Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
40 records were found.
Trata-se de um documento enquadrado no tema das ciências, mais particularmente da astronomia. A página preliminar apresenta a seguinte inscrição: "Opulentissimo miraculorum culmini, nitidissimo & caelestis sphaerae citra omnem eclypsim soli, Thesauro tot, tantarumque gratiarum splendidissimo speculo sine macula, Beatissimae Virgini a Matre Dei, D.V.O & S."
O final do texto inclui uma xilogravura com o monograma da Companhia de Jesus e colofão: "Eborae, cum facultate superiorum, ex Typographia Academiae. Anno D [...] 1736"
Trata-se de um documento enquadrado no campo das ciências, mais propriamente da astronomia. Apresenta colofão: "Eborae, cum facultate superiorum, ex Typographia Academiae. Anno D[...] 1736"
Trata-se de um documento enquadrado no campo das ciências, mais propriamente da astronomia, geometria, geografia, mecânica, estática, hidráulica e arquitectura militar.
Apresenta colofão: "Eborae, cum facultate superiorum, ex Typographia Academiae. Anno D[...] 1738"
Trata-se de um documento de carácter laudatório em homenagem ao 4º conde da Ericeira, D. Francisco Xavier de Menezes, (1673-1743), da autoria de Manuel Cunha de Andrade e Sousa (1713 - ?). As obras do conde da Ericeira são referenciadas na Biblioteca Lusitana, de Barbosa Machado, vol. 2.º pág. 291 a 296 e no Dicionário Bibliográfico, de Inocêncio da Silva, vol. 3.º págs. 83 a 89.
Discurso de carácter laudatório e biográfico sobre André de Resende, 1500-1573, humanista português, pioneiro da arqueologia em Portugal.
Trata-se de um documento impresso, (em duplicado), sobre celibato eclesiástico, da autoria de José Pinto Pereira (1659-1733). Apresenta colofão : "Barcinonae 1709": "Barcelona 1709"
Trata-se de um documento impresso composto por dois epitáfios a D. Francisca Josefa, (1699 - 1736) infanta de Portugal, filha de D. Pedro II (1648-1706) e de Marie Sophie Elisabeth, Pfalzgraefin bei Rhein zu Neuburg (1666-1699).
Documento impresso contendo uma homenagem fúnebre
Tese defendida pelo aluno Emanuel de Deus Luís Queirós na Universidade de Évora.
Texto satírico produzido no contexto da Guerra de Sucessão Austríaca (1740-1748).
Texto satírico produzido no contexto da Guerra de Sucessão Austríaca (1740-1748).
Texto satírico produzido no contexto da Guerra de Sucessão Austríaca (1740-1748).
Tese defendida por frei Inácio de Morais.
Tese defendida pelo aluno da Universidade de Évora, frei José de Jesus Maria
Tese defendida pelo aluno Emanuel de Deus Luís Queirós, no convento de São João de Xabregas.
Tese de âmbito filosófico defendida pelo aluno António da Silva Sampaio da Universidade de Évora.
Tese de âmbito filosófico defendida pelos alunos José Vital e José do Rosário, do Real Colégio das Artes e Humanidades, da Companhia de Jesus em Coimbra.
Texto de caracter filosófico da autoria de Pedro Álvares e Júlio Francisco, ambos clérigos da Congregação do Oratório.
Tese de âmbito filosófico defendida por Tomás Vitoriano da Silva e José Eduardo Lobo, ambos clérigos da Congregação do Oratório.
Tese de caracter teológico defendida pelos alunos Jacob Clinton e Patrício Doudal do colégio jesuítico de Lisboa.
Comentário às teorias de Pedro de Rates Henequim, morto em auto de fé, em 21 de Junho de 1744.
Trata-se de um comentário feito por um membro do Tribunal do Santo Ofício à obra de Pedro de Macedo da Companhia de Jesus "Arte de cortesia portuguesa e política católica"
Assinado por: "Lour[enço] Justin[iano ?]"
Comentário condenatório da maçonaria.