Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
4 records were found.
Irmãs: Maria Joaquina Ribeiro, casada com João José dos Reis e Joana Maria Ribeiro, casada com Manuel Ferreira de Sousa, filhos de Bernardo Ribeiro Maltês e de Josefa Maria, naturais de Matosinhos.
A ação prende-se com o espólio de seu irmão António Ribeiro Maltês, piloto da sumaca "Bom Jesus", natural de Matosinhos, caído ao mar em viagem da Baía para São Paulo em 1819, havendo outro irmão que também se habilitara, Manuel Ribeiro Maltês, residente na Praça de Santos.
Porto.
O processo correu pelo cartório do escrivão Bento Gualdino da Silva Valadares.
Naturalidade: Devezas, freguesia de São Lourenço de Pias, Lousada.
Filiação: Manuel Gomes Camelo e de Maria Ribeira.
Cônjuge: Luísa Maria Cabral, falecida.
Filhos: o padre João Ribeiro de Sousa, Ana, Maria Ribeira, casada com António José e Custódia Maria, casada com Manuel da Rocha.
Cunhados: Alexandre do Couto, viúvo de Maria Ribeira Camela e suas filhas Maria Rosa, casada com Manuel Pinto e Ana Maria, casada com António José, Maria Caetana de Miranda, viúva de Francisco Ribeiro Camelo, por si e como tutora de seus filhos menores Manuel, Maria, António, José e Francisco.
A ação prende-se com a herança do irmão, cunhado, tio paterno e materno Manuel Ribeiro Camelo, solteiro, natural de Devezas e falecido no Arraial de Nossa Senhora do Pilar das Minas de Papoam, Vila Boa de Goiases, Brasil, em 1774.
O processo correu pelo cartório do escrivão Francisco da Silva Braga.
Naturalidade: Guimarães.
Filiação: Francisco Ribeiro e Custódia de Abreu.
A ação prende-se com a herança do irmão o capitão Pedro Ribeiro Guimarães, casado com D. Eugénia Maria do Nascimento, natural de Guimarães e falecido na vila de Maragogipe, Brasi, em 1777.
O processo correu pelo cartório do escrivão Francisco da Silva Braga.
Naturalidade: Lorvão, Coimbra
Irmãs: Luísa Maria, casada com João Craveiro e Luísa da Trindade
Filiação: Francisco Rangel e Micaela Maria.
Cunhadas: Leocádia Maria, viúva de Sebastião Rangel e seu filho João Rangel e Maria Ferraz, viúva de Manuel Rangel, e seu filho José Rangel.
A ação prende-se com a herança do tio paterno o padre Manuel Rangel Pereira, filho de Manuel Quaresma e de Ana Maria, natural do Lorvão e falecido no Sitio de Nossa Senhora do Amparo, Baía, Brasil, em 1757.
O processo correu pelo cartório do escrivão Francisco da Silva Braga.