Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

35 records were found.

Objeto da ação: Posse legítima de uma propriedade que necessita de obras, sita na Rua de Santo António dos Capuchos, Nº 45 a 49, pertencente à capela instituída por Leonor Maria da Costa, de que é administrador, por parte de sua mulher, Diogo de Sousa e Meneses.
Senhorios dos referidos terrenos: - Conde de Calheta - Marquês do Louriçal - Soror Josefa Joana, prioresa do convento de Santa Joana - Joaquim José da Gama, capitão de cavalos - João Pereira de Sousa - Francisco António Soares da Silva - Conde de Lumiares, D. José de Portugal Gama Vasconcelos e Sousa -António de Vasconcelos e Sousa Câmara Caminha Faro e Veiga Contém Aviso Real enviado pelo marquês de Pombal ao regedor da Casa da Suplicação para se proceder às avaliações. O valor dos terrenos sobe com a abertura da praça do Passeio Público. Contém traslado do Decreto Real de 9 de Dezembro de 1755 referente à tentativa de proprietários procurarem locupletar-se com grave dano de terceiros com a calamidade presente, extorquindo alugueres exorbitantes. Na folha de rosto tem a informação "pagou buscas". Escrivão Frutuoso Álvares de Carvalho, cavaleiro professo da Ordem de Cristo, da Inspeção de todos os bairros da cidade por comissão do regedor.
Objeto da ação: Entrega, por hipoteca da Lezíria da Azambuja, do dinheiro proveniente da venda de vários chãos incendiados na sequência do terramoto. - Rua Nova dos Ferros e da Confeitaria, Cutelaria e Porta Travessa de São Julião, pertencentes à capela instituída por Francisco Ribeiro. - Rua do Telhal, pertencente à capela instituída por Catarina Ribeiro. - Rua do Lagar do Sebo, Cutelaria, junto à antiga igreja de São Nicolau, pertencente à capela instituída por Maria de Araújo Lima, padre Luís Martins, padre João Antunes Monteiro e Fernão da Cunha.
Objeto da ação: Sobre o estado em que se encontra uma propriedade sita na Calçada de Santa Ana, Nº 146 e 147, pertencente ao espólio de frei Pedro da Soledade Caldas, de que são administradores frei Simplício, procurador-geral dos Padres Paulistas.
Objeto da ação: Sobre o estado de ruína em que se encontra uma propriedade sita na Rua Direita das Barracas, Nº 113, de que é senhorio António da Costa.
Objeto da ação: Demolição de um tapume bastante arruínado confinante com a propriedade do autor na Rua do Carrião.
Objeto da ação: Obras junto a uma propriedade que o autor estava a construir na Praça da Alegria enquanto se não paga, a meias, uma parede comum.
Objeto da ação: Sobre o estado de ruína em que se encontra uma propriedade sita na Rua da Mãe de Água, Nº 13 a 15, Praça da Alegria, de que é senhorio Cipriano José de Almeida.
Objeto da ação: Sobre a dívida a Custódio Vieira da Cruz, cujo pagamento será retirado das partilhas, recaindo sobre a arrematação de um pardieiro na Rua do Salitre junto à Rua das Pretas, defronte do Passeio Público. Autor/Parentesco: irmão e herdeiro do padre João Ferreira Dias Ré/Estado civil: viúva de João Caetano da Silva
Objeto da ação: Vistoria e exame da propriedade arruínada na Rua Direita de Arroios, Nº 74 a 76, de que é senhorio Bernardo Gonçalves.
Objeto da ação: Reedificação das paredes comuns à propriedade da autora, sita na Calçada de Santa Ana, em obras devido ao terramoto. Autora/Estado civil: víúva de Bartolomeu de Gamboa Elói Réu Miguel Rodrigues Cardoso/Profissão: capitão
Objeto da ação: Obras confinantes com a propriedade da autora sita no Campo de Santa Ana. Autora/Filiação: filha e herdeira de José Vaz de Carvalho
Objeto da ação: Sobre o estado em que se encontra parte de uma propriedade sita no Campo de Santa Ana, entre as Travessas de José Vaz de Carvalho e das Recolhidas, de que são senhorias D. Bárbara Xavier de Carvalho e Sá e irmãs.
Objeto da ação: Sobre o estado de ruína em que se encontra uma casa em começo de edificação, sita na rua Direita de Arroios, Nº 13 a 18, de que é senhorio o conde de Almada.
Objeto da ação: Entrega de um livro de receita de sua casa no período em que foi administrador o visconde de Asseca, depositado no cartório do escrivão Fernando Joaquim Garcia Mascarenhas, pelo procurador de sua casa. Réu/Profissão: procurador da administração da casa Contém o traslado do título dos autos de inventário dos bens de D. Lourenço de Almada, conde do mesmo título, feito por ordem dos governadores do Reino, devido à demência do mesmo. Nestes autos encontra-se uma petição do visconde de Asseca nomeado pelo rei para administrador da pessoa e casa do referido conde. Contém o apenso dos autos do conde de Almada que contém um livro cuja entrega se ventila com o padre Francisco António Pereira. Na petição do procurador vem o despacho do desembargador “guarde-se no cartório do escrivão a par das outras contas. Lisboa, 5 de Abril de 1821. Araújo”. Feliciano Joaquim Garcia Mascarenhas, escrivão de um dos ofícios do Juízo dos Órfãos de Lisboa, Repartição do Meio e Bairro de Santa Justa e da Comissão concedida à Casa do conde de Almada.
