Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
15 records were found.
Natural da freguesia de São Martinho, Sintra, e morador em Lisboa, filho de Diogo Álvares da Maia, natural de Mazagão, cavaleiro fidalgo da Casa Real, capitão de cavalos, cavaleiro da Ordem de Cristo e de sua mulher D. Úrsula Inês de São Bernardo, natural de Carnide; neto paterno de Lourenço Gaspar Faleiro e de sua mulher D. Isabel Rodrigues da Maia, naturais de Mazagão; neto materno de Manuel de Oliveira Furtado, natural da freguesia de São Paulo, Lisboa, e de sua mulher D. Maria Manuel da Fonseca, natural de Mazagão.
Natural de Cascais, filho de José Pereira da Silva, natural de Cascais, capitão de infantaria, e de sua mulher D. Teresa Inácia Castelo-Branco, natural da freguesia dos Mártires, Lisboa; neto paterno de Domingos Pereira, natural da Ilha do Pico e morador em Cascais, e de sua mulher D. Francisca dos Anjos, natural de Cascais; neto materno de Diogo Luís de Mesquita Castelo-Branco, natural da freguesia de São José, Lisboa, e de sua mulher D. Isabel de Matos, natural de Porto de Mós.
Natural de Salir do Mato e morador em São João de Rei, minas do Rio das Mortes, Brasil, capitão, filho de António Pereira dos Santos, natural de Alcobaça, e de sua mulher Violante Maria da Cruz, natural de Salir do Mato; neto paterno de António Pereira, natural de Alcobaça, e de sua mulher Maria Vieira, natural de Maiorga, Coutos de Alcobaça; neto materno de João de Aguiar, natural de Alvorninha, e de sua mulher Antónia Coelho, natural de Salir do Mato.
Natural da Sertã, filho de Gonçalo Rodrigues Caldeira Leitão de Brito Moniz, natural de Pedrógão Grande, onde é capitão-mor, e de sua mulher D. Maria Teresa Freire de Albuquerque, natural da Covilhã; neto paterno de Pedro Caldeira de Brito Leitão, natural de Pedrógão Grande, e de sua mulher D. Joana Maria da Costa Moniz, natural da Sertã; neto materno de Sebastião Freire de Albuquerque, natural da Covilhã, e de sua mulher D. Catarina de Azevedo Ricacho, natural de Idanha-a-Nova.
Natural de Ferreira, comarca de Tomar, e morador no lugar de Carvalhais, familiar do Santo Ofício, filho do capitão Francisco da Silva, natural de Ferreira, e de sua mulher Feliciana Maria Baptista de Abreu, natural de Tomar; neto paterno de Francisco da Silva e de sua mulher Domingas Baptista, naturais de Vila de Rei; neto materno do capitão Jacinto Ferreira de Matos e de sua mulher Jacinta Maria Baptista, naturais de Tomar.
Natural da freguesia do Loreto, Lisboa, bacharel formado pela universidade de Coimbra, deputado da Junta do Comércio, filho de Jácome Roncon, natural da freguesia de Santa Maria, lugar de Quarto, arcebispado de Génova, e morador em Lisboa, e de sua mulher D. Josefa Maria Ferrari, natural da freguesia de São Paulo, Lisboa, viúva de Ângelo Maria Ferrari, cavaleiro da Ordem de Cristo, sargento-mor de artilharia no Alentejo; neto paterno de José Maria Roncon, natural do lugar de Quarto e morador em Lisboa, e de sua mulher Maria Madalena, natural do lugar de Quarto; neto materno de Ambrósio Orson, natural de Rietz, França, e morador em Lisboa, e de sua mulher Catarina Barcelona, natural de Marselha, França.
Natural do lugar de Sobredo, termo de Murça, doutor, filho de Francisco Gonçalves de Carvalho e de sua mulher Maria Fernandes, naturais do lugar de Sobredo; neto paterno de Francisco Gonçalves e de sua mulher Páscoa Gonçalves, naturais do lugar de Areias, termo de Carrazeda de Ansiães; neto materno de Francisco Afonso e de sua mulher Maria Fernandes, naturais do lugar de Sobredo, tudo na comarca da Torre de Moncorvo.
Natural de Monção e morador em Viana, filho de Francisco da Costa Alcami Ferreira, natural de Viana, e de sua mulher Doña Benita Losada, natural da vila de Redondela, reino da Galiza; neto paterno de André da Costa Ferreira de Alcami e de sua mulher D. Ana Maria Ferreira, naturais de Viana; neto materno de Don Benito Losada e de sua mulher Doña Maria Josefa de Bouce, naturais de Redondela.
