Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

14 records were found.

Faro. A ação prende-se com um legado que lhes havia sido deixado pelo tio de seu pai Manuel de Vargas, senhor do Engenho de Cotegipe, filho de D. Inácio de Vargas e de D. Leonor Henriques da Silveira, viúvo de D. Isabel Lopes da Rosa, natural de Faro e falecido na cidade da Baía em 1764. Escrivão Francisco da Silva Braga.
Penafiel. A ação prende-se com receber como única herdeira a herança de seu filho João António de Andrade, natural de Devesa da Feira, solteiro e falecido no Rio de Janeiro em 1803. Escrivão Francisco da Silva Braga.
Barcelos. A ação prende-se com receber como única herdeira a herança de seu filho Francisco Ferreira da Luz, natural de Caparim, solteiro e falecido na vila de São Salvador de Paraíba do Sul em 1772. Escrivão Joaquim Manuel da Silva.
Margaride, Felgueiras. A ação prende-se com a herança de seu irmão Manuel Ferreira Torres ou da Costa, natural da Torre e falecido em Vila Nova da Rainha de Caieté, Rio das Velhas, em 1765, ficando reservada a parte que competia a outro seu irmão João Ferreira, ausente no Brasil. A justificante que de começo se apresentara sozinha, aparece depois acompanhada de seus irmãos uterinos Francisco Teles da Costa e Mariana Ferreira. Escrivão Joaquim Manuel da Silva.
Lisboa. A ação prende-se com receber o resto das soldadas que seu marido e pai, falecido em Lisboa, vencera a bordo do navio "Ásia Grande" de que era dono Paulo Jorge. Escrivão Bento Gualdino da Silva Valadares.
Ponta Delgada. Procuração passada a seu filho António Martins de Oliveira e Faria e ao cónego José Filipe de Faria, residentes no Rio de Janeiro, para a cobrança e arrecadação da herança de seu tio António de Melo de Oliveira, falecido no Rio de Janeiro. Escrivão Francisco da Silva Braga.
Chaves. A ação prende-se com uns legados que lhes haviam sido deixados por seu tio paterno o sargento-mor Francisco Machado de Sousa, filho natural de João de Sousa Machado e de Domingas Gonçalves, natural de Mondim de Basto, solteiro e falecido na vila de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Minas Novas de Arassuaí, vila do Príncipe, em 1782. Escrivão Francisco da Silva Braga.
Lisboa. A justificante pretende passaporte para ir para a companhia de seu marido, estabelecido na cidade do Pará. Escrivão Francisco da Silva Braga.
Lisboa. A ação prende-se com receber como herdeira e cessionária de suas tias paternas D. Rosa Francisca Xavier e D. Mariana Rosa de Faria, não o que haviam herdado de seus irmãos Inácio Baptista de Faria, de que a habilitante fora legatária e D. Maria Bárbara de Faria, mas também o que haviam recebido em conjunto com os referidos irmãos, de seu primo Francisco de Faria Monteiro, que já deixara à habilitante um legado, todos falecidos em Lisboa, primo este que por sua vez fora herdeiro da meação da herança de seu irmão Agostinho de Faria Monteiro, filho de Manuel de Faria Monteiro e de Teresa Maria de Jesus, casado com Maria Rosa do Nascimento, natural de Lisboa e falecido no Rio de Janeiro em 1777. Escrivão Francisco da Silva Braga.
Porto. A ação prende-se com um legado que lhe tinha sido deixado por seu primo paterno Manuel Lopes de Cerqueira, filho de Manuel Lopes e de Ana Antónia, natural do lugar de Cepo, freguesia de Santa Marinha de Crestuma e falecido nas Minas de Arasoaí. Escrivão João Caetano da Silva Pereira.
Lisboa. A ação prende-se com receber como única herdeira as soldadas que se haviam ficado a dever a seu falecido pai. Escrivão Bento Gualdino da Silva Valadares.
Lisboa. A ação prende-se com receber como única herdeira a herança de seu filho Francisco Borges da Silva ou Leão, cirurgião, natural de Lisboa, solteiro e falecido na vila de Viana, comarca do Maranhão, em 1808. Escrivão Francisco da Silva Braga.
Cascais. A ação prende-se com receber como única herdeira a herança de seu marido, filho de José dos Santos Muge e de Iria dos Anjos, natural de Cascais e falecido no Rio de Jequié, termo da vila de Boipeda, comarca dos Ilhéus da Baía, em 1787. Em 1813, por morte da justificante, habilitou-se à mesma herança sua irmã Joaquina Clara do Carmo, viúva de António José da Fonte. Escrivão Francisco da Silva Braga.
Porto. A ação prende-se com receber como únicas herdeiras de seu marido e pai, filho de Teotónio Álvares de Oliveira e de Isabel Pereira, a herança que lhe fora deixada pelo tio de seu pai o sargento-mor Tomé Moreira de Araújo, natural do lugar do Juncal, freguesia de São Félix da Marinha, falecido em Vila Rica do Ouro Preto. Escrivão Francisco da Silva Braga.