Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
26 records were found.
Natural da freguesia da Madalena, Lisboa, praticante dos contos do Reino e Casa, filho de Luís Mendes Garcia, natural da freguesia da Terrugem, Elvas, tesoureiro-geral dos Portos Secos, familiar do Santo Ofício, e de sua mulher Francisca Xavier da Trindade, natural da freguesia de São Miguel de Alfama, Lisboa; neto paterno de Manuel Fernandes, natural da freguesia da Sé, Elvas (filho de Francisco Gomes Barba e de sua mulher Catarina Gomes), e de sua mulher Catarina Lopes, natural da Terrugem (filha de Simão Garcia e de sua mulher Maria Rodrigues); neto materno de António da Costa Palmela, natural da freguesia de Santa Maria do Castelo, Palmela (filho de Domingos Dias e de sua mulher Brites Rodrigues), e de sua mulher Antónia Maria de Morais, natural de Alhandra (filha de João Rodrigues e de sua mulher Maria da Luz).
Natural de Mazagão, filho de António Pinto e de sua mulher Brites Nunes, naturais de Mazagão; neto paterno de Domingos Pinto, natural de Tancos e morador em Mazagão, e de sua mulher Maria Gonçalves, natural de Mazagão; neto materno de Francisco Gonçalves e de sua mulher Maria Teixeira, naturais de Mazagão.
Natural da freguesia de Santa Catarina do Monte Sinai, Lisboa, filho de António dos Santos Baptista, natural de Oeiras, e de sua mulher D. Maria Josefa, natural da freguesia das Mercês, Lisboa; neto paterno de Francisco Jorge e de sua mulher Bárbara dos Santos, naturais de Oeiras; neto materno de António Matreiros, natural da freguesia de Santa Justa, Lisboa, e de sua mulher Antónia Maria, natural do Monte da Caparica.
Natural da freguesia dos Mártires, Lisboa, fidalgo cavaleiro da Casa Real, filho de Fernando de Larre, natural da freguesia de São Nicolau, Porto, fidalgo cavaleiro da Casa Real, provedor dos armazéns, cavaleiro da Ordem de Cristo, familiar do Santo Ofício, e de sua mulher D. Filipa Leonor da Fonseca, natural da freguesia da Conceição, Lisboa; neto paterno de Pedro José de Larre, batizado na Sé de Bayonne, França, fidalgo cavaleiro da Casa Real, e de sua mulher D. Eusébia Maria de Chegaray, natural da freguesia de São Paulo, Lisboa; neto materno de Manuel da Fonseca, natural do lugar da Faia, termo de Caria, familiar do Santo Ofício, provedor da casa da moeda, e de sua mulher D. Leonor Maria de Azeredo e Alarcão, natural de Argadeira, concelho de Tarouca.
Natural da freguesia de Santa Engrácia, Lisboa, fidalgo cavaleiro da Casa Real, filho do desembargador Francisco Duarte dos Santos, natural de Caldas da Rainha, fidalgo cavaleiro da Casa Real, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Doroteia Ana Maria, natural da freguesia de São Julião, Lisboa; neto paterno do capitão José Duarte dos Santos e de sua mulher Maria dos Santos, naturais de Caldas da Rainha; neto materno de Manuel Luís de sua mulher Maria Baptista, naturais da freguesia de São Julião.
Natural de Estremoz (irmão de Jerónimo da Gama de Sande, de António de Castro de Sande, de Luís de Sande de Castro, de Manuel de Sande de Castro e de Francisco Pais de Sande, todos cavaleiros da Ordem de Cristo), filhos de António Pais de Sande, natural de Estremoz, e de sua mulher D. Catarina de Castro Sottomaior, natural de Caminha; neto paterno de Jerónimo da Gama de Sande e de sua mulher Maria Garcia de Cabreira, naturais de Estremoz; neto materno de António de Castro Pereira e de sua mulher D. Maria Sottomaior, naturais de Caminha.
Batizado na matriz de Viana do Minho, fidalgo cavaleiro da Casa Real, sargento-mor de um dos regimentos que vão para o Pará (irmão de José Manuel Barbosa Pereira da Silva, cavaleiro da Ordem de Cristo), filhos do tenente-coronel Domingos Barbosa da Costa, natural de Viana do Minho, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Joana Baptista Bezerra, natural de Viana do Minho; neto paterno de Matias Barbosa Rouquilho e de sua mulher D. Maria Barbosa, naturais de Viana; neto materno de Manuel de Barros Bezerra, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Antónia da Rocha Pereira, naturais de Viana.
Natural de Alpedrinha e morador em Lisboa, onde era médico, filho de José Gonçalves e de sua mulher Maria Josefa; neto paterno de Manuel Rodrigues Raposo e de sua mulher Isabel Gonçalves; neto materno do capitão João Rodrigues da Costa e de sua mulher Maria Vaz de Azevedo, todos naturais de Alpedrinha.
