Type

Data source

Thumbnail

Search results

16 records were found.

Cópias feitas na Torre do Tombo encabeçadas pelo ano do documento, seguido do resumo. Na margem esquerda consta a cota de onde provém a cópia. As cópias foram organizadas por António Mesquita de Figueiredo e descritas em 19 de junho de 1936. Identificação da lombada: "Côrtes. Volume 11. 1566-1584. Reinados de D. Sebastião, D. Henrique, D. Felipe I: Capítulos especiais. Arquivo Nacional da Torre do Tombo". Mesquita de Figueiredo identifica Mesquita de Figueiredo identifica os documentos do rei D. Sebastião de 1566, do rei D. Henrique de 1578; do rei D. Felipe I de Portugal de 1581 a 1584, relativas a documentos sobre capítulos especiais de várias localidades e a outros assuntos tratados nas Cortes de Tomar e de Lisboa, recolhidos do Corpo Cronológico, Chancelaria régia, dos maços 6 e 7 de Cortes. No início de cada cópia encontra-se escrita a lápis, na cabeça do fólio, a indicação de «1.ª Cop[ia]» ou «2.ª Cop[ia]», «Conf. e emendada». Pode apresentar ainda outras notas marginais. Foliação mecanográfica. Encadernação meio-amador em papel de fantasia. Lombada impressa a ouro.
Cópias feitas na Torre do Tombo encabeçadas pelo ano do documento, seguido do resumo. Na margem esquerda consta a cota de onde provém a cópia. As cópias foram organizadas por António Mesquita de Figueiredo e descritas em 19 de junho de 1936. Identificação da lombada: "Côrtes. Volume 16. 1641 a 1699. Reinado de D. João IV: Alvarás. Arquivo Nacional da Torre do Tombo". Mesquita de Figueiredo identifica os "Alvarás passados em resultado de respostas dadas em Cortes" do rei D. João IV (1641-1656) do príncipe regente D. Pedro (1668, 1669, 1670) do rei D. Pedro II (1674, 1680, 1681, 1683, 1698, 1699) recolhidos da Chancelaria régia. No início de cada cópia encontram-se escritas a lápis, na cabeça do fólio, indicações sobre a observação da qualidade das cópias, a indicação de «1.ª Cop[ia]» ou «2.ª Cop[ia]», o momento em que se encontra o trabalho de conferência e de emenda. Pode apresentar ainda outras notas. Foliação mecanográfica. Encadernação meio-amador em papel de fantasia. Lombada impressa a ouro.
Cópias feitas na Torre do Tombo encabeçadas pelo ano do documento, seguido do resumo. Na margem esquerda consta a cota de onde provém a cópia. As cópias foram organizadas por António Mesquita de Figueiredo e descritas em 19 de junho de 1936. Identificação da lombada: "Côrtes. Volume 9. 1498 [- 1504]. Reinado de D. Manuel I: Capítulos gerais e especiais. Arquivo Nacional da Torre do Tombo". Mesquita de Figueiredo descreve os documentos relativos a capítulos gerais e especiais tratados nas Cortes de Lisboa, e recolhidos do maço 4 de Cortes, da Leitura Nova, da Chancelaria régia, do Corpo Cronológico. Os primeiros dizem respeito aos autos de juramento do príncipe D. Miguel, e depois do príncipe D. João. Os segundos pertencem às vilas de Garvão, Santarém, Setúbal, Borba, Bragança, Chaves, Elvas, Guimarães, Montemor o Novo, Portel, Vila Nova de Portimão, Caminha, Torres Vedras, Alcácer do Sal, Arronches, Cascais, Sintra, Vila Viçosa, Loulé, Miranda do Douro, Tomar, Elvas, Campo Maior, Lamego, Torre de Moncorvo, Almeida, Castelo Branco, Marvão, Alegrete, Monção, Palmela, Porto, Trancoso, Aveiro, Lagos, Leiria, Olivença, Lisboa, Coimbra [?], Torres Novas, Faro, Tomar, Leiria, Santarém, Viana do Lima [Viana do Castelo], Panóias, Vila Viçosa, Chaves, Olivença. No início de cada cópia encontra-se escrita a lápis, na cabeça do fólio, a indicação de «1.ª Cop[ia]» ou «2.ª Cop[ia]», «Conf. e emendada». Pode apresentar ainda outras notas marginais. Foliação mecanográfica. Encadernação meio-amador em papel de fantasia. Lombada impressa a ouro.
