Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
74 records were found.
Fidalgo cavaleiro da Casa Real, oficial maior da secretaria da junta dos Três Estados. Dispensado de provanças.
Natural de Idanha-a-Nova, filho de Jerónimo Trigueiros Martel e de sua mulher D. Maria Angélica Goulão, naturais de Idanha-a-Nova; neto paterno de Simão Rebelo Martel, natural da cidade do Porto, sargento-mor de cavalaria, e de sua mulher D. Isabel Trigueiros da Costa, natural de Idanha-a-Nova; neto materno de Domingos Ambrósio, natural de Idanha-a-Nova, sargento-mor de ordenanças, e de sua mulher D. Maria Marques Goulão, natural de Escalos de Cima.
O primeiro Presbítero do hábito de São Pedro, secretários da congregação camarária da Santa Igreja de Lisboa. Dispensados de provanças.
Médico do hospital Real de São José. Dispensado de provanças.
Natural da freguesia de Santo Ildefonso, Porto, e morador na sua quinta da Granja, freguesia de São Martinho de Lagares, filho de José Pereira de Melo, natural da freguesia de São Nicolau, Porto, e de sua mulher D. Teresa Angélica de Melo, natural de Santa Maria de Perozelo, comarca de Penafiel; neto paterno de Manuel Pinto Pereira, natural da freguesia de Santa Maria da Colegiada, Chaves, e de sua mulher Joana Maria de Melo, natural da freguesia de Santa Cruz, Coimbra; neto materno do alferes Manuel Ribeiro Nunes e de sua mulher Maria Ferreira da Cruz, naturais de Santa Maria de Perozelo.
Natural da freguesia da Vitória, Porto, filho do capitão Tomás de Freitas da Silva e de sua mulher D. Teresa de Jesus Maria, naturais da freguesia da Vitória; neto paterno de Francisco de Freitas e de sua mulher Serafina da Silva, naturais da freguesia da Vitória; neto materno de Brás Rodrigues Soares e de sua mulher D. Maria Vieira Solteira, naturais da freguesia da Vitória.
Escrivão dos filhamentos. Dispensado de provanças.
Desembargador da Relação e Casa do Porto e ouvidor-geral das Ilhas de São Tomé e Príncipe. Dispensado de provanças.
Vide Estêvão Manuel Raposo, letra E, Maço 4, n.º 17.
Natural de Portalegre, juiz do crime do bairro do Limoeiro, filho do desembargador José do Casal Ribeiro. Dispensado de provanças.
Sargento-mor na Baía. Dispensado de provanças.
Natural da cidade do Porto, filho de Ventura José Fortuna e de sua mulher Ana Joaquina de São Boaventura; neto paterno de Romão Soares e de sua mulher Maria Cerqueira, naturais da freguesia de São Martinho de Crasto, termo de Barcelos; neto materno do capitão José de Sousa Coelho, natural de Vila Cova de Carros, e de sua mulher Rosa Maria, do Senhor de Além, Porto.
Coronel de milícias na capitania de São Paulo. Dispensado de provanças.
Moço fidalgo da Casa Real. Dispensado de provanças.
Cónego da colegiada de Barcelos. Dispensado de provanças.
Presbítero eecular. Dispensado de provanças.
Natural da freguesia de Nossa Senhora da Oliveira, Guimarães, e morador em Lisboa, alferes do regimento de cavalaria do Cais, filho do sargento-mor António do Couto Ribeiro, natural da freguesia de São João das Covas, arcebispado de Braga, e de sua mulher D. Luísa Joaquina de Abreu, natural da freguesia de Nossa Senhora da Oliveira; neto paterno de Manuel Ribeiro, natural de São João das Covas, e de sua mulher Águeda do Couto, natural de São Salvador de Figueiras, arcebispado de Braga; neto materno de Pedro Fernandes Viana de Lemos, natural de Souto de Rebordões, junto a Ponte de Lima, e de sua mulher Prudência Luísa de Abreu, natural da freguesia de Nossa Senhora da Oliveira.
Natural de Chaves, filho de Francisco Xavier da Veiga Cabral, sargento-mor de Batalha, e de sua mulher D. Rosa Joana Gabriela de Morais Pimentel, naturais de Bragança; neto paterno de Sebastião da Veiga Cabral, natural de Lisboa, mestre de campo, general dos exércitos de Sua Majestade, e de sua mulher D. Maria de Figueiroa, natural de Bragança; neto materno de Domingos de Morais Pimentel, natural de Bragança, fidalgo cavaleiro da Casa Real, comendador da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Luísa Caetana de Mesquita Pinto Cardoso, natural de Mirandela.
Fidalgo cavaleiro da Casa Real. Dispensado de provanças.
Natural da freguesia de São Pedro Gonçalves, Recife, Pernambuco, e morador em Lisboa, filho de António Pinheiro Salgado, natural da freguesia de São Martinho de Fareja, termo de Guimarães, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Ana Joaquina Salgado, natural da freguesia de São Pedro Gonçalves; neto paterno de João Durães e de sua mulher Isabel Salgado, naturais da freguesia de São Martinho de Fareja; neto materno do mestre de campo José Vaz Salgado, natural da freguesia de São Romão de Arões, termo de Guimarães, e de sua mulher D. Teresa Maria José, natural da freguesia de São Pedro Gonçalves.
