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Apresenta um mapa com os valores demográficos em 1790 e o número de engenhos de açúcar então existentes.
Estuda a figura de João Ramalho e a hipótese de ter chegado ao Brasil antes de Pedro Álvares Cabral e mesmo antes de Cristóvão Colombo ter chegado às Antilhas, pois situa a chegada de João Ramalho em 1490, baseando-se no que diz o testamento que está transcrito (f. 15) e onde consta a sua naturalidade e filiação. Trata também da discutida e lendária ida de São Tomé ao Brasil. Oferece notícias sobre as tribos de índios, sobre os padres da Companhia de Jesus e seus colégios e relações com os povos.
Divide-se em duas partes que são designadas por livros primeiro e segundo. Contém notícias sobre Martim Afonso de Sousa e Pedro Lopes de Sousa, e muitas notas biográficas e genealógicas de figuras destacadas dos primeiros tempos da colonização do Brasil. Transcreve um alvará de D. Sebastião, datado de 1564-10-02, sobre a nobreza da família Leme, passado a pedido do Pedro Leme. Tem uma notícia sobre a "Fundação da Vila de Porto de Santos (f. 79v.), sobre a fundação da capitania de São Vicente (f. 27 a 101v.), e capitania de Santo Amaro (f. 102 a 149).
Notícia da expulsão dos padres da Companhia de Jesus de São Vicente (São Paulo) e da expulsão que atingiu os mesmos padres do Paraguai, pelo capitão general D. António Anteguerra. Baseado na dissertação cronológica e analítica das desordens que a Companhia de Jesus causou no reino de Portugal, composta em 1768 pelo sargento-mor Pedro Taques de Almeida Pais de Leme.
Cópia de autor desconhecido desta obra sobre a expulsão dos Jesuítas de São Paulo em 1640.
O primeiro documento do códice, o “Aparato Histórico” (f. 1-26), deve corresponder ao escrito do autor intitulado “Fundação da capitania de São Vicente e Acções de Martim Afonso de Sousa”. A presença do “Aparato Histórico” dá a entender que ela deverá ser a introdução à obra seguinte, embora tenha sido anteriormente publicada em separado. Da f. 27 à 149 está a obra “Memórias para a História da Capitania de São Vicente, hoje chamada de São Paulo”. Trata-se da obra de Fr. Gaspar da Madre de Deus, com o mesmo título, com o capítulo que foi suprimido pela Academia das Ciências, na hora da publicação – tem, portanto, um capítulo inédito. O conjunto dos dois manuscritos mostra-nos a visão original do autor sobre a sua obra mais conhecida.