Cópias feitas na Torre do Tombo encabeçadas pelo ano do documento, seguido do resumo. Na margem esquerda consta a cota de onde provém a cópia. As cópias foram organizadas por António Mesquita de Figueiredo e descritas em 19 de junho de 1936. Identificação da lombada: "Côrtes. Volume 10. 1525-1563. Reinado de D. João III: Capítulos especiais. Arquivo Nacional da Torre do Tombo". Mesquita de Figueiredo identifica artigos particulares das Cortes de Torres Novas, a memória da carta escrita para as Cortes e juramento do príncipe D. Manuel em Évora, a procuração de várias cidades e vilas para o mesmo acontecimento, capítulos gerais das Cortes de Torres Novas, alvarás, capítulos especiais de diferentes localidades nas Cortes de Almeirim, de Lisboa, de Sintra, recolhidos do maço 5 de Cortes, Aditamento de Cortes, Chancelaria régia, das Gavetas, e do Corpo Cronológico. Entre o fólio 105 e o fólio 135 encontra-se a cópia de trinta e seis leis que o Rei promulgou em resposta aos capítulos propostos pelos procuradores dos povos nas Cortes de Torres Novas e Évora (1525 e 1535). No início de cada cópia encontra-se escrita a lápis, na cabeça do fólio, a indicação de «1.ª Cop[ia]» ou «2.ª Cop[ia]», «Conf. e emendada». Pode apresentar ainda outras notas marginais. Foliação mecanográfica. Encadernação meio-amador em papel de fantasia. Lombada impressa a ouro.
Cópias feitas na Torre do Tombo encabeçadas pelo ano do documento, seguido do resumo. Na margem esquerda consta a cota de onde provém a cópia. As cópias foram organizadas por António Mesquita de Figueiredo e descritas em 19 de junho de 1936. Identificação da lombada: "Côrtes. Volume 6. 1459-1479. Reinado de D. Afonso V: Capítulos especiais. Arquivo Nacional da Torre do Tombo". Corresponde à segunda parte conforme a página de título. Mesquita de Figueiredo descreve os documentos relativos a capítulos especiais de diferentes localidades e concelhos Cortes de Lisboa, Évora, Guarda, Montemor o Novo, Santarém, recolhidos em grande parte da Leitura Nova, mas também da Chancelaria régia, Aditamento de Cortes. No início de cada cópia encontra-se escrita a lápis, na cabeça do fólio, a indicação de «1.ª Cop[ia]» ou «2.ª Cop[ia]», «Conf. e emendada». Pode apresentar ainda outras notas marginais. Foliação mecanográfica. Encadernação meio-amador em papel de fantasia. Lombada impressa a ouro.
Cópias feitas na Torre do Tombo encabeçadas pelo ano do documento, seguido do resumo. Na margem esquerda consta a cota de onde provém a cópia. As cópias foram organizadas por António Mesquita de Figueiredo e descritas em 19 de junho de 1936. Identificação da lombada: "Côrtes. Volume 3. 1434-38. Reinado de D. Duarte. Arquivo Nacional da Torre do Tombo". Mesquita de Figueiredo descreve os documentos relativos a capítulos gerais e especiais de diversas localidades tratados nas Cortes de Santarém e Évora, recolhidos do Aditamento de Cortes, Chancelaria régia e Leitura Nova. No início de cada cópia encontra-se escrita a lápis, na cabeça do fólio, a indicação de «1.ª Cop[ia]» ou «2.ª Cop[ia]», «Conf. e emendada». Pode apresentar ainda outras notas marginais. Foliação mecanográfica. Encadernação meio-amador em papel de fantasia. Lombada impressa a ouro.
Cópias feitas na Torre do Tombo encabeçadas pelo ano do documento, seguido do resumo. Na margem esquerda consta a cota de onde provém a cópia. As cópias foram organizadas por António Mesquita de Figueiredo e descritas em 19 de junho de 1936. Identificação da lombada: "Côrtes. Volume 2. 1385 a 1430. Reinado de D. João 1.º. Arquivo Nacional da Torre do Tombo". No Indice L235, Mesquita de Figueiredo descreve os documentos relativos a capítulos gerais e especiais tratados nas Cortes de Coimbra, Braga, Lisboa, Évora Viseu, Guimarães, Santarém, Estremoz recolhidos do Aditamento de Cortes, de maços de Cortes, Gaveta 19, Chancelaria régia, Leitura Nova. No início de cada cópia encontra-se escrita a lápis, na cabeça do fólio, a indicação de «1.ª Cop[ia]» ou «2.ª Cop[ia]», «Conf. e emendada». Pode apresentar ainda outras notas marginais. Foliação mecanográfica. Encadernação meio-amador em papel de fantasia. Lombada impressa a ouro.
