Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

8 records were found.

Ponte de Lima. Auto contra Carlos Gonçalves e seus filhos, da freguesia de Santa Maria de Refóios e outros do mesmo termo, sobre a parte que lhes competia da herança de seu avô António José Pereira da Silva, filho de António Lopes e de Maria Fernandes, falecido em Refóios. Escrivão Bento Gualdino da Silva Valadares.
Lisboa. A ação prende-se com receber como único herdeiro de sua mãe a parte da herança que lhe fora deixada por seu irmão, tio do habilitante António de Freitas, filho de António de Freitas e de Vicência da Costa, natural de Lisboa e falecido na vila de São João d'El Rei. Escrivão Francisco da Silva Braga.
Lisboa. A ação prende-se com receber os primeiros como herdeiros de seu primo Francisco de Faria Monteiro, as segundas como legatárias, e o terceiro por si e como herdeiro de seu irmão, o referido Francisco de Faria Monteiro, a meação e legados que lhes foram deixados pelo seu irmão e primo Agostinho de Faria Monteiro, filho de Manuel de Faria Monteiro e de Teresa Maria de Jesus, casado com Maria Rosa do Nascimento e Faria, natural de Lisboa e falecido no Rio de Janeiro em 1777. Em 1786, por morte dos habilitantes Inácio, D. Mariana, D. Rosa e D. Maria Bárbara, habilitaram-se às suas partes os restantes irmãos, que no ano seguinte se habilitaram novamente por morte de seu irmão Félix. Em 1805, por cedência de D. Felícia e morte de D. Ângela, habilitou-se ao que cabia aos irmãos sua prima D. Jacinta. Escrivão Francisco da Silva Braga.
Leiria. A ação prende-se com receber como única herdeira a herança de seu filho Manuel de Matos Coelho, solteiro, natural de Leiria e aí falecido em 1794, que havia residido alguns anos no Rio de Janeiro onde detinha alguns bens. Escrivão Francisco da Silva Braga.
Lisboa. A ação prende-se com a meação da herança de seu marido, filho de Francisco Rodrigues e de Catarina Lopes Ferreira, natural de Cativelos, Gouveia, e falecido em Vila Rica do Ouro Preto. Escrivão Francisco da Silva Braga.
Lisboa. A ação prende-se com receber como únicos herdeiros a herança de seu marido e pai, filho de João da Cruz e de Joana Maria, natural de Faro e falecido a bordo do seu barco, do comando do capitão José Lourenço de Sousa, em viagem de Angola para o Pará em 1818. Escrivão Bento Gualdino da Silva Valadares.
Lamego. A ação prende-se com receber como únicos herdeiros o citado Manuel de Gouveia Carriço, também como herdeiro de sua tia Ana Teresa Monteiro, que por sua vez fora herdeira de sua irmã Isabel Monteiro, a herança que lhes fora deixada por seu irmão e tio materno, o capitão Manuel Monteiro da Fonseca, natural de Valdigem e falecido na vila de Camamu, ilhéus da Baía, em 1795, ficando reservada a parte que pertencia a um dos sobrinhos do falecido, Manuel Pereira, ausente do Reino. Escrivão Francisco da Silva Braga.
Lisboa. Justificação de impedimento e abonação do procurador, o padre Sebastião Pereira Pimentel de Lisboa, porque os justificantes residiam muito afastados da Corte e eram de avançada idade, para receberem a herança de seu irmão e tio materno, o capitão Manuel Monteiro da Fonseca, filho de José Monteiro da Fonseca e de Micaela Pinto de Gouveia, natural de Valdigem e falecido na vila de Camamu, ilhéus da Baía, em 1795. Escrivão Francisco da Silva Braga.