Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

8 records were found.

Conjunto tradicionalmente conhecido por "Convento de Tomar". Inclui doações, sentenças, cartas régias, autos cíveis, autos de arrematação de rendas, devassas, prazos, testamentos, recibos e requerimentos diversos, ou seja, documentação, na sua maioria, relativa ao património.
Inclui relações de criados, rendeiros, foreiros e respectivos foros pertencentes ao convento e a diversas capelas. Um dos livros tem o título de "Livro de lembranças para a Quinta da Granja" e outro "Memória dos bens do convento".
As relações incluem o valor das comendas e o nome do respectivo comendador e registos relativos à criação de novas comendas. Reportam-se às comendas situadas em Tomar, Lisboa, Ilhas, Évora, Braga, Coimbra, Guarda, Viseu, Lamego, Porto e Castro, Silves, Longroiva, Santa Maria a Grande; Santa Maria Madalena de Elvas, Nossa Senhora de Marmeleiro da Beira, Meda, Mogadouro, Muxagata, Pinheiro de Ázere, Reigada, Rio Frio e [Mendo Marques].
Trata-se dos tombos dos bens e direitos da Ordem de Cristo em diversas comendas, feitos na sequência da visitação do Mestrado por D. frei João Pereira, fidalgo da Casa Real, comendador de Casével, e pelo bacharel, e pelo bacharel frei Diogo do Rego, sendo escrivães frei Francisco e Rodrigo Ribeiro, em cumprimento da ordem régia e com consentimento do capítulo geral celebrado em 5 de dezembro de 1503, conforme se pode verificar, entre outras, nas f. 10, 50v., 67, do liv. 303 (antigo Tombos das Comendas 96). Nos livros em que a capa não se encontra danificada, pode ler-se, escrito na lombada, a palavra "Visitadores" e todos apresentam um índice inicial.