Cópias feitas na Torre do Tombo encabeçadas pelo ano do documento, seguido do resumo. Na margem esquerda consta a cota de onde provém a cópia. As cópias foram organizadas por António Mesquita de Figueiredo e descritas em 19 de junho de 1936. Identificação da lombada: "Côrtes. Volume 5.º. 1439-1457. Reinado de D. Afonso V: Capítulos especiais. Arquivo Nacional da Torre do Tombo". Corresponde à primeira parte conforme a página de título. Mesquita de Figueiredo descreve os documentos relativos a capítulos especiais de diferentes localidades e concelhos tratados nas Cortes de Lisboa, Torres Vedras, Évora, Santarém, provenientes em grande parte da Leitura Nova, mas também da Chancelaria régia e maços de Cortes. No início de cada cópia encontra-se escrita a lápis, na cabeça do fólio, a indicação de «1.ª Cop[ia]» ou «2.ª Cop[ia]», «Conf. e emendada». Pode apresentar ainda outras notas marginais. Foliação mecanográfica. Encadernação meio-amador em papel de fantasia. Lombada impressa a ouro.
Cópias feitas na Torre do Tombo encabeçadas pelo ano do documento, seguido do resumo. Na margem esquerda consta a cota de onde provém a cópia. As cópias foram organizadas por António Mesquita de Figueiredo e descritas em 19 de junho de 1936. Identificação da lombada: "Côrtes. Volume 4. 1440-1477. Reinado de D. Afonso V: Capítulos gerais. Arquivo Nacional da Torre do Tombo". Mesquita de Figueiredo descreve os documentos relativos a capítulos gerais tratados nas Cortes de Lisboa, Évora, Guarda, Santarém, Montemor o Novo, Santa Maria do Espinheiro, recolhidos do aditamento de Cortes, maço 2 de Cortes, maço de leis, maço de Suplemento de Cortes, Corpo Cronológico. No início de cada cópia encontra-se escrita a lápis, na cabeça do fólio, a indicação de «1.ª Cop[ia]» ou «2.ª Cop[ia]», «Conf. e emendada». Pode apresentar ainda outras notas marginais. Foliação mecanográfica. Encadernação meio-amador em papel de fantasia. Lombada impressa a ouro.
Cópias feitas na Torre do Tombo encabeçadas pelo ano do documento, seguido do resumo. Na margem esquerda consta a cota de onde provém a cópia. As cópias foram organizadas em três partes por António Mesquita de Figueiredo. Os separadores coincidem com a descrição que o mesmo apresenta no Índice L235 (assinado e datado de 19 de junho de 1936). Identificação da lombada: "Côrtes. Volume 7. 1439 a 1478. Reinado de D. Afonso V: 1.ª parte: Capítulos especiais cujas cartas em que estão insertos não se referem a Cortes" (doc. 265 a 312, f. 1 a 193). No Indice L235 identifica Capítulos especiais do Porto, da Vila das Alcáçovas, de Lisboa, de Elvas, Silves, Faro e Lagos, Beja, Viseu, Mourão, Tavira, Almada, Monsarás, Valença do Minho, Caminha, Ponte de Lima, Penela, Óbidos, Leiria, Santarém, Serpa, Estremoz, Ouguela, Torres Novas, Tavira, Loulé, Cartaxo, Sintra, moradores do termo de Braga, Olivença, Montemor o Novo, Viana de Caminha, Torres Vedras, Viana Foz do Lima [Viana do Castelo], recolhidos maioritariamente da Leitura Nova, mas também da Chancelaria Régia e Confirmações Gerais. Na "Segunda parte" integra os «Capítulos especiais cujas cartas em que estão insertos não têm data nem se referem a Cortes e se presume pertencerem a este reinado por estarem transcritos na Chancelaria de D. Afonso V» (doc. 314 (sic) a 363, f. 194 a 368). No Indice L235 identifica Capítulos especiais de Moura, Olivença, Porto, Miranda do Douro, Abrantes, Asseiceira, Alcácer do Sal, Alter, Arronches, Atalaia, Avis, Beja, Braga, Bragança, Campo Maior, Castelo Branco, Castelo de Vide, Castro