Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
6 records were found.
Contém termo de abertura: "este livro que em conformidade da Portaria copiada a folhas noventa e duas, há-de servir para a cópia do livro das adjudicações e posses dos terrenos do Bairro do Limoeiro; vai por mim rubricado com o número de folhas constante do respetivo termo de encerramento. Lisboa, 26 de Março de 1819. O desembargador inspetor dos bairros e suas anexas por comissão da Portaria de 19 de Dezembro de 1818, copiada a folha 360 v. do livro do tombo do Bairro do Rossio. Dr. José António da Silva Pedrosa".
Contém a folha de rosto verso: "nas margens deste livro vão notadas as folhas do original de que se extraiu esta cópia para melhor inteligência das suas verbas. Dr. José António da Silva Pedrosa".
Na margem vem a indicação: "livro velho f.".
Contém a folha 92 "portaria pela qual se mandou extrair cópia dos livros do tombo das propriedades arruinadas pelo terramoto do primeiro de Novembro de mil setecentos e cinquenta e cinco", Decreto de 25 de Março de 1807 referido na Portaria.
Contém a folha 93 a conferência da cópia: "está conforme o original que se remeteu para o Real Arquivo na conformidade da Portaria de 19 de Dezembro de 1818. Dr. José António da Silva Pedrosa".
Contém no verso da última folha o termo de encerramento: "tem este livro noventa e três folhas não entrando em o número delas as duas em que vão escritos o termo de título e este de encerramento. Lisboa 26 de Março de1819. Dr. José António da Silva Pedrosa".
Contém termo de abertura: "este livro que em conformidade da Portaria do governo de dezoito de Junho de mil oitocentos e dezasseis há-de servir para a cópia do livro das avaliações dos terrenos das propriedades do Bairro do Limoeiro arruinadas pelo terramoto do primeiro de Novembro de mil setecentos e cinquenta e cinco, vai numerado com o número de folhas constante do respetivo termo de encerramento, todas por mim rubricadas. Lisboa, 26 de Março de 1819. O desembargador inspetor dos bairros e suas anexas por comissão da Portaria de 19 de Dezembro de 1818, copiada a folha 360 v. do livro do tombo do Bairro do Rossio. Dr. José António da Silva Pedrosa".
Contém a folha de rosto verso: "nas margens deste livro vão notadas as folhas do original de que se extraiu esta cópia para melhor inteligência das suas verbas. Dr. José António da Silva Pedrosa".
Na margem vem a indicação: "livro velho f.".
Contém a folha 47v. a conferência da cópia: "está conforme o original que se remeteu para o Real Arquivo na conformidade da Portaria de 19 de Dezembro de 1818. Dr. José António da Silva Pedrosa".
Contém no verso da última folha "tem este livro quarenta e sete folhas de duas páginas cada uma não entrando em o número delas as duas em que vão escritos o termo do título e este de encerramento. Lisboa. 26 de Março de 1819. Dr. José António da Silva Pedrosa".
Contém a folha 1: o termo de abertura: "este livro que à sua custa comprou o escrivão da inspeção do Bairro do Limoeiro António Pedro da Cunha Feio Coutinho há-de servir para nele se escreverem os termos que as partes assinam dos termos que lhe são demais adjudicados por compra que fazem e vai todo numerado e rubricado como sobrenome do desembargador inspetor Gregório Dias da Silva e no fim leva o seu encerramento e teve princípio em doze de Maio de mil setecentos e sessenta e sete anos, o primeiro termo e no mesmo dia o escrevi em fé de verdade vai assinado pelo dito desembargador inspetor e eu António Pedro da Cunha Feio Coutinho o escrevi. Silva".
O livro está numerado mas não rubricado.
Contém de folha 1v. a 45: os termos de avaliação.
Os registos contêm a descrição das propriedades, localização, proprietários (compradores ou vendedores).
Registos feitos por ordem cronológica da data da avaliação das propriedades, ao contrário do tombo que descreve as propriedades por ruas. Registos assinados pelo desembargador inspetor, pelos engenheiros e o escrivão.
