Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
17 records were found.
Natural da freguesia de Santa Catarina do Monte Sinai, Lisboa, bacharel, provedor do Reino do Algarve, filho de José Damásio, natural da freguesia de São Julião, Lisboa, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Micaela Arcângela Inácia da Silva, natural da freguesia do Sacramento, Lisboa; neto paterno de Manuel Vicente de Lima, natural da freguesia de São João das Lampas, termo de Sintra, e de sua mulher D. Maria Madalena, natural da freguesia de Santos-o-Velho, Lisboa; neto materno do capitão Domingos Cardoso de Oliveira, natural da freguesia de Santiago, Almada, e de sua mulher D. Maria Madalena, natural da freguesia de São Julião, Lisboa.
Natural da freguesia de Santa Maria da Graça, Setúbal, e morador na Rua Formosa, em Lisboa, escrivão do tesoureiro-mor do Real Erário, filho de Simão Rodrigues de Sousa, natural da freguesia de São Brissos, termo de Beringel, e de sua mulher Maria Joaquina dos Prazeres, natural de Setúbal; neto paterno de Jorge de Sousa e de sua mulher Maria Rodrigues, naturais da freguesia de São Bartolomeu da Charneca, termo de Lisboa; neto materno de José da Silva, natural da freguesia da Anunciada, Setúbal, e de sua mulher Antónia Josefa, natural de Vila Fresca de Azeitão.
Natural de Fornos de Algodres e morador em Benavente, bacharel, filho do bacharel João Álvares Correia, natural da freguesia de Santa Maria dos Anjos, arcebispado de Braga, e morador em Benavente, e de sua mulher D. Luísa Teresa Feliciana de Sande, natural de Benavente; neto paterno de António Alves e de sua mulher Joana Fernandes, naturais de Santa Maria dos Anjos; neto materno de Francisco Luís, natural da freguesia dos Anjos e morador em Benavente, e de sua mulher Inês Lopes, natural de Benavente.
Natural da freguesia do Sacramento, Lisboa, desembargador da Relação do Rio de Janeiro (irmão de Raimundo José de Gusmão e Vasconcelos, cavaleiro da Ordem de Cristo, fidalgo cavaleiro da Casa Real), filhos do desembargador Bernardo Pereira de Gusmão, natural de Alenquer, cavaleiro fidalgo da Casa Real, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Eugénia Antónia de Vasconcelos, natural da freguesia da Encarnação, Lisboa (irmã de José de Seixas e Vasconcelos, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de António de Melo e Lugo, cavaleiro da Ordem de Cristo); neto paterno de Francisco Pereira de Abreu, natural de Alenquer, cavaleiro fidalgo da Casa Real, e de sua mulher D. Mariana de Gusmão, natural da freguesia de São Nicolau, Lisboa; neto materno de Francisco de Seixas e Vasconcelos, natural da freguesia de Santa Catarina do Monte Sinai, Lisboa, provedor dos contos do Reino e Casa, e de sua mulher D. Teresa Maria de Jesus Garcez, natural da freguesia de São José, Lisboa.
Natural do lugar de Nantes, freguesia de São Salvador de Vilar, filho de João de Sousa e de sua mulher Maria Martins, naturais do lugar de Nantes; neto paterno de António de Sousa e de sua mulher Helena Fernandes, naturais do lugar de Nantes; neto materno de Domingos Martins, natural do lugar de Nantes, e de sua mulher Catarina Martins, natural do lugar de São Lourenço, tudo no concelho de Chaves.
Batizado na Sé de Elvas, bacharel, juiz de fora na vila de Cachoeira, comarca da Baía, filho de Mateus Lourenço, natural de Borba, e de sua mulher Isabel Maria, natural da freguesia de Santa Catarina, termo de Elvas; neto paterno de Manuel Rodrigues e de sua mulher Maria Franco, moradores no termo de Borba; neto materno de Fabião Franco, natural de Barbacena, e de sua mulher Catarina Vaz, natural de Elvas.
Natural do lugar de Guiães, termo de Vila Real, bacharel, filho do capitão João Carvalho de Magalhães e de sua mulher Luísa de Matos de Figueiredo; neto paterno de Manuel de Carvalho e de sua mulher Bernarda de Sousa Magalhães; neto materno de Jerónimo de Matos e de sua mulher Isabel Francisca, todos naturais de Guiães.
Natural do Rio de Janeiro, filho de Sebastião Gurgel do Amaral, familiar do Santo Ofício, e de sua mulher D. Isabel Viana do Amaral, naturais do Rio de Janeiro; neto paterno de Francisco Correia Leitão, natural de Alvorninha, e de sua mulher Ângela do Amaral, natural do Rio de Janeiro; neto materno de Salvador Viana da Rocha, natural da freguesia de Santos-o-Velho, Lisboa, tenente-coronel, cavaleiro da Ordem de Cristo, familiar do Santo Ofício, e de sua mulher D. Antónia Correia do Amaral.
