardoso, natural da freguesia de Nossa Senhora da Oliveira, Guimarães, e de sua mulher Margarida de Barros, natural da freguesia de São Paio; neto paterno de Salvador Antunes, natural da freguesia de São Romão, Mesão Frio, e de sua mulher Maria de Oliveira, natural da freguesia de Nossa Senhora de Oliveira; neto materno do reverendo Paulo Gomes e de Cecília de Barros, naturais da freguesia de São Paio, Guimarães.
Batizado na freguesia da Pena, Lisboa, filho de Joaquim José da Cunha, natural de Alenquer e morador em Lisboa (em casa da condessa de Redondo), e de sua mulher D. Antónia Joaquina Perestrelo, natural da freguesia de Nossa Senhora da Conceição, Cadaval; neto paterno do alferes Francisco Antunes da Cunha, natural de Santa Maria da Várzea, Alenquer, e de sua mulher Germana Maria da Fonseca, natural de Triana, Alenquer; neto materno de Diogo de Faria de Sá Frade, natural do Cadaval, e de sua mulher D. Luísa Antónia Perestrelo da Fonseca, natural do lugar da Atalaia da Merceana e batizada na freguesia de Santa Maria da Ventosa.
Natural da Ilha da Madeira, com 46 anos de idade, filho de Diogo Dias Peralta e de sua mulher Isabel Preto Lobo; neto paterno de Faustino Dias e de sua mulher Ana de Aguilar; neto materno de Manuel Afonso Lobo e de sua mulher Catarina Rodrigues de Araújo, todos naturais da Calheta, Ilha da Madeira.
Batizado em Sergipe do Conde, Baía, e morador em Lisboa, coronel de ordenanças do distrito de Jacuípe do Bugio, Baía, filho do capitão Manuel Homem da Fonseca, natural de São Pedro do Sul, e de sua mulher Madalena Correia, natural de Sergipe do Conde; neto paterno de Afonso Manuel Homem e de sua mulher Maria Francisca, naturais de São Pedro do Sul; neto materno de António da Fonseca, natural da vila do Espírito Santo, Baía, e de sua mulher Sebastiana da Fonseca, natural de Sergipe do Conde.
Natural de Pernambuco, sargento-mor, filho de Manuel Jácome Bezerra, natural de Viana, e de sua mulher Maria de Amaral, natural do Ínsua, Penalva; neto paterno de João Bezerra Jácome, natural de Viana; neto materno de Damião Dias do Amaral e de sua mulher Beatriz de Andrade, naturais do Ínsua, Penalva.
Batizado na freguesia do Paraíso, Lisboa, filho de Zeferino Rodrigues Condelo, natural de Coruche, e de sua mulher D. Inácia Luísa Margarida de Mariz Sarmento, batizada na matriz de Évora; neto paterno de António Rodrigues Condelo, natural de Ílhavo, e de sua mulher D. Maria da Silva, natural de Coruche; neto materno do desembargador Pedro de Mariz Sarmento, natural de Mogadouro, e de sua mulher D. Luísa Joana de Frias, natural de Santo Estêvão de Alfama, Lisboa.
Natural de Mazagão, cavaleiro fidalgo da Casa Real, filho de Simão Ferreira e de sua mulher Violante Ferreira; neto paterno de Francisco Luís e de sua mulher Maria Gonçalves; neto materno de Francisco Fernandes e de sua mulher Maria Fernandes, todos naturais de Mazagão.
Natural do lugar de Loivos, freguesia de São Geraldo, e morador em Vila Rica do Ouro Preto, sargento-mor, filho de João Gonçalves Valente, natural do lugar de Loivos, e de sua mulher Catarina Gonçalves, natural do lugar de Frutuoso (?), freguesia de Nossa Senhora da Assunção; neto paterno de Gaspar Luís e de sua mulher Maria Gonçalves, naturais do lugar de Loivos; neto materno de Bartolomeu Gonçalves e de sua mulher Maria Gonçalves, naturais do lugar de Frutuoso (?).
Natural da cidade da Baía, filho do capitão João Leitão de Faria e de sua mulher D. Mariana de Araújo; neto paterno de André Leitão de Faria e de sua mulher Beatriz de Brito; neto materno de Francisco Velho de Araújo e de sua mulher Isabel de Araújo, todos naturais da Baía.
Natural da cidade do Funchal e morador em Massangano, Angola, capitão-mor do presídio das pedras, em Angola, filho de José Gonçalves Jardim e de sua mulher Maria Antónia Correia, naturais do Funchal; neto paterno de Manuel Gonçalves e de sua mulher Maria dos Reis, naturais do Funchal; neto materno de Manuel Rodrigues e de sua mulher Beatriz Correia, naturais do Funchal.
Filho de Afonso de Albuquerque Maranhão e de sua mulher D. Isabel de Barros Pacheco, naturais de Pernambuco; neto paterno de Matias de Albuquerque Maranhão e de sua mulher D. Isabel da Câmara, naturais de Pernambuco; neto materno de Gaspar da Costa, natural da vila de Viana, e de sua mulher D. Beatriz Gomes Pacheco, natural de Pernambuco.
Batizado no lugar do Lumiar, Lisboa, e morador em Vila Rica do Ouro Preto, filho de António das Neves, natural de Alcanede, e de sua mulher Catarina Cardoso, natural do lugar do Lumiar; neto paterno de António Jorge "o panasco" e de sua mulher Maria Francisca, naturais do lugar de Sourões, termo de Alcanede; neto materno de Manuel Cardoso, natural do lugar de Urbão, freguesia de Santa Maria, Tarouquela, e de sua mulher Maria Antunes, natural do lugar de Calvos, Loures.