Objeto da ação: Sobre o estado em que se encontra uma barraca no Campo de Santa Bárbara, Nº 7 A, de que é senhorio o conde de Almada.
Objeto da ação: Contrato que os suplicantes pretendem fazer com o Convento de Nossa Senhora do Monte do Carmo sobre as casas sitas na Travessa, junto ao largo da Igreja pertencente à Ordem de Cristo, antes do terramoto, de que era enfiteuta o capitão Caetano Álvares Baptista de Melo. O domínio útil foi arrematado ao irmão Francisco Pereira de Melo. À margem tem a ordem: "deve informar o ministro inspetor do bairro". Contém parecer de frei Mateus de Araújo Correia Pires, religioso do Convento do Carmo.
Objeto da ação: Sobre o estado em que se encontra uma barraca de taipa sita no Largo de Santa Bárbara, Nº 38, de que é senhorio Domingos José Marques Guimarães.
Objeto da ação: Entrega de dinheiro, feita por Custódio Vieira da Cruz, proveniente da arrematação de um terreno na Praça da Alegria.
Objeto da ação: Demolição de três barracas na Rua da Inveja, do lado de São Lázaro, onde os réus têm lugares de miudezas. Réu/Estado civil: casado com Luísa Maria
Objeto da ação: Oposição do réu sobre a passagem, pelo quintal, de um cano de escoamento das águas da propriedade no Campo de Santa Ana.
Objeto da ação: Arrematação de umas casas arruínadas defronte do Passeio Público, junto à Rua das Pretas, pertencentes respetivamente a Marcelino da Silva e a D. Luísa Inácia de Reboredo, viúva de João Caetano da Silva.
Objeto da ação: Arrematação de umas casas arruínadas defronte do Passeio Público, junto à Rua das Pretas, pertencentes ao padre Cipriano Nunes Colares.
Objeto da ação: Sobre o estado de ruína em que se encontra uma propriedade sita na Rua de Santo António dos Capuchos, Nº 16, de que é senhorio Domingos Teixeira Marques.
Objeto da ação: Arrematação de umas casas arruínadas na Rua da Barroca, ao fundo da Calçada de Santa Ana, das quais se desconhecia o proprietário. Mais tarde Valentim Brás Tinoco da Silva, filho e herdeiro de João António Tinoco da Silva, habilita-se a receber o produto da arrematação.
Objeto da ação: Pagamento de uma meia parede de uma propriedade junto a outra do réu, que lhes foi deixada por Luís de Morais, na Rua da Fé.
Objeto da ação: Abertura de trapeira numa propriedade na Rua da Cruz, freguesia da Pena, cujo terreno pertencente à autora.
Objeto da ação: Pagamento do foro de 20 anos de um prazo de umas casas na Rua do Salitre, junto ao Passeio Público, de que era enfiteuta Mariana da Encarnação e por sua morte passou a Marcelino da Silva. Autora/Profissão: prioresa do Convento de Santa Joana
Objeto da ação: Pagamento do domínio direto de um terreno e pardieiro defronte do Passeio Público, de que era enfiteuta Mariana da Encarnação e por sua morte passou a Marcelino da Silva. Autora/Profissão: prioresa do Convento de Santa Joana
Objeto da ação: Sobre o estado em que se encontra a trapeira de uma propriedade sita na Rua do Salitre, Nº 46 a 48, de que é senhorio Dionísio António de Macedo.
Objeto da ação: Habilitação e cobrança dos direitos dominicais de um terreno e pardieiro defronte do Passeio Público, de que eram enfiteutas João Caetano da Silva, já falecido, e D. Luísa Inácia de Reboredo. Autora/Profissão: prioresa do Convento de Santa Joana
Objeto da ação: Pagamento do foro de 20 anos do prazo de umas casas da Rua do Salitre, defronte do Passeio Público, de que eram enfiteutas João Caetano da Silva, já falecido, e D. Luísa Inácia de Reboredo. Prazo arrematado por Custódio Vieira da Cruz. Autora/Profissão: prioresa do Convento de Santa Joana
Objeto da ação: Obras de uma propriedade junto da dos autores, sita na Calçada do Salitre, Nº 143 e 144. Representa o segundo autor, o prior Frei José de Santa Maria.
Objeto da ação: Sobre o estado de ruína de uma ermida pertencente à Ordem dos Carmelitas Calçados do Rio de Janeiro, representada por frei Marcelino do Monte Carmelo, sita na Rua de Santa Marta tornejando para a Travessa do Loureiro. Arrematada em hasta pública pelo Instituto das Filhas da Caridade de Lisboa.