Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

72 records were found.

Contém selo de chapa e carimbo. No verso tem a informação de que está registado no Livro dos registos dos breves e pensões
Selo de chapa e carimbo. No verso tem "1499 do senhor visconde D. Tomás de Lima para correr em estado de casado cem mil reis de pensão no Bispado de Coimbra e 140.000 réis na Igreja de Cabreiro".
Contém o termo de quitação do Visconde e Vila Nova de Cerveira, datado de 15 de Julho de 1699. Contém, também, selo de chapa de papel.
Refere que D. Tomás de Lima e Vasconcelos é filho de D. João Fernandes de Lima e Vasconcelos e de D. Victória de Borbon
Capilha contendo bulas originais e traslados. Tem "pensões na conezia de Mafra, Mitra de Coimbra, Igreja de Cabreiro, Igreja de São Paio de Águas Longas, por escrito de obrigação de João Leite Pereira, abade da dita igreja. Contém ainda um escrito de obrigação de Manuel Soares Brandão, abade de Formariz da pensão concedida a D. Lourenço de Lima, já falecido, irmão do Recibos, assinados por isconde [de Vila Nova de Cerveira]".
O dinheiro é entregue por Manuel Gomes da Silva, morador em Santo António de Serem, concelho de Serém. No mesmo documento encontra-se um recibo da Viscondessa de Vila Nova de Cerveira, assinado em Lisboa, sobre um pagamento feito por José de Morais, datado de 2 de Janeiro de 1709. O dinhero respeita à Comenda de São Pedro de Valongo.
Contém: pareceres sobre a pretenção; dois traslados autenticados de duas bulas papais, escritas em latim, e cujos traslados foram feitos em 19 de Outubro de 1693; uma carta vinda de Roma e um traslado incompleto de uma carta de D. Afonso V mandado que se publique uma carta do papa Xisto IV que concede a Luís de Brito um benefício com o hábito de Santiago Contém selo de chapa em papel
A Marqueza é tutora e testamenteira de seu filho D. José Xavier de Lima, filho primogénito e sucessor da sua casa. As comendas referidas são: Santa Maria de Paços e Sabrosa, São Miguel da Foz de Arouce, São Pedro de Valongo, Santa Maria de Sátão, Santa Maria de Borba e Santa Maria de Beja.
Contém junto as informações de testemunhas, o inventário dos bens pertencentes à comenda e os autos de posse da igreja de São Tiago e das casas de residência que pertenciam à comenda.
O traslado foi passado a pedido da Viscondessa de Vila Nova de Cerveira.
D. José Henrique Correia, bispo de Constantina, prelado doméstico, bispo assistente do solio pontífico e juiz executor apostólico ordena a qualquer notário apostólico ou na sua falta ao pároco da sé de Braga que vá num domingo ou dia santo "à Estação da Missa Conventual, tendo na mão um transumpto de bula" e perante duas testemunhas comunique aos fregueses a concessão do benefício; concessão feita pelo papa Benedito XIV, de um beneficio simples "chamado vulgarmente, abadia da igreja de Santa Maria de Martim do Arcebispado de Barga" a Pedro Jorge .