Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
36 records were found.
Objeto da ação: Sobre o estado de ruína de uma barraca sita no Largo do Mastro, Nº 191, de que é senhoria D. Vitorina Campos.
Objeto da ação: Arrematação de um pardieiro sito na Calçada que vai da Praça da Alegria para a Rua Direita do Colégio dos Nobres.
Objeto da ação: Sobre o estado de ruína em que se encontra uma barraca sita no Largo de Santa Bárbara, Nº 86, de que é senhoria Páscoa ou suas filhas.
Interveniente/Profissão: com mercearia neste bairro
Objeto da ação: Corte de uma amoreira no quintal de D. Joana Dantas da Cunha, viúva de D. Dinis de Almeida, que impossibilita a reconstrução de uma casa demolida pelo terramoto, na Rua do Telhal.
Objeto da ação: Obras numa propriedade do autor confinante com outra do réu, na Rua da Fé.
Objeto da ação: Arrendamento do terreno feito por Teresa Maria da Assunção, vendedeira, ao Senado da Câmara. O terreno foi abandonado por dois anos em troca de um lugar na Praça da Figueira, a arrendatária pretende abrir de novo a barraca no Campo de Santa Ana.
Obnjeto da ação: Demolição de uma parede comum com a propriedade de António Mendes de Vasconcelos, na Rua de São Sebastião à Cotovia.
Objeto da ação: Sobre o estado de ruína de uma propriedade sita na Travessa do Meio, Nº 9, por detrás do matadouro, de que é senhoria Ulma.
Interveniente/Profissão: recolhida de São Cristóvão
Objeto da ação: Prejuízos causados pela vizinhança de uma propriedade confinante com a do autor, na Rua da Fé.
Objeto da ação: Entrega de dinheiro proveniente da arrematação de uns pardieiros sitos na Travessa das Vacas.
Objeto da ação: Sobre o estado de ruínas em que se encontra uma barraca sita no Campo de Santa Ana, de que é senhoria Rosa Viterbo.
Interveniente/Estado Civil: mulher de José António Ferreira
Objeto da ação: Avaliação das terras que foram cortadas, de várias fazendas, para se alargar a estrada que vai do Largo do Chafariz de Andaluz para Arroios, pertencentes a Silvestre Figueira, Bernardim Freire de Andrade e Castro, José Pedro da Silva Nogueira por sua mulher D. Maria Antónia Castelo Branco, Manuel José Guedes de Miranda e D. Cristóvão Manuel de Vilhena.
Contém original da Ordem régia assinada pelo marquês de Angeja.
Tem na folha de rosto a informação "pagou busca 1 de Setembro de 1792 e em 17 de Janeiro de 1794".
Objeto da ação: Vistoria de uma ribanceira sita na Rua das Taipas.
Objeto da ação: Sobre autorização do seu vizinho Francisco José de Faria, para descobrir as paredes de umas casas entulhadas pelas obras da Praça do Chafariz do Passeio Público, sitas num terreno pertencente à suplicante e foreiro à Colegiada de Santa Marinha.
Objeto da ação: Sobre o estado de ruína em que se encontram as barracas na Rua da Anunciada, de que é senhorio o marquês do Louriçal.
Objeto da ação: Sobre o estado de ruína de uma propriedade sita na Rua do Salitre, Nº 71 a 75, de que é senhoria D. Mariana de Sousa Domingues.
Objeto da ação: Sobre o estado de ruína em que se encontra uma propriedade sita na Travessa do Despacho, Nº 20, de que é senhoria D. Mariana José Pantoja Pereira de Viveiros.
Objeto da ação: Derrube de umas barracas sitas dentro do terreno do ministro, a Santa Marta.
Estas barracas haviam sido introduzidas paulatinamente no tempo dos antecessores do autor.
Inquilinas: Simpliciana Clara da Assunção e Joana Rita de Gouveia.
Objeto da ação: Licença para obras numa propriedade sita na Calçada de Santa Ana.
Objeto da ação: Vistoria e exame de um pardieiro sito na Rua Nova da Alegria, de que é senhoria Narcisa Maria.
Objeto da ação: Sobre o estado de ruína em que se encontra um pardieiro sito na Rua Nova da Alegria, entre os Nº 38 e 41, de que é senhoria Narcisa Maria da Penha.
Objeto da ação: Sentença sobre uma sua barraca sita na Praça da Alegria, Nº 3 e 4, tornejando para a Rua da Conceição de Baixo, Nº 62 e 63.