Marim, Sintra, Coimbra, Covilhã, Elvas, Évora, Faro, Garvão, Guarda, Guimarães, Lamego, Mourão, Óbidos, Palmela, Panóias, Penamacor, Pinhel, Ponte de Lima, Setúbal, Terena, Torre de Moncorvo, Torres Novas, Torres Vedras, Trancoso, Valença, Veiros, Viana Foz do Lima, Viseu. Na "Terceira parte" inclui os «Capítulos especiais cujas cartas em que se acham insertos não declaram a terra onde se reuniram as Cortes» (doc. 256 a 265, f. 371 a 403). No Indice L235 indica pertencerem à comarca de Entre Douro e Minho, à cidade do Porto, a Setúbal, à Guarda, a Silves, a Monforte, a Pinhel, à Covilhã, a Coimbra, recolhidos da Leitura Nova, da Chancelaria Régia. No início de cada cópia, numerada no pé do fólio a lápis, encontra-se também a lápis, na cabeça do fólio, a indicação de «1.ª Cop[ia] ou 2.ª Cop[ia]», «Conf. e emendada». Pode apresentar ainda outras notas marginais. Foliação mecanográfica. Encadernação meio-amador em papel de fantasia. Lombada impressa a ouro.
Cópias feitas na Torre do Tombo encabeçadas (a partir do f. 33) pelo ano do documento, seguido do resumo. Na margem esquerda consta a cota de onde provém a cópia. As cópias foram organizadas por António Mesquita de Figueiredo em duas partes, e descritas em 19 de junho de 1936. Os separadores coincidem com a descrição que o mesmo apresenta no Índice L235. Identificação da lombada: "Côrtes. Volume 8. 1481. Reinado de D. João II: Capítulos gerais" (f. 1 a 246). Mesquita de Figueiredo descreve os documentos organizando-os em: "Capítulos Gerais" com documentos recolhidos do maço 3 de Cortes - juramento dos três estados, capítulos da vila de Santarém, capítulos principiados em Évora e terminados na vila de Viana a par de Alvito [Viana do Alentejo], Cortes de Santarém e de Évora -. Em "Côrtes. Volume 8. 1482-1490. Reinado de D. João II: Capítulos Especiais" (f. 348 a 504). Abrange documentos recolhidos da Chancelaria régia, do maço 3 de Cortes e, maioritariamente, da Leitura Nova - Cortes de Santarém, Évora, capítulos especiais relativos a Freixo de Espada à Cinta, a Vila Nova de Cerveira, Caminha, Caminha, Silves, Castelo Rodrigo, Aveiro, Avis, Torre de Moncorvo, Arronches, Viseu, Guarda, Porto, Santarém, Évora, Castelo de Vide, Guimarães, Veiros, Setúbal, Guimarães, Lagos, Loulé, Estremoz, Valença. No início das cópias, pode surgir a indicação de «Conf. e emendada». Pode apresentar ainda outras notas marginais. Foliação mecanográfica. Encadernação meio-amador em papel de fantasia. Lombada impressa a ouro.
Cópias feitas na Torre do Tombo encabeçadas pelo ano do documento, seguido do resumo. Na margem esquerda consta a cota de onde provém a cópia. As cópias foram organizadas por António Mesquita de Figueiredo e descritas em 19 de junho de 1936. Identificação da lombada: "Côrtes. Volume 1. 1211 a 1372. Reinados de D. Afonso II a D. Fernando. Arquivo Nacional da Torre do Tombo". No Indice L235, Mesquita de Figueiredo descreve os documentos relativos a capítulos gerais e especiais de diversas localidades tratados nas Cortes de Coimbra, Santarém, Évora, Elvas, Porto, Lisboa, recolhidos das Leis antigas, Chancelaria régia, Núcleo Antigo (Forais antigos) maço 1 de Cortes, Aditamento de Cortes, Suplemento de Cortes, Gavetas, Chancelaria régia, Leitura Nova. No início de cada cópia encontra-se escrita a lápis, na cabeça do fólio, a indicação de «1.ª Cop[ia]» ou «2.ª Cop[ia]», «Conf. e emendada». Pode apresentar ainda outras notas marginais. Foliação mecanográfica. Encadernação meio-amador em papel de fantasia. Lombada impressa a ouro.
