Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

38 records were found.

Apresenta em fólio inicial um elemento iconográfico, iluminado, um brasão de armas, ladeado de duas figuras de monjas, (D. Teresa e D. Sancha ?), encimado pela imagem de Nossa Senhora (?), a ser coroada por dois anjos com uma coroa de flores, e em baixo um texto em verso, em moldura composta por motivos florais e vegetalistas. No f. 2, tem um texto assinado por José Nogueira. Conferido, concertado e assinado pelos escrivães do judicial da cidade de Coimbra, António Dias Veloso, Manuel Dias Raposo, o feitor do mosteiro, frei Manuel Carrilho, o tabelião do mosteiro, Jorge Martins de Lima, e "por ler toas as letras antigas bem", Jerónimo da Costa, natural da cidade de Braga e António Soares Ferreira, natural de Lisboa. Tem índice no final.
Apresenta em folha inicial: "Livro do Tombo das terras de Sabugosa pertencentes ao Real Mosteiro de Santa Maria de Lorvão, que mandou fazer a muito religiosa senhora abadessa D. Teófila de Alvim e Sousa, pelo doutor Bento da Costa Nogueira, juiz dele por provisão de sua alteza, anno domini 1682". Tem índice no final.
Traslado do tombo feito pelo juiz licenciado António Rodrigues Amadiz. No f. 2, tem um texto assinado por José Nogueira. Conferido, concertado e assinado pelos escrivães do judicial da cidade de Coimbra, António Dias Veloso, Manuel Dias Raposo, o feitor do mosteiro, frei Manuel Carrilho, o tabelião do mosteiro, Jorge Martins de Lima, e "por ler toas as letras antigas bem", Jerónimo da Costa, natural da cidade de Braga e António Soares Ferreira, natural de Lisboa. Tem índice no final.
Na f. de guarda está inscrito um 'Soneto acróstico oferecido à muito ilustre senhora D. Joana Sarmento'. Apresenta em fólio inicial um elemento iconográfico, iluminado, representando um frade branco com vários atributos da flagelação e crucificação de Cristo, uma coluna, uma escada, cruz, sudário, vara, coroa de espinhos, manto vermelho, lança; abaixo o brasão de armas do Mosteiro de Lorvão (?), em moldura com motivos florais e vegetalistas. Conferido, concertado e assinado pelos escrivães do judicial da cidade de Coimbra, António Dias Veloso, Manuel Dias Raposo, o feitor do mosteiro, frei Manuel Carrilho, o tabelião do mosteiro, Jorge Martins de Lima, e "por ler toas as letras antigas bem", Jerónimo da Costa, natural da cidade de Braga e António Soares Ferreira, natural de Lisboa. Tem índice no final do livro. Tem dois documentos soltos:
Apresenta em fólio inicial um elemento iconográfico, iluminado, um brasão de armas, ladeado de duas figuras de religiosos, (São Bento e São Bernardo ?), encimado pela imagem de Nossa Senhora (?), a ser coroada por dois anjos com uma coroa de flores, e em baixo um texto em verso, em moldura composta por motivos florais e vegetalistas. No f. 2, tem um texto assinado por José Nogueira. Conferido, concertado e assinado pelos escrivães do judicial da cidade de Coimbra, António Dias Veloso, Manuel Dias Raposo, o feitor do mosteiro, frei Manuel Carrilho, o tabelião do mosteiro, Jorge Martins de Lima, e "por ler toas as letras antigas bem", Jerónimo da Costa, natural da cidade de Braga e António Soares Ferreira, natural de Lisboa. Tem índice no final.
Apresenta em fólio inicial um elemento iconográfico, iluminado, um brasão de armas, ladeado de duas figuras de religiosos, (São Bento e São Bernardo ?), encimado pela imagem de Nossa Senhora (?), a ser coroada por dois anjos com uma coroa de flores, e em baixo um texto em verso, em moldura composta por motivos florais e vegetalistas. No f. 2, tem um texto congratulatório assinado por José Nogueira. Conferido, concertado e assinado pelos escrivães do judicial da cidade de Coimbra, António Dias Veloso, Manuel Dias Raposo, o feitor do mosteiro, frei Manuel Carrilho, o tabelião do mosteiro, Jorge Martins de Lima, e "por ler toas as letras antigas bem", Jerónimo da Costa, natural da cidade de Braga e António Soares Ferreira, natural de Lisboa. Tem índice no final.
Tombo feito pelo doutor Diogo Nunes Coelho, juiz dos tombos e demarcações de todos os bens do Mosteiro de Lorvão. Tem índice no final.
Tombo feito pelo doutor Diogo Nunes Coelho. Inclui várias sentenças.
Tombo feito pelo doutor Gaspar Mendes Grande, juiz do tombo do Mosteiro de Lorvão, e escrivão António Soares da Silva. Tem índice.
Tombo feito pelo doutor Bento da Costa Nogueira. Tem índice no final.
Tombo feito pelo doutor Diogo Nunes Coelho. Tem índice no final.
Tombo feito pelo doutor Diogo Nunes Coelho.
Tombo feito pelo doutor Bento da Costa Nogueira. Tem índice.