Contém a folha 98v.: o termo de encerramento: "tem este livro noventa e oito folhas numeradas e no princípio declara o termo para que serve. Lisboa 13 de Maio de 1767. Gregório Dias da Silva".
Contém termo de abertura: "este livro que em conformidade das reais ordens há-de servir para a cópia do livro do tombos das propriedades arruinadas no Bairro do Limoeiro pelo terramoto do 1.º de Novembro de 1755, vai numerado com o número de folhas constante do respetivo termo de encerramento, todas por mim rubricadas. Lisboa, 26 de Março de 1819. O desembargador inspetor dos bairros e suas anexas por comissão da Portaria de 19 de Dezembro de 1818, copiada a folha 360 v. do livro do tombo do Bairro do Rossio. Dr. José António da Silva Pedrosa".
Contém a folha de rosto verso: "nas margens deste livro vão notadas as folhas do original de que se extraiu esta cópia para melhor inteligência das suas verbas. Dr. José António da Silva Pedrosa".
Na margem vem a indicação: "livro velho f.".
Contém a folha 92 "portaria pela qual se mandou extrair cópia dos livros do tombo das propriedades arruinadas pelo terramoto do primeiro de Novembro de mil setecentos e cinquenta e cinco", Decreto de 25 de Março de 1807 referido na Portaria.
Contém a folha 189 a conferência da cópia: "está conforme o original que se remeteu para o Real Arquivo na conformidade da Portaria de 19 de Dezembro de 1818. Dr. José António da Silva Pedrosa".
Contém no verso da última folha o termo de encerramento: "tem este livro cento e oitenta e nove folhas de duas páginas não entrando em o número delas as duas em que vão escritos o termo de título e este de encerramento. Lisboa 26 de Março de1819. Dr. José António da Silva Pedrosa".
Contém a folha 1 ordem para se proceder à abertura do livro: "o desembargador Bento da Costa de Oliveira Sampaio [cavaleiro professo na Ordem de Cristo, desembargador dos Agravos da Casa da Suplicação, deputado da Mesa do Grão Priorado do Crato, ouvidor geral da Fazenda Real] principalmente encarregado da inspeção do Bairro do Limoeiro numere e rubrique este livro que há-de servir para a descrição do mesmo bairro na forma do Decreto de 29 de Novembro do presente ano para o que tenho nomeado escrivão. Lisboa 15 de Dezembro de 1755 // O escrivão que tenho nomeado é das Apelações Cíveis António Pedro da Cunha. Dia ut supra. O Regedor".
Contém na mesma folha informação do desembargador: "tem este livro trezentas e cinquenta e oito folhas que todas vão numeradas e rubricadas por mim e leva no fim seu encerramento. Lisboa 6 de Janeiro de 1757. O o desembargador Bento da Costa de Oliveira Sampaio".
Contém a folha 2v.: cópia do Decreto de 29 de Novembro de 1755.
Contém a folha 4 cópia da ordem dada pelo inspetor para se trasladarem os editais.
Contém na mesma folha cópia dos editais.
Contém a folha 4v.: certidão atestando a afixação dos editais.
Contém a folha 5: nomeação dos louvados seguindo-se o ermo de juramento dos mesmos.
Contém a folha 5v.: Auto de medição.
Contém de folha 6v. a 19v. a descrição e medição das ruas.
-Rua Direita de Santo António de Lisboa.
- Largo da Porta principal da Basílica de Santa Maria Maior (Sé).
- Rua Direita da Porta travessa da Sé.
- Largo do Aljube.
- Rua Direita de São Jorge.
- Largo da porta principal de São Jorge.
- Largo da porta travessa de São Jorge.
- Rua Direita de São Martinho.
- Largo do Limoeiro.
- Rua Direita de Santa Luzia.
- pequeno Largo de São Tiago (Santiago).
- pequeno Largo das Portas de D. Rodrigo de Noronha.
- Rua por trás de Santo António.
-Largo das casas dos Malheiros.
- Rua de João de Fogaça.
- Rua dos Cónegos.
- Largo do Pátio de Santo António.
- Pátio de Santo António
- Rua dos Cónegos (continua).
