Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

8 records were found.

Trata-se de um códice factício reunindo 112 documentos que contém: - Conjunto de documentos que se inicia com uma cópia da verba do testamento de Pêro de Alcáçova Carneiro sobre os livros e documentos que deixa ao seu filho mais velho, seguido duas cartas (em pergaminho) e três alvarás passadas a Francisco Barreto sobre medidas a tomar em Monomotapa datadas de 1569 - f. 127 a 133 - Conjunto de documentos (c. 70 cartas) de correspondência de D. Manuel de Moura Corte Real (2.º Marquês de Castelo Rodrigo), embaixador em Roma, a D. Diogo da Silva (5.º conde de Portalegre) enquanto procurador dos seus interesses em Portugal. 1629; 1631; 1632; 1634; 1635. Tem índice.
Trata-se de um códice factício reunindo 76 documentos, contendo documentação tipologicamente diversa, tal como regimento, carta, tratados diplomáticos, testamento, cópias de documentos, alguns originais. Entre os correspondentes encontram-se: D Rodrigo de Meneses (governador de Ceuta), Cardeal D. Henrique, Carlos II de Castela, D. Gaspar de Aro, Luís XIV de França, D. Afonso VI, Abade de Saint Germain, D. João de Áustria, D Blasco de Loyola, D. Henrique de Castela, Santo Inácio de Loyola, António de Saldanha (embaixador a Tunes), D. João III, Gomes Eanes de Azurara, D. Afonso V, Gonçalo Vaz de Castel Branco, Francisco Barreto, Duque Afonso de Amalfi, Marquês de Alenquer, D. Sebastião, Marquês de Villars (embaixador extraordinário de França), Don Diego de La Torre, Marquês de La Fuente, D. João da Silva (Conde de Portalegre), Conde de Olivares, D. Pedro de Lencastre, D. João IV, Rodrigo Soares Pantoja (sargento-mor de Almeida), D. Martinho de Mascarenhas (Conde de Santa Cruz), D. Jullianes da Costa (embaixador a França), infante D. Luís, etc. Alguns dos assuntos abordados são: vida de Filipe II, instruções a oficiais, corpo de D. Sebastião, cortes convocadas para juramento do rei D. Afonso VI, assuntos diplomáticos (tratado de paz com Espanha (1668); tratado da Liga entre as coroas de França, Inglaterra e Estados gerais das Províncias Unidas dos Países Baixos (1668); tratado entre a Grã- Bretanha e Espanha (1668); descrição das minas de Monomotapa, conselhos de governação, capitulações do Castelo de São Felipe do Monte do Brasil (Ilha Terceira), genealogia dos duques da Bretanha, aclamação de D. João IV, Conselho de Estado da Índia, “Engano judaico contra o desengano católico de um autor e réu enganoso e enganado”, queixas contra abusos de oficiais, cerco de Mazagão. Tem índice.
Trata-se de um códice factício que reúne 48 cartas originais. Apresenta a seguinte informação: "A folha 22 está a cifra para decifrarem as cartas que estão neste livro".
Trata-se de um códice factício reunindo 84 documentos. Entre os correspondentes encontram-se: conde de Miranda (D Henrique de Sousa Tavares, 3.º conde de Miranda, 1.º marquês de Arronches; n. 17 Jan 1626 – m. 10 Abr 1706), Francisco de Melo de Torres, D. Fernando Teles de Faro, Rainha D. Catarina de Áustria (regente), etc. Alguns dos assuntos abordados são: relações diplomáticas entre a Inglaterra a Holanda principalmente, Companhia da Índia Ocidental, alianças por casamento. Tem a seguinte informação: "A folhas 3= deste está a cifra para se decifrarem as cartas até folhas 30= onde está outra para se decifrarem as que se seguem."
Trata-se de um códice factício, reunindo 61 documentos, com a correspondência recebida por Francisco de Melo, embaixador extraordinário em Inglaterra (originais, cópias e resumos, e alguma em cifra) remetida por D. Fernando Teles de Faro, embaixador extraordinário na Holanda. Apresenta a seguinte informação: "a folha 4 deste livro está a cifra que serve para se decifrarem estas cartas."