Natural da freguesia de Santo António, Salir do Mato, e morador em Lisboa, filho de João Marques e de sua mulher Eugénia Maria, naturais de Salir do Mato; neto paterno de Manuel Marques e de sua mulher Joana de Aguiar, naturais de Salir do Mato; neto materno de João de Aguiar, natural da freguesia de Nossa Senhora da Visitação, Alvorninha, e de sua mulher Antónia Ferreira, natural de Salir do Mato.
Natural das minas de Serro Frio, Brasil, e morador em Lisboa, bacharel, filho do capitão José da Costa Sousa Rebelo, natural da freguesia de Santo Estêvão de Alfama, Lisboa, cavaleiro professo na Ordem de Santiago, e de sua mulher D. Teresa Maria de Jesus, natural da Ilha do Pico; neto paterno do alferes José da Costa Sousa, natural da freguesia de Santo André, Lisboa, e de sua mulher D. Teresa Vicência Rebelo, natural da freguesia do Socorro, Lisboa; neto materno de Pascoal Luís Vieira e de sua mulher Brites de Sousa Albernaz, naturais da Ilha do Pico.
Natural de Vila Fresca de Azeitão, filho do capitão Manuel da Silva Selir, natural de Vila Fresca de Azeitão, e de sua mulher D. Francisca Antónia Maurícia de Melo, natural da freguesia de Santa Maria Maior, Lisboa; neto paterno do capitão Ângelo da Silva Maia Selir, natural de Leça, freguesia de São Miguel da Palmeira, Matosinhos, e de sua mulher D. Francisca Xavier de Castro, natural da freguesia da Madalena, Lisboa; neto materno do Dr. Francisco Xavier da Costa, natural de São Martinho de Balbam, concelho de Regalados, e de sua mulher D. Maria da Penha de França, natural de Vila Fresca de Azeitão.
Natural de Bragança, moço fidalgo da Casa Real, capitão de cavalaria do regimento de Bragança, irmão de Pedro Ferreira de Sá Sarmento, cavaleiro da Ordem de Cristo, tenente-coronel de cavalaria, filhos de Francisco José Sarmento, natural de Vimioso, moço fidalgo da Casa Real, cavaleiro da Ordem de Cristo, marechal de campo e governador das armas de Trás-os-Montes, e de sua mulher D. Joana Francisca Ferreira de Morais, natural de Bragança; neto paterno de Pedro Ferreira de Sá Sarmento, natural de Vimioso, moço fidalgo da Casa Real, cavaleiro da Ordem de Cristo, coronel de cavalaria, e de sua mulher D. Jerónima de Albuquerque Pimentel, natural da cidade de Miranda; neto materno de Duarte Ferreira de Morais, moço fidalgo da Casa Real, cavaleiro da Ordem de Cristo, governador da Praça de Vinhais, e de sua mulher D. Teresa de Morais Perestrelo, naturais de Bragança.
Natural do Rio de Janeiro, onde era proprietário do ofício de juiz dos Órfãos, filho de António Telles de Menezes, natural do Rio de Janeiro, e de sua mulher D. Catarina Josefa de Andrade, natural da freguesia de São Bartolomeu da Charneca, termo de Lisboa; neto paterno de Luís Telles Barreto de Menezes, natural do Rio de Janeiro, e de Mónica Godinho, natural do Rio de Janeiro, irmã de frei António Godinho, religioso, capucho e provincial da sua religião no Rio de Janeiro; neto materno de Carlos Soares de Andrade, natural da freguesia de São Bartolomeu da Charneca, e de sua mulher Antónia Ferreira Carneiro, natural da freguesia de São Paulo, Lisboa.
Natural da freguesia de Nossa Senhora das Neves, cidade de Paraíba, Pernambuco, e morador na vila de São João de Rei, comarca do Rio das Mortes, filho do licenciado Luís de Mendonça de Sá, natural do Recife, Pernambuco, e de sua mulher Florência de Andrade Bezerra, natural da cidade de Paraíba; neto paterno de Diogo Tomás de Ávila, natural da freguesia de Santa Justa, Lisboa, e morador em Pernambuco, e de sua mulher Maria de Mendonça, natural de Pernambuco; neto materno do capitão António de Andrade Bezerra e de sua mulher Isabel de Barros Pereira, naturais de Pernambuco e moradores na cidade de Paraíba. Nota: processo com esquemas genealógicos e com atestados selados com armas de eclesiásticos, nomeadamente de D. João de Seixas da Fonseca Borges.
Natural de Calais, França, e morador em Lisboa, sargento-mor, engenheiro, irmão de Luís d'Alincourt, tenente-coronel, cavaleiro da Ordem de Cristo, filhos de Luís José d'Alincourt e de sua mulher Isabel Clara Lefevre, naturais da Flandres; neto paterno de Luís José d'Alincourt, natural de Poitiers, e de sua mulher Ana Maurice, natural de Lille; neto materno de Francisco Lefevre, natural de Bruxelas, e de sua mulher Ana Maurice, natural de Mons.