Batizado na basílica de Santa Maria, Lisboa, filho de João Luís Álvares, natural de Viana do Minho, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Dionísia Maria Teresa de Azevedo, batizada na basílica de Santa Maria, Lisboa; neto paterno de António Álvares, natural de Soutelo, termo de Barcelos, e de sua mulher Juliana Luísa Monteiro, natural de Viana do Minho; neto materno de João Barbosa de Almeida, natural de Viana do Minho, cavaleiro da Ordem de Santiago, e de sua mulher D. Ana Maria de Azevedo, natural do Lavradio.
Natural da Covilhã, filho de Manuel de Fontes e de sua mulher Catarina de Aguilar; neto paterno de Manuel de Fontes e de sua mulher Isabel Pais; neto materno de Custódio de Aguilar e Sousa e de sua mulher Ana de Fontes, todos naturais da Covilhã.
Natural da freguesia de Santa Maria Maior, Lisboa, filho de João da Costa Braga, natural de Vila Chã, Braga, e de sua mulher Luísa Maria da Luz, natural da freguesia da Madalena, Lisboa; neto paterno de Martinho da Costa e de sua mulher Maria Domingues, naturais do lugar de Lomar, Vila Chã; neto materno de Francisco da Silva Nabo, natural do Pragal, termo de Almada, e de sua mulher Francisca Xavier, natural da freguesia da Madalena, Lisboa.
Natural de Vila Viçosa e morador em Lisboa, filho de Manuel Jorge Barbosa, natural de Vila Viçosa, e de sua mulher Inês Máxima de Sousa, natural da freguesia dos Anjos, Lisboa; neto paterno de Manuel Gomes e de sua mulher Maria Mendes, naturais de Pardais, Vila Viçosa; neto materno de José dos Santos e de sua mulher Francisca de Sousa, naturais da freguesia dos Anjos, Lisboa.
Natural de Almodôvar, capitão-mor de Almodôvar, filho de Francisco Guerreiro Leitão de Aguiar, natural de Almodôvar, capitão-mor de Almodôvar e mestre de campo de auxiliares, e de sua mulher D. Ângela Francisca de Cordes, natural da freguesia da Encarnação, Lisboa; neto paterno de João Leitão de Aguiar, natural de Almodôvar, capitão-mor de Almodôvar, e de sua mulher D. Josefa Maria de Brito e Castanheda, natural da Messejana; neto materno de António Luís de Cordes, natural da freguesia do Sacramento, Lisboa, e de sua mulher D. Joana Maria, natural da freguesia de São Nicolau, Lisboa.
Natural da freguesia de Santa Justa, Lisboa, bacharel, filho de José Diniz Pinheiro e de sua mulher Bernardina de Sousa, naturais da freguesia de São Nicolau, Lisboa; neto paterno de Domingos Diniz, natural do lugar da Terrugem, Sintra, e de sua mulher Maria da Encarnação, natural da freguesia de São Nicolau; neto materno de João de Sousa, natural de Alcobaça, e de sua mulher Engrácia Baptista, natural da freguesia de São Nicolau, Lisboa.
Natural de Lisboa e morador na rua do guarda-mor, filho de Carlos Munhoz, natural da cidade de Lyon, França, e de sua mulher Margarida Maria Dick (?), natural de Lisboa; neto paterno de Jacques Munhoz e de sua mulher Isabel Guerem, naturais de Lyon; neto materno de João Henriques, natural de Hamburgo, e de sua mulher Catarina Mendes Dick, natural de Amesterdão, que se fizeram católicos romanos em Lisboa.
Morador na Índia, filho de Sebastião Mendes e de sua mulher Joana de Abreu.
Natural de Bragança, filho de António Gomes de Sepúlveda, natural de Mirandela, cavaleiro da Ordem de Cristo, sargento-mor de cavalaria, e de sua mulher D. Maria Luísa Pereira, natural do lugar de Santo Estêvão, termo de Chaves; neto paterno de António Gomes de Abreu e de sua mulher Serafina de Sepúlveda, naturais de Braga; neto materno de Mateus Rodrigues Eiró, natural do lugar de Santo Estêvão, e de sua mulher Maria Alves, natural do lugar de Vila Meã, termo de Chaves.
Natural da freguesia de Santa Engrácia, Lisboa, filho de Luís Gonçalves da Câmara, natural da freguesia de Santa Engrácia, e de sua mulher D. Isabel Libânia de Mendonça, natural da freguesia de São Vicente de Fora, Lisboa; neto paterno de D. Gastão da Câmara Coutinho, natural da freguesia de Santa Engrácia, e de sua mulher D. Maria de Noronha, natural da freguesia de Santiago, Almada; neto materno de Nuno António de Mendonça, natural da freguesia de São Vicente, conde de Vale de Reis, e de sua mulher D. Leonor Maria Antónia de Noronha, natural da freguesia de São João da Praça, Lisboa.