Natural de Elvas, filho do capitão André Fialho de Sequeira e de sua mulher Maria de Matos de Magalhães, naturais de Elvas; neto paterno de Diogo Vaz Fialho e de sua mulher Maria Álvares, naturais de Elvas; neto materno de António Lopes "o frade", natural da Lousã, e de Maria Lopes de Magalhães, natural de Elvas.
Natural de São Pedro de Alvito, termo de Barcelos, e morador em Lisboa, tenente de infantaria, filho de João de Sousa de Menezes Lobo, natural de Viana do Minho, e de sua mulher Madalena Francisca Silva de Mendonça, natural de Cervães; neto paterno de António de Sousa Menezes e de sua mulher D. Maria Barbosa Lobo de Sottomaior, naturais de Viana do Minho; neto materno de Domingos de Araújo, natural de Braga, cónego da sé de Braga, e de Ana Francisca da Silva, natural do lugar de Telagueiro, freguesia de São Pedro Fins, Tamel.
Natural de Guaratiba e morador na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, filho de Luís Vieira de Mendanha Sottomaior, natural da freguesia de Santiago, Almada, e de sua mulher D. Luísa Dória, natural da freguesia de Santo António, Guaratiba; neto paterno de João Vieira de Carvalho, natural de Almada, e de sua mulher D. Guiomar de Mendanha Sottomaior, batizada na freguesia de Santa Iria ou Vialonga; neto materno de Belchior da Fonseca Dória, natural da freguesia de Santo Amaro de Pitanga, Baía, e de sua mulher D. Catarina de Bettencourt, batizada na cidade do Rio de Janeiro.
Natural do lugar de Bouça e morador na cidade do Porto, homem de negócio, filho de Gaspar Mendes e de sua mulher Rosaura Fernandes; neto paterno de Manuel Mendes e de sua mulher Marta Mendes, naturais do "lugar de Berças, freguesia de Santa Maria de Gémeos; neto materno de João Francisco e de sua mulher Domingas Luís, naturais do lugar de Bouça, freguesia de São Salvador do Pinheiro.
Natural da cidade de Angra, Ilha Terceira, moço fidalgo da Casa Real, filho de Guilherme Moniz Barreto e de sua mulher D. Maria Faleiro; neto paterno de Manuel da Silva Moniz Barreto e de sua mulher D. Joana do Couto, todos naturais de Angra; neto materno de João Rodrigues Faleiro, natural de Vila Nova de Portimão, e de sua mulher Catarina Santa, natural de Angra.
Natural da vila de Rates, filho de António Gonçalves e de sua mulher Jerónima Gonçalves, naturais de Rates; neto paterno de Manuel Gonçalves e de sua mulher Francisca Fernandes, naturais de Rates; neto materno de Pedro André e de sua mulher Domingas Gonçalves, naturais de Rates.
Natural da cidade de Columbo, fidalgo cavaleiro da Casa Real, filho de António da Mota Galvão, natural de Montemor-o-Velho, e de sua mulher Maria de Oliveira, natural de Cochim; neto paterno de António Jorge e de sua mulher Antónia Teixeira, naturais de Montemor-o-Velho; neto materno de Filipe de Oliveira, natural de Guimarães, e de sua mulher Isabel da Maia, natural de Cochim.
Natural de Miranda, filho de Luís Pacheco dos Rios e de sua mulher Beatriz Malho, naturais de Miranda; neto paterno de Francisco dos Rios e de sua mulher Francisca Pereira, naturais da vila da Castanheira; neto materno de António Malho Buiça de e de sua mulher Úrsula de Escovar, naturais de Miranda.
Batizado na freguesia da Pena, Lisboa, filho de António Ferreira da Costa, batizado na freguesia de São Julião, Lisboa, e de sua mulher D. Maria Teresa Passanha, batizado na freguesia da Encarnação, Lisboa; neto paterno de Domingos Pinheiro, natural do lugar da Carvoeira, termo de Torres Vedras, e de sua mulher Luísa Ferreira, natural da freguesia de São Julião, Lisboa; neto materno de António de Passos Taveira e de sua mulher D. Isabel Maria Passanha, naturais de Tânger.
Natural de Aldeia Gavinha, termo de Aldeia Galega da Merceana, e batizado em Santa Susana, lugar do Maxial, oficial da superintendência da real obra de Mafra, filho de António Lopes Saavedra, familiar do Santo Ofício e sargento-mor de ordenanças em Aldeia Galega da Merceana, e de sua mulher Luísa Maria, naturais de Aldeia Gavinha; neto paterno de João Gomes Tavares e de sua mulher Mariana de Saavedra; neto materno de Luís Teixeira e de sua mulher Natália Leitão, todos naturais de Aldeia Gavinha.
Natural de Leiria, médico aprovado pela universidade de Coimbra, filho de Bernardo de Oliveira e de sua mulher Maria Gomes, naturais de Leiria; neto paterno de Diogo João Moreno e de sua mulher Domingas Coelho, naturais de Leiria; neto materno de Agostinho Fróis, natural de Leiria, e de sua mulher Maria Nogueira, natural do lugar de Milhazes, termo de Barcelos.