- pequeno largo que forma esta rua em que dá entrada de carruagem para as casas da Basílica de Santa Maria.
- Rua do Arco de São Francisco.
- Beco de Quebra Costas.
- Beco das Merceeiras.
- Beco do Aljube, com saída.
- Beco do Aljube que está por trás do celeiro da Mitra.
- Beco do Aljube, sem saída.
- Beco do Alecrim.
- Beco do Nugio, com saída.
- Rua da Parreirinha.
- Largo que forma a Rua da Parreirinha.
- Beco do Leão.
- Pátio da Igreja de São Martinho.
- Pátio chamado do Carrasco.
- Largo grande de Santiago.
- Rua do Largo grande de Santiago que vai para o Largo chamado do Contador-mor.
- Rua do Funil.
- Rua da Lage.
- Travessa que principia da Rua da Lage e acaba no Largo chamado do Contador-mor.
- Rua do Marechal.
- Rua por trás da Igreja de São Jorge.
- Rua do Barão.
- Beco sem saída.
- Rua do Quebra Costas.
- Rua Direita de São João da Praça.
- Largo das Cruzes da Sé.
- Rua que vai das Cruzes da Sé para o Largo da porta travessa da Basílica de Santa Maria Maior.
- Largo da porta travessa da Basílica de Santa Maria Maior.
- Beco que serve de entrada para as casas do Duque de Aveiro.
- Rua que do Largo das Cruzes da Sé vai para o Largo das casas do Conde de Pombeiro.
- Largo das casas do Conde Pombeiro.
- Rua do Albuquerque.
- Largo que forma esta rua.
- - Beco do Seio.
- Largo das Portas do Mar.
- Escada da Pedrinha.
- Rua de Almargem.
- Beco do Melo.
- Beco sem saída.
- Rua de Almargem, continua.
- Rua das Canastras.
- pequeno Largo que em cima forma esta rua.
- Calçada do Correio.
- Largo das casas do Correio-mor.
- Rua da Listra.
- pequeno largo que forma a rua.
- Rua de Sete Cotovelos.
- Beco que serve de passadiço ou comunicação para a Rua das Pedras negras.
- Largo das casas de Monsenhor Galvão.
- Rua das Pedras Negras.
- pequeno largo que forma a rua.
- Beco dos Enamorados.
- Largo da Igreja de São Mamede.
- Rua que vai sair à Costa do Castelo.
- Pátio das casas de D. Francisca de Vilhena.
- Costa do Castelo.
Contém a folha 19v.: "auto em que o dito desembargador inspetor houve por finda a medição de todas as ruas que se acham dentro do distrito do dito bairro e determinou se continuasse a medição pelo que pertencia às propriedades das casas.
Contém de folha 20v a 130: a descrição e medição das propriedades, seguindo o mesmo plano da descrição e medição das ruas.
Contém a folha 130v: o auto de encerramento do tombo.
Contém a folha 132: "termo que se assina e por onde são citados os senhorios que tiverem propriedades no Bairro do Limoeiro".
Contém a folha 133: cópia dos editais que se afixaram.
Contém a folha 133v.: certidão atestando a afixação dos editais.
Contém a folha 134: "havidos por citados e assinados trinta dias a todas as pessoas que tiverem propriedades no Bairro do Limoeiro".
Contém a folha 135: Registo no qual se lançaram os senhorios das propriedades e chãos do Bairro do Limoeiro.
Contém a folha 135v: sentença do inspetor "vistos estes autos, Decreto de Sua Majestade porque foi servido mandar se medissem as ruas edifícios públicos e particulares do Bairro do Limoeiro que ficaram confusos por conta do terramoto acontecido no primeiro de Novembro do ano de 1755 e citação feita pelos editais etc. o que visto como se mostra não compareceram os donos das ditas propriedades por si nem por outrem e fazerem-se as medições com a minha assistência com o engenheiro por isso deputado e louvados por mim nomeados. Por isso julgo por sentença as referidas medições que mando se cumpram. Lisboa 18 de Maio de 1757 eu desembargador Bento da Costa de Oliveira Sampaio".
Contém a folha 136: a publicação da mesma assinada pelo escrivão António Pedro da Cunha Feio Coutinho.
