Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
29 records were found.
Objeto da ação: Passagem de uma carta de arrematação de dois pardieiros arruínados sitos na Calçada de Santa Ana, pertencentes aos herdeiros de António Freire de Andrade e uma religiosa.
Objeto da ação: Sobre o estado de uma propriedade sita na Travessa Larga, Nº 22 a 24, tornejando para a Rua do Cardal a São José, de que é senhoria D. Ana Doroteia da Fonseca Colaço.
Interveniente/Estado Civil: viúva de Miguel Rodrigues Colaço
Objeto da ação: Obras no sítio de Campolide, freguesia de São Sebastião da Pedreira.
Objeto da ação: Sobre o estado de uma propriedade em construção sita na Rua do Salitre, Nº 1A a 1G, com frente para a Praça da Alegria, de que é senhorio Francisco de Paula José Gonçalves.
Objeto da ação: Concessão de licença para edificar umas casas num terreno aforado ao Senado da Câmara de Lisboa, sito na Rua do Sol, com frente para o Campo de Santa Ana e a Calçada Nova, que desce para São Lázaro.
Objeto da ação: Vistoria e exame de uma propriedade na Rua Direita de São Lázaro, Nº 106 e 107, de que é senhorio Francisco Timóteo de Carvalho.
Objeto da ação: Sobre uma propriedade inacabada sita na Rua do Telhal, Nº 68 a 70, de que são senhorios Gregório de Carvalho e sua mulher Margarida Teresa.
Objeto da ação: Transferência para este juízo de um processo de libelo, por motivo de arrematação de umas barracas na Rua Direita de Arroios, Nº 35 a 37.
Objeto da ação: Arrematação de um barracão arruínado e terreno na Rua Oriental do Passeio Público.
Objeto da ação: Sobre uma parcela de terreno de que são senhorios Mariana Joaquina de Sousa, Francisco Xavier Pereira, José Maria e Carlos Manuel, filhos de Manuel Francisco e de Maria Rosa de Sousa, sita na Rua de Nossa Senhora da Conceição, para poder edificar uma casa na Rua da Glória.
Objeto da ação: Sobre uma parcela de terreno de que é senhorio Manuel Francisco, foreiro à Basílica de Santa Maria, confinante com outro do autor de que é senhor direto o Hospital de São José, para poder edificar uma casa na Rua da Glória.
Objeto da ação: Sobre o estado de ruína em que se encontra uma barraca sita na Rua da Mãe de Água às Fontainhas de Santa Bárbara, Nº 58 e 59, de que é senhorio António Francisco.
Objeto da ação: Construção de uma propriedade sita na Rua da Alegria e Travessa de Santo António.
Objeto da ação: Pagamento de uma dívida respeitante a uma propriedade na Praça da Alegria.
Ré/Estado civil: viúva de João Caetano da Silva
Objeto da ação: Sobre uma propriedade em construção, confinante com outra do autor, sita na Rua da Alegria e Travessa de Santo António.
Objeto da ação: Sobre a ruína de um barracão no pátio de uma propriedade sita na Rua Direita de São José, onde reside o suplicante, de que é senhorio Francisco José Gonçalves, cujos rendimentos estão adjudicados a Joaquim José Xavier de Velasco.
Objeto da ação: Sobre uma obra começada na Travessa de Santo António que se encontra parada há anos, de que é dono Francisco Antão Mendes.
Objeto da ação: Sobre o facto de o réu ter fechado umas frestas de uma propriedade sita na Rua da Cruz a Rilhafoles, confinante com o jardim da propriedade do autor.
Objeto da ação: Vistoria de uma muralha que dá para o jardim da propriedade da autora, na Calçada do Lavre.
Autora/Estado civil: casada com Manuel da Silva Franco, comendador
Objeto da ação: Restauro de uma parede confinante com outra propriedade da autora, sita no Paço do Bem Formoso.
Objeto da ação: Construção, feita pelo réu, de um telheiro para recolha de madeiras num terreno pertencente à Irmandade dos Clérigos, a sua construção lesa os interesses dos moradores.
Outros autores: José Mendes Pereira, Pedro António e mais moradores da Travessa Nova do Jardim, junto ao Passeio Público.
Objeto da ação: Obras numa propriedade pertencente ao vínculo, sita entre a Rua Ocidental do Passeio Público e a Travessa da Glória.
Embargada/Estado civil: viúva de José da Cunha Madeira
Embargante/Cargo: administrador de um vínculo instituído por António de Abreu e sua mulher Maria Correia
Objeto da ação: Pagamento da arrematação de um prazo na Cotovia, feito por Feliciano do Ó Antunes Pacheco, de que era enfiteuta em segunda vida à Basílica de Santa Maria, tendo sido a primeira vida a Francisco António Soares da Silva que subenfiteuticou a Manuel Francisco, cujos herdeiros o deixaram arruinar.
Objeto da ação: Pagamento das custas de um litígio.
Objeto da ação: Embargos a uma obra junto à propriedade do autor na Rua da Oliveira, freguesia dos Anjos.
Objeto da ação: Sobre o estado de ruína em que se encontra uma propriedade sita na Rua do Salitre, Nº 301 a 311 e Rua das Pretas Nº 1 a 6, de que é senhoria D. Ana Bernardina de São José e Araújo.
Interveniente/Parentesco: irmã de Filipe Santiago
Objeto da ação: Conserto de umas propriedades na Rua Direita de São José, à custa do rendimento das mesmas, que se acha penhorado por dívida, pelo padre Gregório Falcão de Andrade e por Francisco Maria Rossi.
Objeto da ação: Reparação de um muro na Rua do Passadiço, julgada lesiva aos moradores da Rua do Carrião.
Autores moradores da Rua do Carrião: Manuel da Costa Temudo, Joaquim José Dinis, Bernardo José Elói da Silva, António Moreira Dias, Jacinto Inácio do Couto, José Maria do Couto, José Carlos Álvares e Joaquim José Machado.
Réus moradores da Rua do Passadiço: Luís Francisco de Oliveira Lima e Botado de Almeida, Máximo Francisco da Fonseca e Gouveia, beneficiado João Calisto de Abreu e Mota, Marçal Pedro da Cunha Maldonado Ataíde Baraona, Joaquim Manuel de Moura Leitão, António Leite de Paula, Francisco de Paula Leite Bressane, Ricardo Pancrácio da Fonseca e Sousa, Gonçalo Fróis Calheiros, António Maria Vigincer, Estêvão José de Matos, António Pedro de Matos e Lemos, Estêvão António de Lima, Dinis António de Matos Lemos, Vital António da Costa Gama, Francisco de Paula Serôdio de Macedo, Manuel Caetano de Carvalho Milão, padre Joaquim José Chaves, Feliciano de Nossa Senhora Gouveia Coutinho, António Daniel e Máximo José Alves.
Objeto da ação: Sobre uma propriedade na Calçada de Rilhafoles e despejo do inquilino por causa de obras.
Autora/Filiação: filha de José Rodrigues dos Santos