Trata-se de um códice factício reunindo 146 documentos, que contém: “Livro de cartas que escreveu a Sua Majestade D. Rodrigo da Costa, capitão e governador general da Índia nos anos de 1686, 1687 e 1688, e das que S. M. escreveu ao Conde de Alvor seu antecessor no governo e ao mesmo D. Rodrigo da Costa, e respostas que fez a eles. Acham-se alguns originais a f. 27, 31, 35, 41, 45, 47, 50, 53, 59, 62, 65, 69. Contém igualmente várias propostas e pareceres sobre pontos do governo dos mesmos estados; e as resoluções ou respostas, tudo por cópia.” Entre os correspondentes encontram-se: Francisco de Távora, 1.º Conde de Alvor, vice-rei da Índia de 1681 a 1686, e D. Rodrigo da Costa, governador da Índia, 1686 a 1690.
Trata-se de um códice factício reunindo 335 documentos, que contém: - Cópias de regimentos, alvarás, cartas relativos à Índia - f. 16 a 57 - "Memoriais (índices) das cartas provisões e ordens dos “livros de ordens da secretaria” - f. 58 a 78 - “Traslado dos capítulos do regimento que serve nesta matrícula geral” - f. 80 - “Memorial de diversas provisões passadas em corroboração dos ritos e leis antigas a bem da governança desta cidade. Ano 1677” (relativo a Goa) - f. 82 - “Traslado das sentenças dadas no juízo dos feitos deste estado sobre as entrâncias dos cargos e capitanias das fortalezas de Sua Majestade” - p. 112 - "Cópia do que está para trás, numa letra do séc. XVIII"- p. 184.
Trata-se de um códice factício, apresentando duas numerações dos fólios, com documentos tipologicamente diversos, como cartas, cópias de cartas, requerimento, regimento, decreto, consultas, despacho. Entre os correspondentes encontram-se: Filipe de Brito de Nicotte, capitão Afonso de Araújo, D. Gastão Coutinho, Francisco de Lucena, Sultão Mamede Idalxaa (rei de Bisapor, ou Bijapor), D. Brás de Castro, D. Francisco da Gama, Frei Manuel Pacheco, António Coelho de Carvalho, Parlamento de Paris, Diogo de Sousa, D. Manuel Soares Vilhegas, Pe. Nuno da Cunha, Salvador Correia, Casa da Suplicação, Mesa da Consciência e Ordens, Conde de Odemira, Soror Margarita de la Cruz, capitão Simão Gonçalves da Câmara (capitão da ilha da Madeira e conde da Calheta), D. Sebastião, Frei Domingos do Rosário, Filipe III de Espanha, António de Andrada de Oliva, Conselho da Fazenda, Duquesa de Sabóia, D. Vasco Luís da Gama (5º conde da Vidigueira, 1º marquês de Niza), Luís XIV de França, Marquês de Royllac, Pe. Francisco Soares, António de Mendonça Furtado, Conde de Aveiras, Conde de Vila Pouca de Aguiar, Pedro de Santa Colomba, Conde de São Lourenço (1655), D. Francisco Manuel de Melo (enquanto embaixador em França ?), Majestade Cristianíssima (rei de França), cardeal Mazarino, Conselho Ultramarino, etc. Alguns dos assuntos abordados são: relação de armada, acusações a Francisco de Lucena, ofício de língua do Estado da Índia, missões e governo eclesiástico do Congo, descrição do Congo, pagamento de soldos a oficiais estrangeiros que vieram a Portugal por ocasião da restauração, apontamentos sobre as relações diplomáticas europeias, (França, Estados das Províncias Unidas dos Países Baixos), Tratado de Haia (1667), relatos da saída do rei Luís XIV de Paris, Fronda, ataques holandeses no Brasil, tributação (décima), luto pela morte do príncipe D. Teodósio, tácticas militares, jornada do infante D. Afonso às Caldas da Rainha, funções do pajem da campainha, atribuições do Conselho da Fazenda (repartição da Índia e repartição das Torres), regimento do Conselho de Estado (1645), administração da justiça, organização da Casa da Suplicação, liga com França contra a Espanha (1655), defesa militar da costa espanhola e portuguesa (época filipina), testamento de D. João IV, cerimonial de armação de cavaleiro de D. Afonso (futuro VI), Cortes de 1642, concessão de rendas, concessão de passaporte a judeus mercadores, isenção do fisco, apreensão de obras de António Henriques Gomes, defesa de Portugal na guerra da restauração, estabelecimento de praça livre em Viana, prisão de D. Duarte de Bragança, precedências protocolares, necessidades das praças, tratado entre a França e Portugal (1644), tratado entre a Suécia e Portugal (1641).