Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
16 records were found.
Cabeção.
A ação prende-se com a herança e legados deixados por seu irmão e tio paterno, António Gonçalves de Andrade, natural de Fiães do Rio e falecido no Rio de Janeiro em 1769.
Escrivão Francisco da Silva Braga.
Ponte, Vila Pouca de Aguiar.
Procuração passada ao padre Francisco Vitorino de Castro, morador no Rio de Janeiro, para receber determinada quantia pertencente à herança de seu falecido filho, João Manuel da Costa.
Escrivão Bento Gualdino da Silva Valadares.
Aveiro.
A ação prende-se com receber como única herdeira a herança de seu irmão Manuel dos Santos Pinto Homem, natural da Branca, solteiro e falecido na freguesia de Santo António de Itaverava, Catas Altas, Minas Gerais, em 1774.
Em 1784, por morte da habilitante, habilitaram-se à herança sua prima Teresa da Cunha, viúva de José Lopes e seu sobrinho Manuel Marques dos Santos, casado com Maria Domingues dos Santos, natural da Branca.
Escrivão Francisco da Silva Braga.
Porto.
A ação prende-se com receber como únicas herdeiras a herança de seu irmão Tomás Francisco de Almeida, viúvo de Helena Rosa, natural do Porto e falecido no Rio de Janeiro em 1803.
Escrivão Francisco da Silva Braga.
Viana.
A ação prende-se com a herança e legados deixados por seu irmão e tio materno, o capitão Manuel Fernandes da Silva, natural de Neiva, solteiro e falecido no Brasil.
Escrivão João Caetano da Silva Pereira.
Rio de Janeiro.
A suplicante pretende cobrar o produto da venda de uma sua escrava, natural de São Tomé, que lhe havia fugido e que fora apanhada nos campos dos Itacazes e aí vendida.
Escrivão João Caetano da Silva Pereira.
Lisboa.
A ação prende-se com receber como única herdeira a herança de seu filho Florêncio Manuel de Jesus, soldado artilheiro da nau "Nossa Senhora de Belém", natural de Lisboa, solteiro e falecido no Hospital Militar do Rio de Janeiro em 1791.
Escrivão Francisco da Silva Braga.
Albergaria-a-Velha.
A ação prende-se com receber como únicos herdeiros, e o último como herdeiro de seu irmão, a herança de seu primo o tenente João Marques Ferreira, filho natural de Domingas Marques, tia materna das primeiras justificantes e do padre Manuel Marques Ferreira, que falecera no Brasil para onde chamara o filho , natural de Requeixo, solteiro e falecido adiante de Tamanduá, comarca do Rio das Mortes, em 1783.
Em 1797 por morte da primeira habilitante habilitou-se a sua irmã.
Escrivão Francisco da Silva Braga.
Aveiro.
A ação prende-se com receber como única herdeira a herança de seu filho Vicente José Luís de Carvalho, filho natural do doutor João Luís de Carvalho, natural de Albergaria, solteiro e falecido no Rio de Janeiro em 1782.
Escrivão Francisco da Silva Braga.
Aveiro.
A ação prende-se com receber um legado que lhe havia sido deixado por seu primo e padrinho, Vicente José Luís de Carvalho, filho natural do doutor João Luís de Carvalho e de Joana Ferreira, tia paterna da habilitante, natural de Albergaria, solteiro e falecido no Rio de Janeiro em 1782.
Escrivão Francisco da Silva Braga.
Vila Real.
A ação prende-se com receber os legados que lhes haviam sido deixados pelo filho da patroa do pai das primeiras e padrinho do último, o doutor Luís de Barros Teixeira Lobo, desembargador da Relação da Baía, natural de Sabrosa e falecido na Baía.
Os requerentes pretendem receber como únicos herdeiros a herança de seu cunhado e tio paterno António José Martins, filho de António Francisco e de Joana Martins, natural de São Pedro de Fragoso e falecido no Brasil.
Porto.
A ação prende-se com a meação da herança de seu marido, filho de Domingos da Maia e de Ana Antónia, natural do lugar do Espírito Santo, freguesia de Arcozelo, Vila Nova de Gaia e falecido no Rio de Janeiro em 1777.
Escrivão Francisco da Silva Braga.
Lisboa.
A requerente pretende receber um legado dotal que lhe havia sido deixado pelo sargento-mor António Pedroso de Carvalho Galrão, falecido em Minas Gerais.
Guimarães.
A ação prende-se com receber uns legados que lhes haviam sido deixados por seu tio materno Manuel de Castro Guimarães, filho de Manuel de Castro e de Mariana Soares, natural de Jugueiros e falecido no Brasil.
Escrivão João Caetano da Silva Pereira.
Lisboa.
A justificante pretende como única herdeira de seu irmão Dionísio Cotrim de Sousa, natural dos Olivais e falecido na Quinta da Fonte, freguesia da Apelação, termo de Lisboa em 1779, receber o que lhe deviam Miguel da Silva Coelho e Francisco da Silva Coelho, moradores no Arraial Novo junto ao Rio das Velhas, Minas Gerais, comarca do Sabará e o padre doutor Lourenço José de Queiroz Coimbra, que havia sido seu procurador.
Escrivão Francisco da Silva Braga.