Contém o registo de cartas de doação, aforamento, escambo e outros de bens em Brasfemes, Telhado, Gavinhos, Recardães, Serpins, Vila Nova do Porto, Asioga, Ançã, Pereiros, Esgueira, entre outros.
A capa é o aproveitamento de um pergaminho, que nclui vários fragmentos:
- Carta emprazamento feito pelo Cabido da Sé de Coimbra a Luís Álvares, soqueiro, e Maria Afonso, sua mulher, após renúncia de Gonçalo Eanes de Lotão, clérigo raçoeiro (por meio de uma procuração apresentada por Fernão Repote, cónego), de uma vinha com suas oliveiras, por quinze libras da moeda antiga de D. Pedro I e D. Fernando e dois capões por ano. 1448-01-15, Coimbra.
- Carta de venda feita por Álvaro Eanes, vendeiro, e sua mulher, Beatriz Álvares, moradores na Mealhada, a Gonçalo Gonçalves e Maria Vasques, sua mulher, moradores em Antes, de um cortinhal perto da Mealhada por 240 reais. 1490-01-11, Ventosa (Coimbra).
- Carta de emprazamento feito pela Colegiada de Santa Justa de Coimbra a João Porto, sapateiro, de um cortinhal perto da igreja onde jaziam as mós junto ao adro, após renúncia de João Eanes, besteiro, por trinta soldos da moeda antiga e uma galinha por ano. [14]-03, Coimbra (Capela do Espírito Santo da Igreja de Santa Justa de Coimbra).