Tombo feito pelo doutor Bento da Costa Nogueira.
Apresenta em folha inicial: "Livro do Tombo das terras de Poiares e Couchel pertencentes ao Real Mosteiro de Santa Maria de Lorvão, que mandou fazer a muito religiosa senhora abadessa D. Antónia Coelho, pelo doutor Bento da Costa Nogueira, juiz dele por provisão de sua alteza, anno domini 1677". Tem índice no final.
Tombo feito pelo doutor Diogo Nunes Coelho, juiz dos tombos e demarcações de todos os bens do Mosteiro de Lorvão.
Tombo feito pelo doutor Diogo Nunes Coelho, juiz dos tombos e demarcações de todos os bens do Mosteiro de Lorvão. Tem índice no final.
Tombo feito pelo doutor Diogo Nunes Coelho, juiz dos tombos e demarcações de todos os bens do Mosteiro de Lorvão. Tem índice no final.
Apresenta no fólio inicial: "Livro segundo dos tombos do Real Mosteiro de Santa Maria de Lorvão, feito sendo abadessa a ilustríssima senhora D. Isabel Coelhor, no ano de 1639 pelo doutor Diogo Nunes Coelho, e foi procurador o reverendo padre frei Roberto do Amaral, escrivão Manuel Ribeiro". Apresenta um elemento iconográfico iluminado, um brasão de armas. Tem índice no início e no final.
Apresenta no fólio inicial: "Livro primeiro dos tombos do Real Mosteiro de Santa Maria de Lorvão, começado no ano de 1635, pelo licenciado Sebastião de Macedo Viegas, sendo abadessa a ilustríssima senhora D. Inês de Noronha, e acabado no ano de 1639 pelo licenciado Diogo Nunes Coelho, sendo abadessa a a ilustríssima senhora D. Isabel Coelho, do qual foi procurador o reverendo padre frei Roberto do Amaral, feitor do dito Mosteiro". Apresenta um elemento iconográfico iluminado, um brasão de armas. Tem índice no final.
Tombo feito pelo doutor Diogo Nunes Coelho, juiz dos tombos e demarcações de todos os bens do Mosteiro de Lorvão. Tem índice.
Tombo feito pelo juiz licenciado António Rodrigues Amadiz. No final tem o termo de aprovação por Rui Brandão e Gomes Soares. Tem índice.
Tombo feito pelo juiz licenciado António Rodrigues Amadiz. No final tem o termo de aprovação por Rui Brandão e Gomes Soares. Tem índice.
Tombo feito pelo juiz licenciado António Rodrigues Amadiz. Tem índice.
Tombo feito pelo juiz licenciado António Rodrigues Amadiz. No final tem o termo de aprovação por Rui Brandão e Gomes Soares. Tem índice.
Tombo feito pelo doutor Sebastião de Torres de Almeida, juiz dos tombos e demarcações de todos os bens do Mosteiro de Lorvão, e escrivão Baltazar Martins. Tem índice.
Tombo feito pelo doutor Sebastião de Torres de Almeida, juiz dos tombos e demarcações de todos os bens do Mosteiro de Lorvão. Tem índice no final.
Tombo feito pelo doutor Sebastião de Torres de Almeida, juiz dos tombos e demarcações de todos os bens do Mosteiro de Lorvão. Tem índice.
Tombo feito pelo doutor Sebastião de Torres de Almeida, juiz dos tombos e demarcações de todos os bens do Mosteiro de Lorvão, e escrivão Baltazar Martins. Tem índice.
Tombo feito pelo doutor Sebastião Macedo de Viegas, juiz dos tombos e demarcações de todos os bens do Mosteiro de Lorvão, e Diogo Nunes Coelho. Tem índice no final
Tombo feito por Rui Brandão e Gomes Soares. Tem índice. Inclui: - Alvará do Cardeal Infante D. Henrique aos doutores Rui Brandão e Gomes Soares, desembargadores da Casa da Suplicação, para que vejam os autos de demarcações feitos pelo bachrel António Rodrigues, dos bens e propriedades do Mosteiro de Lorvão. 1565-11-19, Lisboa. (f. 2). Apresenta a seguinte nota (f. 1v): "O alvará adiante está assinado pelo Cardeal Infante D. Henrique governando na menoridade de seu sobrinho, o senhor D. Sebastião, e faço esta advertência para quando se copiar se advertir de que é assinatura". - Transcrição da carta de venda feita pelo mouro Oborroz ao prior Arias do Mosteiro de Lorvão de toda a herdade em Botão. 1018 (Era 1056, Era 810 segundo o reino dos arábios) (f. 4).
Apresenta na lombada: "Tombo antigo". Referente às localidades de: Cacia, Sarrazola, Esgueira, Casal de Nossa Senhora do Paço, Vila Franca, Vilarinho. Tem índice.
Tombo feito por Baltazar da Nóbrega, juiz de Fora na cidade do Porto. Tem índice.
Apresenta na capa a informação: "Demarcações judiciais das fazendas que tem o mosteiro no concelho de Lumiares, bispado de Lamego." O auto de tombo está datado de 1529-01-30.