Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
17 records were found.
Batizado em Santos, comarca de São Paulo, Brasil, e morador em Lisboa, bacharel formado em cânones pela universidade de Coimbra, filho de António Teixeira Porto, natural da cidade do Porto e morador na freguesia de São Julião, Lisboa, e de sua mulher Antónia Cardoso de Jesus, natural de Santos, comarca de São Paulo; neto paterno de João Teixeira Cardoso, natural da freguesia de São Miguel de Oliveira, Ferreiros de Tendais, e de sua mulher Maria Teixeira da Purificação, natural da freguesia de São Pedro de Manhouce, comarca de Lafões; neto materno de António Cardoso, natural da freguesia dos Reis do Campo Grande, Lisboa, e de sua mulher Clara Dias da Luz, natural de São Paulo, bispado do Rio de Janeiro.
Natural da freguesia de Nossa Senhora do Calhau, Ilha da Madeira, e morador em Lisboa, fidalgo cavaleiro da Casa Real, capitão-tenente de fragatas da armada, filho de António de Bettencourt Perestrelo e de sua mulher D. Cecília Maria de Moura e Vasconcelos; neto paterno de Paulo Freire de Noronha e de sua mulher D. Ângela de Sousa e Aragão; neto materno de Manuel de Andrade Catenha e de sua mulher D. Catarina de Moura e Vasconcelos, todos naturais da Ilha da Madeira.
Natural da vila de Castelo, comarca de Lamego, filho de Francisco José de Mendonça Madeira, natural da vila de Castelo, e de sua mulher D. Francisca Micaela de Castro e Menezes, natural de São Cosmado; neto paterno de Luís Ferreira de Mendonça, natural da vila de Granjal, e de sua mulher D. Ventura Clara da Silva Sottomaior, natural da vila de Castelo; neto materno de Luís Cardoso de Menezes, natural de São Cosmado, e de sua mulher D. Helena Teixeira de Castro, natural da freguesia de São Diniz, Vila Real.
Natural de Moncorvo, capitão, filho do licenciado Pedro de Ledesma, natural de Urrós, termo de Algoso, e morador na Torre de Moncorvo, e de Isabel Marcos, natural de Moncorvo; neto paterno de Francisco João e de Beatriz de Ledesma, naturais de Urrós, termo de Algoso.
Natural de Lisboa, filho de Martinho Velho, natural de Hamburgo. Consulta sobre as suas provanças.
Natural da freguesia da Ajuda, Lisboa, filho de Manuel Brás de Araújo, natural da freguesia de Santos-o-Velho, Lisboa, cavaleiro da Ordem de Cristo e de sua mulher D. Antónia Maria de Macedo, natural de Mazagão; neto paterno de Gonçalo Vieira de Araújo, natural da freguesia das Mercês, Lisboa, e de sua mulher D. Jerónima Cardoso de Andrade, natural da Caparica; neto materno de José de Torres de Almeida, natural da freguesia do Socorro, Lisboa, cavaleiro da Ordem de Cristo e de sua mulher D. Brites de Macedo, natural de Mazagão.
Natural da freguesia de São Vicente de Fora, Lisboa, filho do desembargador António Venceslau Xavier CasteloBranco Cabral Taborda, natural da freguesia de São Mamede, Lisboa, cavaleiro da Ordem de Cristo e de sua mulher D. Brígida Teresa Xavier de Bem, natural da freguesia da Sé, Lisboa, e recebidos na freguesia de São Jorge; neto paterno de Dr. Francisco Manuel Castelo-Branco, natural da freguesia de São Vicente de Fora, Lisboa, advogado da Casa da Suplicação, e de sua mulher D. Francisca Teresa da Silva, natural da freguesia de São Julião, Lisboa, e recebidos na freguesia de São Vicente de Fora; neto materno do Dr. Agostinho de Bem Ferreira, natural de Maçores, termo da Torre de Moncorvo, advogado em Lisboa, e de sua mulher D. Antónia Teresa da Fonseca, natural da freguesia da Sé, Lisboa.
Natural da freguesia da Anunciada, Setúbal, e morador em Lisboa, ourives do ouro (em casa de seu cunhado Marcelino Rodrigues), regressado da Índia, onde esteve cerca de 23 anos, filho de Domingos Rodrigues da Cunha, natural de São Pedro da Castanheira, e de sua mulher Rosa Maria, natural da freguesia 'da Madalena, Lisboa; neto paterno de Bernardo Rodrigues e de sua mulher Domingas da Cunha, naturais de São Pedro da Castanheira; neto materno de João de Araújo e de sua mulher Catarina de Lemos, naturais da freguesia da Madalena, Lisboa.