Cópias feitas na Torre do Tombo encabeçadas pelo ano do documento, seguido do resumo. Na margem esquerda consta a cota de onde provém a cópia. As cópias foram organizadas por António Mesquita de Figueiredo e descritas em 19 de junho de 1936. Identificação da lombada: "Côrtes. Volume 12. 1641. Reinado de D. João IV: Capítulos especiais. Arquivo Nacional da Torre do Tombo". Mesquita de Figueiredo descreve os documentos relativos a capítulos especiais de várias localidades e a outros assuntos tratados nas Cortes de Lisboa, recolhidos dos maços 8, 9, 10, 11, 12, 13 de Cortes e do Corpo Cronológico. No início de cada cópia encontra-se escrita a lápis, na cabeça do fólio, a indicação de «para conferir, para emendar» «1.ª Cop[ia]» ou «2.ª Cop[ia]», «C[onferida] e E[mendada]». Pode apresentar ainda outras notas. Foliação mecanográfica. Encadernação meio-amador em papel de fantasia. Lombada impressa a ouro.
Cópias feitas na Torre do Tombo encabeçadas pelo ano do documento, seguido do resumo. Na margem esquerda consta a cota de onde provém a cópia. As cópias foram organizadas por António Mesquita de Figueiredo e descritas em 19 de junho de 1936. Identificação da lombada: "Côrtes. Volume 13. 1642. Reinado de D. João IV: Capítulos gerais e especiais. Arquivo Nacional da Torre do Tombo". Mesquita de Figueiredo descreve os documentos relativos a capítulos gerais e especiais de várias localidades e a outros assuntos tratados nas Cortes de Lisboa, recolhidos dos maços 8, 9, 10, 11, 12, 13 de Cortes, da Chancelaria régia. No início de cada cópia encontra-se escrita a lápis, na cabeça do fólio, a indicação de «para conferir, para emendar» «1.ª Cop[ia]» ou «2.ª Cop[ia]», «C[onferida] e E[mendada]». Pode apresentar ainda outras notas. Foliação mecanográfica. Encadernação meio-amador em papel de fantasia. Lombada impressa a ouro.
Cópias feitas na Torre do Tombo encabeçadas pelo ano do documento, seguido do resumo. Na margem esquerda consta a cota de onde provém a cópia. As cópias foram organizadas por António Mesquita de Figueiredo e descritas em 19 de junho de 1936. Identificação da lombada: "Côrtes. Volume 14. 1646. Reinado de D. João IV: Capítulos especiais. Arquivo Nacional da Torre do Tombo" (doc. 127 a 171, 6). Mesquita de Figueiredo descreve os documentos relativos a capítulos especiais de várias localidades e a outros assuntos tratados nas Cortes de Lisboa, recolhidos dos maços 8, 9, 10, 11, 12, 13 de Cortes. No início de cada cópia encontra-se escrita a lápis, na cabeça do fólio, a indicação de «1.ª Cop[ia]» ou «2.ª Cop[ia]», «Conf[erida] e Emend[ada]». Pode apresentar ainda outras notas. Foliação mecanográfica. Encadernação meio-amador em papel de fantasia. Lombada impressa a ouro.
Cópias feitas na Torre do Tombo encabeçadas pelo ano do documento, seguido do resumo. Na margem esquerda consta a cota de onde provém a cópia. As cópias foram organizadas por António Mesquita de Figueiredo e descritas em 19 de junho de 1936. Identificação da lombada: "Côrtes. Volume 154. 1653 a 1654. Reinado de D. João IV: Capítulos especiais. Arquivo Nacional da Torre do Tombo". Mesquita de Figueiredo descreve os documentos relativos a capítulos especiais de várias localidades e a outros assuntos tratados nas Cortes de Lisboa, recolhidos dos maços 8, 9, 10, 11, 12, 13 de Cortes, e do Corpo Cronológico. No início de cada cópia encontra-se escrita a lápis, na cabeça do fólio, a indicação de «1.ª Cop[ia]» ou «2.ª Cop[ia]», «Conf[erida] e Emend[ada]». Pode apresentar ainda outras notas. Foliação mecanográfica. Encadernação meio-amador em papel de fantasia. Lombada impressa a ouro.