Natural de São João de Longos Vales, termo de Monção, e morador em Lisboa, capitão, proprietário de um dos ofícios de escrivão do juízo das propriedades, familiar do Santo Ofício, filho de João Álvares e de sua mulher Domingas Afonso, naturais do lugar de Velosinho, freguesia de Longos Vales; neto paterno de João Álvares e de sua mulher Maria Rodrigues, naturais do lugar de Carcavelos; neto materno de Manuel Afonso e de sua mulher Maria Gonçalves, naturais do lugar de Valverde, todos os lugares pertencem à referida freguesia.
Natural da freguesia das Mercês, Lisboa, filho de Manuel da Costa Morais Barbarica, natural da freguesia da Igreja Matriz de Santa Maria, Lagos, bacharel, provedor da Fazenda Real no Rio Grande, e de sua mulher D. Joana Maria de Figueiredo, natural de Pernes; neto paterno de António da Costa Morais, natural de Penamacor (depois de viúvo fez-se clérigo e foi prior de Mizarela, no termo de Celorico), secretário do marquês de Nisa, governador do Algarve, e de sua mulher D. Maria Ornelas de Vasconcelos Barbarica, natural de Penamacor; neto paterno de avós incógnitos; neto materno de Manuel Velez de Figueiredo, natural da freguesia de Santos, Lisboa, e de sua mulher D. Úrsula Maria da Silveira e Brito, natural de Pernes.
Natural da freguesia da Sé, Porto, familiar do Santo Ofício e cidadão da dita cidade, filho de José Borges Monteiro, natural da Sé, Porto, familiar do Santo Ofício, da governança da cidade do Porto, e de sua mulher Filipa Josefa Carneiro, natural da freguesia de São Nicolau, Porto; neto paterno do licenciado António Mendes de Carvalho, natural da freguesia de Santa Catarina de Vilares de Vilariço, termo de Alfândega da Fé, familiar do Santo Ofício, cidadão e procurador da cidade do Porto, e de sua mulher Ana Borges Monteiro, natural da freguesia da Sé, Porto; neto materno de Manuel Vilela Monteiro, natural da freguesia de São Nicolau, Porto, cidadão da mesma cidade, onde serviu de almotacé, e de sua mulher (1.ª) Mariana Carneiro, natural da freguesia de São Nicolau, Porto.
Natural de Alter do Chão (irmão de João Homem Cardoso, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de Diogo Homem Cardoso, freire conventual em Avis), filhos do sargento-mor António Barreto Cardoso, natural de Cabeço de Vide, e de sua mulher Catarina Garcia Jorge, natural de Alter do Chão; neto paterno do sargentomor João Homem Cardoso, natural de Cabeço de Vide, e de sua mulher D. Maria Teixeira, natural de Fronteira; neto materno de António Jorge e de sua mulher Catarina Dias Fernandes, naturais de Alter do Chão.
Natural da freguesia do Socorro, Lisboa, filho de João Frederico Ludovice, natural de Hohenhart, Alemanha, brigadeiro de infantaria, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Ana Maria Ludovice Verney, natural da freguesia de São Julião, Lisboa; neto paterno de Pedro Ludovice e de sua mulher Isabel Ludovice, naturais da Alemanha; neto materno de Dionísio Verney, natural da cidade de Lyon, França, e de sua mulher Maria da Conceição Arnao, natural da vila de Penela.
Batizado na Sé de Lisboa, filho de António de Alpoim e Brito Coelho, natural da freguesia da Madalena, Lisboa, e de sua mulher D. Maria Crispiniana Clara, batizada na Sé de Lisboa; neto paterno de João de Alpoim e Brito Coelho, natural da freguesia de Santa Justa, Lisboa, e de sua mulher D. Antónia Josefa de Lima, natural da freguesia da Madalena; neto materno de José Pereira de Araújo, natural de Santa Comba, termo de Ponte de Lima, e de sua mulher D. Francisca da Costa e Amorim, natural da freguesia de São Paulo, Lisboa.
Natural de Alfarela, onde era capitão-mor, filho de José Teixeira de Mendonça, natural da freguesia de São Martinho de Antas, termo de Vila Real, capitão-mor de Alfarela, e de sua mulher D. Sebastiana Correia da Gama, natural de Alfarela; neto paterno de João Correia Teixeira de Mendonça e de sua mulher D. Catarina Mureza de Zufiiga, naturais de São Martinho de Antas; neto materno do sargento-mor André Correia Pinto e de sua mulher D. Maria Pinto Guedes, naturais de Alfarela.
Natural do lugar de Espinhal, termo de Penela, filho de José Luís Arnao de Salazar, natural da freguesia de Santiago, Coimbra, e de sua mulher D. Micaela Caetana Sarmento de Vasconcelos, natural do Espinhal; neto paterno do Dr. João Neto Arnao, natural da freguesia de São Silvestre, Lousã, e de sua mulher D. Mariana Josefa de Salazar, natural da freguesia de Santa Eufémia, Penela; neto materno de D. Tomás Velasques Sarmento, natural do Espinhal, e de sua mulher D. Leonor Inês de Castro, natural da freguesia de São Martinho, Montemor-o-Novo, e recebidos no Espinhal.