Natural de Vinhais, filho de Lourenço da Silva Sarmento, natural de Vinhais, capitão de cavalaria, cavaleiro da Ordem de Cristo e de sua mulher D. Francisca Xavier de Morais Castro, natural do lugar de Santa Valha, termo de Monforte do Rio Livre, e moradores em Vinhais; neto paterno de Francisco de Morais Silva, natural de Vinhais, sargento-mor de infantaria, e de sua mulher D. Maria de Morais Sarmento, natural de Vilar de Ossos, termo de Vinhais; neto materno de Francisco de Morais Castro, natural do lugar de Sonim, e de sua mulher D. Ana de Morais, natural do lugar de Santo Estêvão de Faiões.
Fidalgo cavaleiro da Casa Real, filho de Heitor Mendes de Brito e Elvas, fidalgo cavaleiro da Casa Real, cavaleiro da Ordem de Cristo e de sua mulher D. Joana de Castro; neto paterno de Francisco Mendes de Brito e de sua mulher D. Luísa de Elvas; neto materno D. Manuel Pereira Coutinho e de sua mulher D. Antónia da Cunha de Menezes, todos naturais de Lisboa.
Filho de Luís de Noronha e de Filipa Martins; neto paterno de Manuel de Noronha e de sua mulher D. Maria de Ataíde.
Natural de Ourique e morador em Odemira, onde é sargento-mor das ordenanças, irmão de Manuel Soares Velho, cavaleiro da Ordem de Cristo, filhos de Gaspar Raposo Guerreiro e de sua mulher D. Violante Matela, naturais de Ourique; neto paterno de Francisco Vaz Guerreiro, natural de Almodôvar, e de sua mulher Vicência Raposo, natural ·de Ourique; neto materno do capitão-mor Lázaro Soares Velho e de sua mulher D. Antónia Coelho Carneiro, naturais de Ourique.
Natural da freguesia de São Vicente de Fora, Lisboa, fidalgo cavaleiro da Casa Real, moço da câmara do sereníssimo senhor D. Gaspar, graduado pela universidade de Coimbra, filho de José Pereira da Costa, natural da freguesia de São Julião, Lisboa, sargento-mor da torre de Belém, fidalgo cavaleiro da Casa Real, familiar do Santo Ofício, e de sua mulher D. Rosa Maria da Silveira, natural de Palmela; neto paterno de Francisco da Costa, natural de Oeiras, e de sua mulher D. Catarina Vieira, natural da freguesia da Sé, Porto; neto materno de Manuel Pereira Pato, natural da freguesia da Sé, Porto, e de sua mulher D. Felícia da Silveira, natural da freguesia dos Mártires, Lisboa.
Natural da freguesia de São João Baptista, Vila do Conde, e morador na cidade do Porto, onde é juiz dos Órfãos, filho de António Rodrigues da Silva, natural da freguesia de São João Baptista, Vila do Conde, desembargador da Relação do Porto, e de sua mulher D. Domitília Maria Caetana de Almeida, natural da freguesia da Sé, Porto; neto paterno de José Rodrigues e de sua mulher D. Clara da Silva Ferreira, naturais da freguesia de São João Baptista, Vila do Conde; neto materno de Manuel da Costa Silva e de sua mulher D. Sebastiana Maria de Almeida, naturais da freguesia da Sé, Porto.
Natural da Calheta, Ilha da Madeira, e morador em Lisboa (em casa do duque regedor), nomeado ouvidor da comarca de Goiás, filho de Cristóvão de Atouguia Bettencourt e de sua mulher D. Ana Emerenciana de Lira; neto paterno de Cristóvão de Atouguia Bettencourt e de sua mulher D. Isabel Maria; neto materno de Frutuoso Pires e de sua mulher D. Luísa de Santo António de Lira, todos naturais da Calheta.
Filho de Afonso Leitão de Pinho e de sua mulher D. Joana de Sousa, naturais de Mazagão; neto paterno de Francisco de Pinho e Castilho e de sua mulher D. Brites Gonçalves; neto materno de Valentim Camelo e de sua mulher D. Brites de Sousa, todos naturais de Mazagão.
Natural da freguesia de São Sebastião, Guimarães, e morador em Lisboa, homem de negócio, acionista da companhia do Pará, familiar do Santo Ofício, filho de Bernardo Lopes e de sua mulher Antónia Gomes, naturais da freguesia de São Sebastião, Guimarães; neto paterno de Jerónimo Dias da Cunha e de sua mulher Brites Lopes, naturais da freguesia de São Tomé, Abação, termo de Guimarães; neto materno de Domingos Gomes, natural do lugar de Reboto, freguesia de Santa Maria de Silvares, termo de Guimarães, e de sua mulher Catarina Gomes, natural do lugar do Fato, freguesia de Nossa Senhora da Oliveira, termo de Guimarães.