A partir daqui surgem outros inspetores deste bairro.
Contém de folha 136 a 138: a medição de propriedades na Rua das Pedras Negras, Beco das Merceeiras e Calçada da Graça, Rua dos Cónegos.
Contém a folha 138v.: registo do Decreto Real mandando suprimir a Travessa do Quebra-costas arrematando-se o terreno a João Rodrigues Caldas exceto o terreno que o arquiteto Francisco António Ferreira considerar útil à liberdade e desafogo das casas de Maria Luísa da Piedade.
Contém a folha 139: registo do Aviso que acompanhou o Decreto.
Contém a folha 139v.: Aviso régio mandando arrematar a Francisco José Dias o terreno da Rua Direita da Sé, onde até o terramoto se encontrava a Casa do Tesouro.
Seguem-se dois precatórios.
Contém a folha 140v.: três requerimentos do capitão António José de Sousa referente a casas nobres situadas na Rua de São João da Praça.
Contém a folha 142: verba pertencente à medição registada na folha 23, n.º 15.
Contém na folha 358 o termo de encerramento quase igual à informação do desembargador na folha 1: "tem este livro trezentas e cinquenta e oito folhas que todas vão numeradas e rubricadas por mim com a firma de que uso. Lisboa 6 de Janeiro de 1757. O desembargador Bento da Costa de Oliveira Sampaio
de 1757. O desembargador Bento da Costa de Oliveira Sampaio.
Contém a folha 1: termo de abertura do livro: "este livro que à sua custa mandou fazer o escrivão António Pedro da Cunha [Feio] Coutinho nomeado pelo excelentíssimo e reverendíssimo senhor arcebispo regedor para o escrivão do Bairro do Limoeiro para nele se lançarem os termos e autos de posse que tomarem os donos das propriedades de casa que se incendiaram pelo lamentável terramoto incêndio do primeiro de Novembro de 1755 e terrenos que aos mesmo se adjudicarem pela inspeção deste bairro vai todo por mim, como inspetor, numerado e rubricado com o meu sobrenome - Silva - e no fim leva termo de encerramento. Lisboa, 1º de Março de 1765. Gregório Dias da Silva".
Contém de folha 1v. a 4: Alvará com força de lei, de D. José, datado 12 de Maio de 1759, assinado em Belém, com "um novo plano regular e decoroso", instruções sobre a edificação das propriedades. Refere o Decreto de 3 de Dezembro de 1755 onde se indicam os limites da cidade.
Contém de folha 4v a 9v:. plano enviado ao regedor da Casa da Suplicação para se regular o alinhamento das ruas e reedificação das casas que se hão-de erigir nos terrenos que jazem entra a Rua Nova do Almada e Padaria e entre a extremidade setentrional do Rossio até ao Terreiro do Paço exclusivamente.
Contém a folha 9v.: Decreto de 12 de Junho de 1759 pelo qual o monarca entrega ao duque regedor a jurisdição em todas as matérias concernentes à reedificação da cidade de Lisboa e a nomeação dos ministros que devem expedir as diligências pertencentes à dita reedificação.
Contém a folha 10v outro Decreto igual enviado ao Senado da Câmara.
Contém a folha 11 Alvará de ampliação e declaração com força de Lei, datada 15 de Junho de1759.
Contém a folha 13 Aviso real com envio de instruções.
Contém de folha 17 a 76 os termos de obrigação e posse.
Os registos, assinados pelo desembargador, pelos oficias de engenharia, pelo proprietário ou seu procurador e pelo escrivão, referem o proprietário à data do terramoto, o fólio do tombo onde se encontra descrita a propriedade, as suas medições e confrontações. Nalguns registos há a referência a arca superficial.
Contém a folha 345: cópia do Decreto de D. José datado de 6 de Março de 1769 sobre os terrenos da Rua Augusta, que se encontravam por edificar.
Contém a folha 346v.: termo de encerramento: "tem este livro trezentas e quarenta folhas todas numeradas e rubricadas por mim como inspetor do Bairro do Limoeiro. Lisboa de Março 18 de 765. Gregório Dias da Silva".