Natural do lugar das Lapas, termo de Torres Vedras, filho de Jorge da Mota e Silva, natural de Aveiro, e de sua mulher D. Margarida Clara da Silva, natural da quinta do Pomar, freguesia de Santa Eufémia, termo de Torres Vedras; neto paterno do desembargador Vicente Coelho Sertão, natural do lugar das Lapas, e de sua mulher D. Maria Matoso da Silva, natural do lugar de Grainha, freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Várzea, termo de Santarém; neto materno de Francisco Ribeiro da Silva, natural da freguesia dos Anjos, Lisboa, comendador e cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Francisca Maria Marecos de Bulhões, natural da freguesia de São João, Tomar.
Natural da freguesia de Santa Maria de Loures, e sempre viveu em casa do monteiro-mor do Reino, alferes de cavalos num dos regimentos da Corte, filho de João Álvares de Carvalho, natural de Palhais, e de sua mulher Joana Baptista de Jesus, natural de Loures, que sempre viveram em casa do monteiro-mor do Reino; neto paterno de Manuel Álvares, natural de Palhais, e de sua mulher Ângela de Carvalho, natural dos Olivais; neto materno de José da Silva, natural da freguesia da Sé, Lisboa, e de sua mulher Teresa de Jesus, natural de Loures.
Filho de Francisco da Costa Solano, natural da freguesia de São Julião, Lisboa, e de sua mulher D. Francisca Josefa, natural da freguesia de São Nicolau, Lisboa; neto paterno de João Manuel, natural da Silveira, freguesia de São Miguel de Daninhas, comarca de Esgueira (filho de Simão Manuel e de sua mulher Helena Fernandes), e de sua mulher Teresa da Costa, natural da freguesia de São Julião, Lisboa; neto materno de Manuel da Costa Quaresma e de sua mulher Antónia de Almeida, naturais da freguesia de São Nicolau, Lisboa.
Natural da freguesia dos Mártires, Lisboa, filho de João Baptista de Moura e de sua mulher D. Antónia Ferreira de Figueiredo, naturais da freguesia de São Julião, Lisboa; neto paterno de Manuel Nunes da Fonseca, natural de Castainço, termo de Penedono, e de sua mulher D. Luísa Baptista da Silva, natural da freguesia da Madalena, Lisboa; neto materno de Domingos Ferreira Braga, natural da freguesia de São Julião, Lisboa, e de sua mulher Margarida Francesa, natural da freguesia de São Cristóvão, Lisboa.
Bacharel, corregedor da comarca de Pinhel, filho do Dr. Miguel Lopes de Eiró Azevedo e de sua mulher D. Ana Maria de Oliveira e Costa; neto paterno de Francisco Lopes de Eiró Azevedo e de sua mulher Maria Teixeira; neto materno de António Borges da Costa e de sua mulher Mariana Padrão da Conceição, todos naturais de Chaves.
Natural da freguesia das Mercês, Lisboa, oficial da Casa da Índia, filho de Luís Lopes Soares de Avelar, natural da freguesia da Ajuda, Lisboa, escrivão proprietário de um dos ofícios das Apelações e Agravos Cíveis da Casa da Suplicação, e de sua mulher D. Catarina Leonor de Andrade, natural da freguesia da Ajuda; neto paterno de Manuel Lopes de Avelar, natural da freguesia de São Nicolau, Lisboa, almoxarife da Torre de Belém, e de sua mulher D. Sebastiana Soares, natural da freguesia do Sacramento, Lisboa; neto materno de Domingos de Andrade e Silva, natural da freguesia dos Mártires, Lisboa, assentista de Sua Majestade, e de sua mulher D. Teresa Maria Roquete, natural da freguesia da Ajuda.
Natural da freguesia de São Nicolau, Porto, filho de Francisco Martins da Luz, natural da freguesia de Santiago de Candoso e morador na cidade do Porto, deputado de ambas as companhias, com 10 acções em cada, e deputado da companhia do Alto Douro na sua criação, e de sua mulher D. Maria Teresa de Jesus, natural da freguesia de São Nicolau; neto paterno de Francisco Martins, natural de Candoso, e de sua mulher Maria Vaz, natural de Mascotelos; neto materno de Manuel Ramos da Cruz e de sua mulher Francisca do Rosário, naturais da freguesia de São Nicolau.
Natural da freguesia de São Lourenço de Carnide, termo de Lisboa, filho de Diogo de Sousa e Gouveia, natural da freguesia de São Julião, Lisboa, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Margarida Caetana de Sousa, natural da freguesia dos Mártires, Lisboa; neto paterno de Simão Gomes de Sousa e de sua mulher D. Luísa de Gouveia, naturais da freguesia de São Julião; neto materno de Francisco de Sousa e Gouveia (irmão do pai do habilitando), natural da freguesia de São Julião, e de sua mulher D. Sebastiana Bernarda de Aguiar, natural da freguesia dos Mártires, Lisboa.
Natural da freguesia de Vargem, cidade de Mariana, comarca de Vila Rica, e morador em Lisboa, filho de João Gonçalves da Costa, natural do lugar das Arcas, freguesia de São Miguel de Talhadas do Vouga, bispado de Coimbra, e morador em Mariana, e de sua mulher D. Teresa Ribeiro de Alvarenga, natural de São Paulo e morador em Minas Gerais; neto paterno de António Gonçalves e de sua mulher Antónia Fernandes, naturais do lugar das Arcas; neto materno do capitão Francisco de Barros Freire e de sua mulher D. Isabel Rodrigues de Alvarenga, naturais de São Paulo e moradores em Mariana.