Objeto da ação: Vistoria de uma barraca sita na Praça da Alegria, Nº 3 e 4, tornejando para a Rua da Conceição de Baixo, Nº 62 e 63, de que é senhoria Mariana Rita da Piedade.
Objeto da ação: Medição de todo o terreno do Largo da Anunciada e do Passeio Público, pertencentes à sua casa.
Objeto da ação: Sobre o estado em que se encontra uma barraca sita no Largo da Anunciada, Nº 4 e 5, junto à Fábrica de Gesso, de que é senhorio o marquês de Louriçal.
Objeto da ação: Entrega de dinheiro, feita por António José de Borja, proveniente da arrematação de duas propriedades arruínadas, sitas no Largo de São Miguel de Alfama.
Objeto da ação: Obras numa propriedade do réu confinante com outra da autora, sita na Rua do Salitre.
Objeto da ação: Vistoria e exame de uma barraca de madeira sita na Praça do Chafariz da Alegria, de que é senhoria Maria Josefa.
Interveniente/Estado Civil: viúva
Objeto da ação: Sobre o estado de ruína em que encontra uma propriedade sita no Largo da Quinta Velha, Nº 61, de que é senhoria D. Maria Rita da Piedade e Andrade.
Objeto da ação: Sobre a utilidade pública para construção de um muro em frente de uma propriedade, sita na Rua da Glória.
Interveniente/Estado civil: viúva de Manuel António Alves
Objeto da ação: Vistoria de umas barracas sitas na Praça do Chafariz da Alegria, feita a pedido de José Vitorino da Costa, de que são senhorios Maria Rosa Teixeira, Francisco Ferreira de Melo, Tiago Gonçalves, José da Nova, José Vasques, Luís Ferreira da Silva e Maria José.
Apenso a que foi dado o n.º 11A (pede-se por mç. 7, n.º 11):
Autos de vistoria e exame de uma barraca situada na Praça do Chafariz da Alegria, senhorio António Ferreira.
Apenso a que foi dado o n.º 11B (pede-se por mç. 7, n.º 11):
Autos de vistoria e exame a umas barracas situadas na Praça da Alegria
n.º 56A a 56 C, senhorio António Torres.
Apenso a que foi dado o n.º 11C (pede-se por mç. 7, n.º 11):
Autos de vistoria e exame de uma barraca situada na Praça do Chafariz da Alegria, senhorio António Penco.
Apenso a que foi dado o n.º 11 D (pede-se por mç. 7, n.º 11):
Autos de vistoria e exame de uma barraca situada na Praça do Chafariz da Alegria, senhorio António de Oliveira.
Apenso a que foi dado o n.º 11 E (pede-se por mç. 7, n.º 11):
Autos de vistoria e exame de umas casas situadas na Praça da Alegria, senhorio José Henriques.
Apenso a que foi dado o n.º 11F (pede-se por mç. 7, n.º 11):
Autos de vistoria e exame de uma barraca na Praça da Alegria, senhoria D. Caetana de Lima Miranda, viúva de José Elias de Miranda.
Objeto da ação: Pagamento de quatro prazos foreiros à Misericórdia de Lisboa, Hospital de São Lázaro, Igreja de Santa Marinha e Igreja de São Bartolomeu, sitos na Palmeira da Anunciada, hoje Praça da Alegria, incluídos no Passeio Público. Os prazos são herança da mãe dos intervenientes.
Intervenientes/Filiação: D. Teresa Maria Micaela
Objeto da ação: Pagamento de quatro prazos foreiros à Misericórdia de Lisboa, Hospital de São Lázaro, Igreja de Santa Marinha e Igreja de São Bartolomeu, sitos na Palmeira da Anunciada, hoje Praça da Alegria, incluídos no Passeio Público. Os prazos são herança da mãe dos intervenientes.
Intervenientes/Filiação: D. Teresa Maria Micaela
Objeto da ação: Vistoria de uma propriedade sita na Travessa do Meio, Nº 14, de que é senhoria Mariana da Encarnação da Luz Barroso.
Interveniente/Estado Civil: viúva de Chaves, mercador
Objeto da ação: Sobre a entrega de dinheiro, feita por Francisco Dias Leal, proveniente da dívida dos herdeiros de António Freire de Andrade, por arrematação de dois pardieiros arruínados, sitos na Calçada de Santa Ana, pertencentes aos devedores.
Objeto da ação: Sobre o estado de ruína em que se encontra uma barraca sita na Rua das Barracas, Nº 27, de que é senhoria Antónia Maria.
Interveniente/Estado Civil: viúva