Natural da vila de Nossa Senhora da Vitória, capitania do Espírito Santo, desembargador, filho do capitão-mor Manuel Pinto Ribeiro, natural da freguesia de Nossa Senhora da Oliveira, arcebispado de Braga, e de sua mulher D. Luísa Duarte Carneiro, natural da vila de Nossa Senhora da Vitória; neto paterno de Manuel Ribeiro Pinto e de sua mulher Maria Pinto, naturais da freguesia de Nossa Senhora da Oliveira; neto materno do alferes Luís Duarte Carneiro, natural de Leiria, e de sua mulher D. Maria Vitória Pereira, natural da vila de Nossa Senhora da Vitória.
Capitão-mor de Alfarela, filho de José Pinto Teixeira de Sampaio Pimentel. Dispensado de provanças.
Marquês de Valença. Dispensado de provanças.
Desembargador. Dispensado de provanças.
Vide José Ferreira Cardoso Castelo, letra J, Maço 68, n.º 22.
Padre. Dispensado de provanças.
Natural da freguesia de São Miguel, Creixomil, Barcelos, e morador no Rio de Janeiro, filho de Francisco Fernandes, natural de Veade, e de sua mulher Jerónima Pereira, natural de Creixomil; neto paterno de Manuel Fernandes, natural de Veade, e de sua mulher Maria Domingues, natural do lugar de Macedo, freguesia de Veade; neto materno de Matias Pereira e de sua mulher Ana Fernandes, naturais de Creixomil.
Filho de Estêvão Pereira Palha. Dispensado de provanças.
Capitão. Dispensado de provanças.
Ouvidor da comarca de Alagoas. Dispensado de provanças.
Moço fidalgo da Casa Real, provedor da alfândega da Baía. Dispensado de provanças.
Escriturário da Contadoria da Direção da Real Fábrica das Sedas. Dispensado de provanças.
Natural da freguesia de São Jorge, Lisboa, fidalgo cavaleiro da Casa Real, filho do Dr. João da Silveira Zuzarte, natural de Camarate, termo de Lisboa, cavaleiro fidalgo da Casa Real, e de sua mulher D. Mariana Teresa da Silva, natural de Cabeçais, comarca de Aveiro; neto paterno de Francisco da Silveira Zuzarte, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Margarida Isabel Henriques, naturais de Camarate; neto materno de Manuel Gomes Pinho e de sua mulher D. Briolanja Maria, naturais de Cabeçais.
Desembargador da Relação da Baía. Dispensado de provanças.
1.º tenente da armada Real. Dispensado de provanças.
Padre. Dispensado de provanças.
Morador em Pernambuco. Dispensado de provanças.
Natural da freguesia da Sé, Porto, filho de Custódio Ribeiro Braga, natural da freguesia de São Lourenço de Sande, e de sua mulher Maria Josefa, natural da freguesia de São Martinho, Cedofeita; neto paterno de Domingos Ribeiro e de sua mulher Maria Marques, naturais de São Lourenço de Sande; neto materno José Martins e de sua mulher Josefa Maria, naturais de Cedofeita.
Desembargador da Relação e Casa do Porto. Dispensado de provanças.
Natural da freguesia da Encarnação, Lisboa, filho de Crístóvão José Franco Bravo, natural da freguesia da Pena, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Catarina Eusébia de Freitas e Matos, natural da freguesia do Socorro, Lisboa; neto paterno de José Franco Bravo, natural da freguesia de São Quintino, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Ana Teresa Caetana Rangel, natural da freguesia da Pena, Lisboa; neto materno do tenente-coronel José Caetano de Matos e de sua mulher D. Teresa Caetana de Jesus, naturais de Lisboa.
Da cidade do Porto, filho de Bento Rodrigues Guimarães, cavaleiro da Ordem de Cristo; neto de Frutuoso Pereira Guimarães, cavaleiro da Ordem de Cristo. Dispensado de provanças.
3.° lente da faculdade de teologia da universidade de Coimbra, deputado do Santo Ofício. Dispensado de provanças.
Cónego prebendado e chantre da Sé de Viseu. Dispensado de provanças.
Natural da cidade de Mariana, Minas Gerais, padre, filho do Dr. João de Sousa Barradas. Dispensado de provanças.
Tenente-coronel do regimento de cavalaria de Minas Gerais. Dispensado de provanças.
Vide João Teixeira Barbosa, letra J, Maço 65, n.º 32.
Vide Diogo Rose, letra D, Maço 10, n.º 14.
Natural da freguesia de Almacave, Lamego, filho de João Teixeira Ramalho e de sua mulher (1.ª) Luísa Clara de Carvalho, naturais da freguesia de Almacave; neto paterno de Manuel Ramalho, natural do sítio de Covelinhos, Lamego, e de sua mulher Maria Teixeira, natural do lugar de Lagares, Lamego; neto materno de João de Carvalho, natural da freguesia de Almacave, e de sua mulher Teresa dos Santos, natural da vila de Ranhados.
Sobrinho do arcebispo de Tessalónica. Dispensado de provanças.
Natural da freguesia da Ajuda, Lisboa, governador do Maranhão, filho de Manuel Telles da Silva, marquês de Penalva, e de sua mulher D. Eugénia Joaquina de Menezes, naturais da freguesia do Socorro, Lisboa; neto paterno de Fernando Telles da Silva, marquês de Alegrete, e de sua mulher D. Maria de Menezes, naturais da freguesia do Socorro; neto materno de D. Estêvão José de Menezes, conde de Tarouca, e de sua mulher D. Margarida Armanda de Lorena, naturais da freguesia do Socorro.
Desembargador, corregedor e provedor ajudante da comarca do Porto. Dispensado de provanças.